Os nossos amigos

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

( Surfcasting ) Não há duas sem três ou há terceira é de vez???

Olá malta,


Uma das coisas que fica na vida são os ditados populares... Quantos de nós no dia a dia nos deparamos com eles??? Pois... Todos! É incrível, mas é mesmo assim, e na pesca então, ui ui... É a toda a hora.

Como o homem é muito esperto inventou dois ditados que podem safar qualquer das situações, corra ela bem ou não, lol, e foi assim que sem dar por isso encontrámos o título do relato.

Claro que vou explicar o porquê... É que as últimas duas pescarias, por motivos de o mar estar muito forte, com limos e aguagens não deu sequer para pescar, foi mais ir até ao local, lançar a cana e fingir um bocado que se estava a tentar pescar e... retornar a casa com uma frustração daquelas!!! Uma coisa é eu ir a pesca e não apanhar nada, outra é sentir que o tempo e o mar não me deixam pescar... A dúvida seria essa desta vez...


No caminho para o pesqueiro o Miguel salta-me com esta, será que é à terceira que pescamos??? Mas passado uns segundos olha para mim e diz... " Mas também se diz que não há duas sem três... Olha seja como for já temos título para o relato, apanhemos ou não alguma coisa" e riu-se... E eu disse-lhe logo... " Eu apanho... de certeza, tu é que não vais gradar..."... E ele ... " isso querias tu, para ti até com linha de mão"... bem, e até chegar foi sem parar, sempre cada um a dar na cabeça do outro, lol...

Chegámos ao final da tarde, estava um frioooooooooooo... Xiça, parecia o Polo Norte, as noites estão um gelo, ou então ando velho... Os ossos até doiam... Mas estava com fome de pesca, frustrado pela última em que nem pude pescar, estava a precisar de retaliar... E sentia-me cheio de força!!!


Cada um começou a montar a sua canita, eu tenho insistido nas mesmas, a Taylor e a SAT e ele fica com as forças da Natureza, Antares e Power Aero AX... Tudo a postos e eu optei por pescar com montagem dupla, ele uma com montagem dupla e outra com apenas um anzol e sardinha, dizia ele que ia apanhar um robalo com 10 Kg... Humilde o rapaz, lol!!!

A praia estava com muitos pescadores, estava realmente muito bom para fazer uma pescaria, o mar não era aquele que eu adoro, mas do mal o menos... Deixava pescar em paz, e podia estar a vontade, sem me preocupar com canas enleadas, ou limos e lixo... Só isso depois da última noite, já me deixava muito feliz. Lancei as duas e só depois é que fui comer qualquer coisa... Ele demorou mais, julgo que o rapaz não sabe empatar bem os anzóis e demora uma eternidade para o conseguir, eheheh, e deve ter estado lá meia hora de roda das canas dele... Entretanto já eu ia com uma sandes de panado no bucho a ver se me adiantava ao alarve, senão quando ele chegasse eu nem dava luta, ele nisso, limpa-me o sarampo em minutos, quer dizer... Limpa-me a comida em minutos... E depois bebo água...


Adivinhem qual foi a primeira coisa que fez assim que chegou ao pé de mim??? Pois foi direitinho a malinha da comida... E sim limpou tudo num instante... Menos os palitos de la reine que duraram mais um pouquito, lol.
Estava na altura de ir ver a cana, e assim que agarro percebo que a linha estava direitinha, agora era ver como estariam os iscos... E... Ratados... Todos ratados... Seria peixe? Ou caranguejo?... Presumi que fosse peixe... Iscadas generosas e estiquei ao máximo... Esperei 5 minutos e recolhi... Igual, nada de isco... Hmmm... Anda cá peixe... pensei para mim e mesmo com cérebro gelado pois a temperatura marcava cerca de 5 graus, pensei numa solução rápida só para ver o que ali andava... Não pessoal, não baixei o tamanho do anzol. Por norma não o faço, não ando a tentar apanhar tudo o que passa... Escolhi foi meter menos isco e usar uns casulos magrinhos só para tapar o anzol e deixar a iscada apetecível sem lhes dar grande margem. AH... Bico do anzol ligeiramente a mostra, só para eles sentirem o ferro quando lá fossem mamar...


