Os nossos amigos

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

( Bóia) 3600 km´s para ir a pesca... com um amigo

Boas,

Há uns dias estava eu muito bem a escrever um relato para o blogue, e estava na conversa com o Guilherme...

- Então pá... Tens pescado??? Ah e tal não, mas já fui ver uns spots, ah e tal tenho saudades, ah e tal ando a ressacar, ah e tal estou a desesperar, ah e tal, ah e tal...

E saí-me com esta...
- E que tal dares cá um salto??? Eu tiro um dia e vamos fazer uma pesca rápida...

- Epa ó Filipe, isso é loucura, da Noruega a Portugal são quase 3600 km´s... As viagens são caras...

- Não sejas semítico, um easy jet, estás cá em 3 ou 4 horas, e pagas meia dúzia de euros. É mais caro ir de Lisboa ao Algarve de carro, do que vires cá fazer uma pescaria e beber um café com um amigo.

- Vou pensar nisso...

Os dias passaram... E o sacana tirou uns dias... Claro que para matar saudades da família, óbvio. E nisto uma mensagem...

- Estou por cá até ao final da semana... Uma pescazita assim rápida?

- Vou ver a minha agenda, lololol...

E dois dias depois... Envio-lhe uma mensagem...

- Não tem saído nada de sargos, mas está a apetecer-me fazer uma bóia... Amanhã às 6 estou no sítio de sempre... Até as 11...

E recebo a resposta...

- Amanhã é o único dia que não posso...

- Bem, fica para outro dia nem que seja depois do trabalho...

Mas passados 5 minutos...

- Está feito, estou lá, pescamos até às onze... Tens iscos?

- Tenho, tranquilo... Sendo assim amanhã tornamos a pôr as bóias de molho.

O Filipe João fez-nos companhia, e à hora marcada, quando cheguei já estava o Filipe a Spinnar e o Guilherme a montar a cana... Ao passar por ele, num tom irónico disse-lhe:

- Ainda sabes pescar??? E ri, ri , ri...

- Já nem me lembrava... E riu riu riu...



- E demos início ao dia, com um forte abraço... Podem crer que para mim a pesca naquele momento era o menos... Aquele abraço valeu muito.

No esporão estavam dois ou três pescadores, um meu conhecido, que me disse que não estava a sair nada, e que no dia anterior tinha lá estado e nem sinal de peixe, apenas um ou outro alcorraz!

O mar esse estava muito espumado, com muita força, mas demasiado sujo, sem aquela cor bonita na camada debaixo que tanto gostamos. Mas do mal o menos, espumava e isso podia dar alguns resultados.

Ambos com as nossas " queridas" Corstrong de 6 mt. lá pusemos as bóias na água e os primeiros sinais não eram animadores... Actividade nula, mar muito bruto, a varrer tudo, com uma massa de água demasiado forte aquando da passagem da vaga, e neste dia a pesca tinha que ser feita ao contrário, ou seja... Se num dia normal, esperamos a vaga para espumar, neste dia com a vaga as bóias eram muito difíceis de suster nas zonas pretendidas e tentávamos aguentar o mais tempo possível...

A camarinha não estava desta vez a surtir qualquer efeito...

Embora O Windguru desse o mar a descer, ele cada vez tinha mais força e a massa de água à superfície era uma loucura... As ondas passavam ao lado do esporão a uma altura que se viessem a direito varriam tudo o que lá estivesse... Mesmo não sendo a altura forte da bóia, o importante era estarmos lá onde tanto gostamos de estar...

Um pouco abaixo vi sair uma pequena safia, que foi o único peixe que saiu nas primeiras duas horas, e os já 5 ou 6 pescadores além de nós, desesperavam...

Eu estava a pescar com um 0,21mm Fluorocarbono, o Asso Fluorocasting... E nada... Perdi dois estralhos e tinha mais tipos de linha... E olhando para o mar, sinceramente era dos dias em que não me parecia que o diâmetro desde que não fosse exagerado pudesse ter qualquer influência... Mais sujo e escuro era difícil... Não tinha era aquela cor de peixe... Aquele mar que procuramos...

Passei a pescar com 0,24mm apenas fluorocoating, o Asso ultra, e mudei de isco... Na minha mala térmica vinha comigo uma garrafa cheinha de ralos...



Uma das pessoas mais especiais que conheci em toda a vida
É uma sorte ter um amigo assim.


E pus um... E assim que cai na água, estabilizo a bóia e VUPTTT, bóia no fundo, ferragem feita... um sargo já bonito. Mais um ralo... Vupttt, mais um sargo do mesmo tamanho.

O ralo a facturar... E vai de insistir, e desta o Guilherme saca um, pareciam todos irmãos...




E parou... Durante uns 20 a 30 minutos nem mais um toque... íamos intervalando entre a camarinha e o ralo e algum caranguejo, mas o peixe não se fazia sentir...

Entretanto o Filipe João desarmou a cana de spinning e foi-se embora.

Olhámos para o relógio e já eram 10 e pouco... Tínhamos mais uma hora e pouco...

