Os nossos amigos

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

( Spinning) O regresso ao Spinning meses depois...

Boas,

Pois é, voltei a uma spinadela... Já tinha saudades... Estar de férias em casa e sem nada para fazer é tramado, olhar para o WINDGURU e ver tanto vento dá-me náuseas...

Mas que pesca podia eu ir fazer com os 40 km/h de vento que davam??? Bóia? Xi nem pensar... Surf? Epa é dose, com este vento... Ou uma pequena chumbadinha, ou um spinning numa zona em que pudesse aproveitar o vento vindo de Norte...



Pus-me a pensar e percebi que seria mais produtivo fazer um spinning, e nestas condições há um sitio onde um amigo meu Africano costuma ser feliz com tanto vento... E porque não?? Acordei já perto das 10 horas, e fui à janela, olhei e vi que o tal vento se mantinha e o tempo estava bem tapado... Óptimo para sofrer, óptimo para aproveitar o vento...

Vesti-me como se fosse para a guerra, cheio de camisolas e com o impermeável, toca de pôr o vadeador por cima e bora lá...

Chegado ao pesqueiro nem viva alma, o vento fazia me pensar que aquilo era loucura... Mas uma coisa é certa, virado a Sul, com aquele vento, conseguia fazer disparos impensáveis, as amostras voavam como pássaros, incrível... Desci o mais perto do mar possível e embora ele batesse um pouco, dava para pescar na boa, e protegido daquela forma, podia experimentar umas amostras que tinha já no baú faz tempo, e que ainda nem as tinha posto de molho...

Comecei por experimentar umas Storm Sea bass, belas lançadoras sim senhor... gostei do que vi... Trabalham bem e aguentam muita água... Sim mas não apanhei nada...

Olhava para a água e estava meio aberta, um verde esmeralda,e pouco espumada... A maré vazava já à umas horas, e a escoa estava fortíssima, pelo que a minha tentativa de aproveitar o lançamento das Saltiga, não surtiu efeito pois elas lançam imenso, mas não me aguentavam o mar e tive que trocar.

Olhei para a mala e resolvi tentar uns vinis de forma a poder fazer um rastreio dos fundos, visto que tinha levado os Storm Ultra eel, com 40 gramas, o que me possibilitava sentir bem o fundo. Usei o azul,, e procurei fazer animações lentas, alternando sempre com os toques de ponteira... Na realidade estava a sentir-se muito bem o vinil e deu-me muito prazer poder brincar com uns vinis...

Troquei para a cor AYU, e fui mais ao bico tentar uma zona mais funda e com menos corrente, pois pelos vistos eles não andavam a caçar naquela corrente tão forte... Logo no primeiro lançamento no bico com a cor AYU senti uma porrada, e fiquei meio desconfiado, se seria peixe, ou se era eu a alucinar e a levar com o vento na tola já estava a imaginar coisas... Lancei, lancei, lancei, e nada... Provavelmente estava a delirar...

Olhei novamente para a mala das amostras e que raio, só tinha um "bajolo", uma x-rap, e pensei... Vais tu pá, vais-me fazer magia filha da mãe, vais apanhar um sarrabeco qualquer, e eu vou para casa tomar um banho quente pois está um vento do caraças!!!

E lancei, o multifilamento acabou no carreto, tal foi a jarda com as rajadas de 40/50 km/h de vento que estava... Consegui meter a amostra da parte de fora do cabeço de areia, mesmo longe, e julgava que a chance era apanhar na passagem para o fundão, ou seja no declive, zona preferencial para os grande robalos...

Mas estava eu a recuperar lentamente... Vinha a amostra no centro do cabeço de areia, que devia ter pouco mais de um metro de água pois via-se bem o cabeço, e PUMBA! Uma carolada na cana, e fiquei mesmo à nora... como se tivesse prendido... E pensei naquela fracção ter feito mal, em ter recuperado devagar pois teria prendido em algum lado... sei lá, uma corda... Quando a cana, dá outro safanão para a frente... E de repente olho para o cabeço e vejo um reboliço... E o carreto ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, não foi um grande primeiro arranque talvez pela pouca água... Era mais a força a puxar do que o arranque do peixe, parecia um xarroco a ser rebocado... Mas ao chegar ao fundão, ele lá deu um sinal de sua graça, e arrancou um pouco ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, desta com mais ganas... Começou a levar a linha para o lado da pedra e resolvi ir fechando o drag... devagar, devagar, a cana toda dobrada, mas nisto, esta cana é muito boa, aguenta bem o peixe, e pude fechar bastante o carreto e cansei o peixe, que me veio aos pés, já meio de barriga voltada... Desci devagar para o ir buscar, já ele estava seguro entre umas rochas, e fechei a cana... Para mim estava feito... Olhei para a minha querida amostra, que de barco já me deu tanto peixe, e pensei... Hmmm, Isto funciona, mesmo assim! Hei-de comprar outras cores... Mais uma vez, aconteceu algo que para mim pode fazer a diferença num pesqueiro... Esta amostra para um jerkbai afunda muito mais, faz mais sonda de fundo do que as tradicionais... E funcionou... Trabalha muito bem, aguenta muito vento e mar... Fiquei fã...





Quando subi o pontão, nem viva alma... Guardei bem o meu menino, que em casa ao arranjar vi ser uma menina com 1,400 kg. ... E fui para a minha doce e quente banheira...
Já tinha saudades de spinnar, só tem sido trolling e trolling... Soube bem, apesar do vento... Em casa ainda tirei uma foto para poder fazer o relato. Não foi ainda o tarolo que quero, mas deu para sentir o gosto novamente.


Material:
Cana: Sakura Shinjin 3 mt.
Carreto: Shimano Twin Power FB 5000
Linhas: Sufix 832 com baixada 0,47mm Yuki Neox
Amostras: Storm Sea Bass; Daiwa Saltiga; Vega Akada; Lucky Craft flashminnow; Storm Ultra Eel, Savage Sandeel

Filipepc

4 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Pelo menos regressaste e deste logo com um...
Há quem comece agora a temporada e não dê com nenhum...
Pois isso do troling é muito... soft... :)
Agora spinning a saltitar de buraco para buraco...

Abraço e Boas Festas!

Os Pescas disse...

Elahh :-D !!
A ver se o mar cai para irmos lá... Está visto que tenho que te ensinar a apanhar peixe grande... Heheheh :D !

Um grande abraço amigo!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...



Grande Filipe..:-) Parabéns amigo e que o Pai Natal te de muitos mais..:-)

Um grande abraço

Luís malabar

Sergio Fernandes disse...

Boa filipe
Eu ainda estou a dar os primeiros passos
Grande abraço