E... eh eh, assim que lancei pus-me a olhar para a ponteira da cana e em segundos vi-a dar um toque ligeiro e lá fui eu agarrar nela... Hmmm... Levantei-a e tentei sentir alguma coisa... Um peso ligeiro, nada de especial... Recolhi uns metros e lá senti uns toques, e percebi ter lá algum peixe... Que facilmente trouxe e que só ali na escoa deu um ar da sua graça... Um bonito sargo, pobre coitado contra uma cana e um carreto destes... O Miguel veio logo todo pomposo... E lá comecei a gozar com ele, lol... Vais levar uma trepa...
E ele sempre na dele... Calma... Eu hoje só quero espadartes!!! lol.

Tornei a iscar da mesma maneira sempre com a ponta do anzol a mostra e a escolher os casulos mais pequenos... Numa cana... Na outra sempre grandes iscadas...


Em cerca de uma hora tirei mais 3 sargos, sempre na mesma cana... Os palhaços dos sargos estavam no dia da mama... E com grandes iscadas nem um lá ficava... Era meter e ver logo a cana a dar pequenos toques, os peixes este ano ao surfcasting parecem irmãos, são praticamente todos do mesmo lote..


E lá estava o Miguel a levar 4-0, eheheh!!! Tinha-o avisado... Que desta a noite era para a desforra... Ele estava mais apático, a sofrer provavelmente com o frio que era mesmo muito, e a que ele não está habituado... Eu já dormi muitas noites com graus negativos naquelas areias, lol... Bem, animei um pouco e embora já fosse umas onze e tal e a pesca tivesse que ser rápida,  ainda tinha uma horita e meia para tentar fazer mais uns peixes... A actividade ficou com o virar da maré realmente boa, se bem que não andava por lá peixe muito graúdo... A miudeza ratava tudo e apanhámos entretanto dois sarguitos pequenos que devolvi com vida...

Ao final de duas horas ele lá desgrada... E faz o primeiro peixe, um sargo, parecido com os meus... Sempre com casulo e após ter adoptado a minha táctica de meter menos isco... Para verem, só apanhei um peixe nesta noite com iscadas volumosas. Foi logo de seguida a ele tirar este que vi a minha bater, e que bela cacetada, julgue ser bem maior... Era outro sargo parecido com os restantes, apenas mais gordo, mas este tinha pilhas mais fortes, deviam ser alcalina e veio o caminho todo a dar marradinhas... Ao menos deu para entreter e para fazer o 7-1( Pronto 5-1, vou esquecer os que devolvi)...


Isquei as canas e fui-me sentar... Ele tinha montado o chapéu para proteger do frio e da humidade... Mas montou aquilo tão longe que era o mesmo que não ter...
- " Miguel... O chapéu está longe, não é assim que se monta...!
- " Vai lá tu então... Tenho tanto frio que nem me apetece mexer daqui..."
- " Mas assim Miguel não faz nada..."
- " Epa vai lá tu..."...


E lá fui, lol, e lá pûs aqui no local certo onde aquecemos um pouco... Estava na hora de comer mais um pouco... Ups!
O alarve mamou as bolachinhas todas... Só me restava água! Eu já vi que com este gajo tenho que esconder a comida... Começo a por um chão falso na minha mochila, lol... E ele com aquela cara de gozo... Grrrr!

Levantei a cabeça como o caracol... E... Xiii que grizo... recolhe, lol... Estava bem melhor debaixo do chapéu... Estava a chegar a uma da manhã... Foi a primeira noite da época de surfcasting em que senti o que vinha aí... Frio demasiado, noites em que só mesmo o amor a pesca nos faz lá ir...