Fui novamente à garrafa e tirei mais um monte de ralos para irem descongelando, e fui pescando com a camarinha... E lá saquei um sargo com ela e desferrou-me outro de seguida... O Guilherme insistia e deu com umas bailas, apanhou duas seguidas, a primeira devolvida, a segunda já com bom tamanho foi para o saco...

Os ralos estavam descongelados, era altura de atacar...

Faltava uma hora e ainda tinha uns 30 ralos... Já não usei mais nada... Foi insistir nos ralos, mas a força do mar era muita, e com a velocidade a que a bóia corria eles chegavam a comer de finesse, e não tinha reacção... Resolvi mudar de estratégia e passei a pescar na zona mais quieta, ao contrário do que faço nos dias ditos normais... Fui pescar na zona calma, que não estava assim tão calma...

Era só cair e estabilizar e a bóia afundava logo, mas os manhosos enganaram-me durante uns lançamentos, até que resolvi usar o fio de silicone para prender o rabo deles e obrigar os sargos a virem mais acima comer e tentar ferrá-los desta forma.

E logo no primeiro lançamento vupttt, bóia no fundo, ferragem feita, peixe no saco... Até o chumbinho desapareceu... Grande guloso... Bóia no mesmo sítio e vupttt, mais um afundamento, mais um peixe no saco...

Entretanto o Guilherme saca outro, e eu de seguida outro... Vupttt... Vupttt... Mais dois no saco...

Onze horas... estava quase... Os ralos iam desaparecendo e sobravam uns quinze... A coisa aqui parou um pouco, pois o vento levantou e ficou moderado de Norte e não me deixava aguentar a cana direita e ó a muito custo mantinha a linha tensa... A custo fui conseguindo e mais um ralo... Mais um vupttt, mais um sargo... Hoje pareciam todos irmãos... Nem maiores, nem mais pequenos, devem ter vindo em grupo...

Antes de irmos embora, o Guilherme saca outro e enquanto ele tira o dele, ferro outro, este mais ao sentir, pois nem estava a olhar... Mas senti no braço e fiz a ferragem... Mais dois...

No lançamento a seguir o Guilherme perde o anzol, e passados segundos eu perco o meu, e resolvemos ir beber um café antes de irmos embora. Não tendo sendo uma manhã de grande actividade, pois foram muitos os momentos mortos, fizemos cerca de 17/18 sargos e uma baila, e já estava mais do que bom... A Maria vai certamente agradecer ;).


Espero em breve tornar a ir lá... Pois assim vale a pena... Com peixe ou sem ele, o significado está muito, mas mesmo muito mais à frente...





Obrigado pela companhia magnífica, e até já... Se te apetecer um café novamente, já sabes, igual ao Delta não há! Metes-te no avião e dás cá um saltinho, é rápido Ahahahah!

Este relato fica só de abertura para o que vem ai... Finalmente amigo, finalmente... Faltam dias...



Material:
Canas: Cormoura Corstrong 6 mt.
Carretos: Shimano Twin Power FB 5000; Shimano Nexave 4000 FB
Linhas: Asso Fluorocasting; Asso Ultra; Seaguar Ace; Máxima 100% Fluorocarbono
Iscos: Camarinha; Ralos; Caranguejo


Filipepc, Guilherme, Filipe João

11 comentários:

Nuno Sousa disse...

Boas ,
sem duvida um grande parabéns aí,
amizade e pesca ...continuações e SAÚDE.

Anónimo disse...

Tu não deixas de pescar nem que caia pedra... Gabo-te a paciência amigo. Ja não vou a um mês e tal. Parabens pela pescaria e pela onda que transmites.
Abraço, David.

Manuel Oliveira disse...

Isso é que foi um luxo...
E é verdade, sai mais caro uma pesca em que nos deslocamos cá dentro do País do que fazer 3600Km!
Bem pelo menos foi um faina passada na companhia de bons Amigos!

Abraço

Pedro Franco disse...

Ai está uma pesca e pêras, a amizade e pesca um grade elo de ligação, o café Delta também ajuda, umas horas bem passadas em boa companhia.
Um abraço a todos OS PESCAS

André Matos disse...

Amigo para a vida !! Nada como recordar os velhos tempos :D

Os Pescas disse...

Ola Nuno, a pesca e sem duvida um convívio, a amizade então vale por tudo. Abraço

Os Pescas disse...

David, um grande abraço, e ate breve.

Os Pescas disse...

Manuel, foi mesmooo um luxo. O Guilherme é uma das melhores pessoas que conheci em vida. Vale por Mil robalos uma tarde com ele. Um abraço.

Os Pescas disse...

Olá Pedro, o cafe Delta, e do melhor, lol, e beber um ao lado de um grande amigo, ainda melhor. Um abraço.

Os Pescas disse...

Andre companheiro, ter amigos como o Guilherme é um luxo. Sou uma pessoa melhor sempre que pesco ao lado dele. Um abraço.

Jorge Santos disse...

A pesca e amigos, Paixão de uma vida. Também faço Kms (não3600) para usufruir desta combinação.
Um abraço