Resolvemos ir levantar todas as canas, iscar a preceito e combinámos ser o último lançamento em cada uma... Mantive a táctica de iscar bem numas e noutras deixar só um pouco de isco... E fui a correr sentar-me para debaixo do chapéu que a noite não estava mesmo para brincadeiras... O galifão ressonava... Parecia um pintainho... deixei-o estar, lol...


 Fui dando uma olhadela nas canas enquanto ganhava coragem para arrumar a tralha e preparar o regresso a casa... Fui tratando de tudo com calma pois isto do surfcasting é muita tralha, e até para arrumar dá imenso trabalho. Garantir que as montagens voltam em condições, que nada fica esquecido é essencial para o futuro. O tempo foi passando e fui reparando que a SAT dava uns ligeiros toques... Pensei logo estar lá algum ferrado, mas com a pouca emoção que ele batia... deixei-o estar. lol. Tinha dois anzóis...

Passados alguns minutos resolvi ir ver a cana para ver se lá estava o meu sargo... Lol, e estava... Peso na cana, senti logo que estava mesmo ferrado, e quando chegou aos meus pés já vinha todo marado, coitado...

Bem lá chamei o Miguelito para vir ajudar a desmontar a tralha, e fui tirar outra cana, e voilá... Peso... Hmmm. Mais outro? Claro... Mais um sargo para mim, e o Miguel foi tirar a outra e traz mais uma baila... O peixe andava por lá, nada de especial, mas com alguma actividade. Pena que nos tínhamos que ir embora que era meio da semana.


 O importante estava conseguido. Passar mais um bom bocado, apanhar ar, e estar junto ao mar, em paz e tranquilidade. Como não devo fazer muitas noitadas de surfcasting este ano, ficou guardado mais um momento na praia, que eu tanto adoro. O Meco, Moinho de Baixo.

Ah... E desta nem faço a contagem, porque mesmo tendo lhe dado uma varada, se o fizer, ele vai inventar uma coisa qualquer, ainda saca outro balde do nada e diz que ganhou, lol...

Até um dia destes...



Material:
Canas: Shimano SAT; Yuki Taylor X6; Shimano Power Aero AX; Shimano Antares BX
Carretos: Shimano Aero Technium XT; Shimano Aero Technium XSB; Shimano Bull´s Eye XT; Daiwa Basiair
Linhas: Seaguar ACE; Sufix 100% Fluorocarbono; Cormoura Revolution Fluorocarbono
Anzóis: Hayabusa FKS; Chinu Gokobuso; Gamakatsu 3310 N
Iscos: Casulo; Lingueirão vivo



Filipepc, Miguel Candeias, Ospescas

3 comentários:

Os Pescas disse...

Xiiiii, olha o Chinês voltou a atacar, Hahaha :D !!
Grande grizo que estava nessa noite...
E o carro do Marlô lembras-te?? Hahaha!! 1º Não queria pegar e depois teve de ir de vidro aberto até casa, porque o raio do vidro desceu e já não subiu... Hahaha!
Relativamente ao peixe... Vou-te ser sincero... Eu deixei tu apanhares mais desta vez, só para não ser sempre eu a ganhar!! Hahaha :P !

Um Abração

Miguel Candeias

Bruno (Lostsoul) disse...

Grande Filipe não te deixes vencer por um mero friozinho e essa bela praia é excelente :)
Continua a assim a viver a pesca e a escrever que parece que estamos ai contigo mas sem frio :P
Um abraço e bom 2014

Os Pescas disse...



Hahahaha..Ó Miguel, tens que arranjar outra máquina, senão ninguém acredita que o Filipe é Português...hahahaha...Chinês dum raio..hehehehe..:-)
Graças a deus que já não tenho que levar com esse frio nocturno da praia..Dasss.
Mesmo assim, sempre se safaram com uns peixes, mas por em cima de tudo, divertiram-se..:-)

Aquele abraço amigos

Luís Malabar