Os nossos amigos

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

( Surfcasting ) Final do dia ao Surfcasting em excelente companhia

    O tempo e o mar este Inverno têm estado imparáveis... Não têm dado tréguas. Ou está muito mar, ou está muito vento. Raramente estes dois factores têm-se combinado de forma positiva, a proporcionar-nos umas boas jornadas de pesca.

    Então sempre que há uma aberta, e as condições climatéricas e marítimas abrem uma brecha e permitem ir colocar as linhas de molho, sempre que posso, lá vou eu.

    Já tinha visto as condições para este dia no Windguru, no entanto apesar de estarem favoráveis, não tinha companhia. A pesca que me apetecia mesmo fazer era um Surfcasting, mas como não tinha companhia, já tinha quase posto de parte essa ideia.

    Estava eu no facebook, quando meto conversa com o Emanuel. Uma pessoa 5*, que tive o prazer de conhecer á bem pouco tempo. 

    Resumindo, a conversa foi esta:

    Eu: Boas Emanuel, como vai isso?
    Emanuel: Boas, está tudo em cima, até o mar! LOLOL
    Eu: Hehehe! Este fim-de-semana foste por as linhas de molho?
    Emanuel: Achas!! E tu foste?
    Eu: Eu fui à uns 3 dias à bóia, mas nada, zero!
    Emanuel: Eu hoje estava mesmo com vontade de ir, mas o mar não deve estar grande coisa...
    Eu: Se quiseres lá ir, tens companhia :-D !

    Passados alguns minutos, recebo uma chamada do Emanuel, a desafiar-me para lá irmos. As previsões não eram as melhores, mas como a vontade de pescar era mais que muita, não fizemos muito caso do que o Windguru anunciava.
     Após desligar o telefone, em 30 minutos maios ou menos, estava no local que tínhamos combinado, na Decathlon de Coina. Como era domingo, todas as lojas de pesca que conhecíamos estavam fechadas, pelo que a única opção para arranjar isco passaria pela Decathlon. Assim que chegamos à arca dos iscos, vimos logo que não havia muita variedade e o pouco isco que havia, não estavam em muito bom estado. Acabamos então por comprar navalha congelada, bibis, casulo congelado, lula da arte congelada e uma caixa de coreano.
    Dentro do que havia, e tendo em conta o pesqueiro para onde iriamos, foi a nossa escolha.

    O Pai do Emanuel iria-nos também fazer companhia. Visto que tinha estado a almoçar perto da zona onde iriamos pescar, após uma chamada no Emanuel, acabou por permanecer no local e acompanhar-nos na pescaria.
 

    Em 20 minutos mais ou menos estávamos no pesqueiro. As condições que encontramos não batiam certo com o que o Windguru anunciava. O vento que estava previsto não se fazia sentir e o mar, esse quase nem mexia... Para o sitio em questão, estava óptimo :-D !!

     Assim que chegamos à praia, estava um solinho mesmo bom. Eu nem queria acreditar... Hehehe :-D !
    Tivemos ainda uma caminhada de alguns minutinhos pela frente, mas coisa que até se fez bem.

     Trouxa no chão e vai de preparar as canas. Em 30 minutos mais ou menos, estavam todas as linhas dentro de água... Agora era a altura de esperar. Hehehe!


    Eu conhecendo pouco a zona em questão, optei por pescar, como normalmente pesco ao fundo. Duas canas, uma com uma montagem de dois anzois e a outra apenas com um anzol e estralho comprido. O Emanuel e o Pai estavam com três canas, cada uma apenas com uma montagem de um anzol e estralho comprido.

     Não foi preciso muito tempo até a cana do Emanuel dar sinal... Um toque ao de leve e linha folgada. Humm.... Peixe Plano?? Foi o que se suspeitava, mais propriamente um pregado. Não era muito grande, e a vontade do Emanuel era devolve-lo, mas coitado do peixe, tinha a iscada de bibi no estomago e já não se safava...

     Entretanto olho para a minha direita e parece-me ver ao longe, no areal, duas pessoas conhecidas a caminhar na minha direcção... Pois, e não é que conhecia mesmo?? Era o meu Pai e o meu Irmão, que tinham decidido fazer-me uma surpresa. Não estava nada à espera de os ver por ali... Hehehe :-D !

    Assim que eles estão a chegar ao pé de mim, uma das minhas canas dá sinal. E um belo sinal! Peguei na cana e pelas cabeçadas que dava, já parecia ser um peixe minimamente interessante. Pela forma de bater parecia-me um sargo, mas não tinha a certeza. O meu irmão entretanto apercebe-se que eu estou a tirar um peixe e desata a correr na minha direcção. Ainda teve tempo de me ver a dar as últimas maniveladas e a colocar o peixe a seco. Era um sargo já de boa bitola, na casa das 600 e muitas gramas.

    Todo contente, rapidamente faço nova iscada e pumba lá para dentro!! Mal lá caiu, tive novamente um toque, mas desta vez não ficou... Quando olho para o lado, já está o Emanuel com mais um sargo a seco. Um pouco mais pequeno que o meu, mas já com tamanho para a grelha!!

    Estou eu a refazer a iscada da cana que tinha levado um toque, e oiço o meu irmão a gritar: - "ÓÓÓh mano!! A cana tá a picar!!!". Quando olhei para o lado, já estava o meu Pai agarrado à cana. Conhecendo a cana e pela curvatura que a mesma apresentava, dava para perceber que trazia lá alguma coisa... Não muito grande, mas trazia lá alguma coisa. O meu Pai ora dizia que trazia, ora que já não sentia nada. Até que antes de chegar à escoa o peixe dá duas cabeçaditas pequenas, só para mostrar presença e acaba-se por soltar. Ora bolas... Tinha mesmo gosto em ver o meu Pai tirar aquele peixe... Possivelmente seria um sarguito palmeirudo, não sei...

    Para quem não sabe, foi através do meu Pai, que eu ganhei o bichinho pela Pesca. Quando eu era pequenito, na casa dos 7/8 anos, lembro-me que ele costumava ir habitualmente de quinze em quinze dias à pesca de traineira e quase todos os fins-de-semana ao fundo. Tinha um grupo de amigos, que por acaso, moravam todos perto da nossa casa e partilhavam o mesmo gosto pela pesca.
    Juntavam-se praticamente todos os dias à noite, no café em frente à minha casa, a falar sobre pesca. Claro que também falavam sobre outros assuntos, mas o tópico principal, era sempre a pesca. Discutiam montagens, linhas, anzois, destorcedores, carretos, canas... Eu sei lá... Falavam sobre tudo e mais alguma coisa...
    Eu ficava ali, sentando ao lado deles... Ouvia as conversas todas... Absorvia tudo! Assim que chegava a casa, sorrateiramente, ia às caixas do material de pesca do meu Pai e tirava tudo aquilo que achava que ia precisar, para tentar fazer o que tinha ouvido. Quase sempre eram montagens... Lembro-me disto como se tivesse sido ontem. Belos tempos...

   Bem, voltando à pesca... O dia trocou rapidamente de turno com a noite e o ar gelado ia aparecendo de mansinho. Estava na hora do meu Pai e do meu irmão irem-se embora. Não estavam agasalhados suficientemente bem e o tempo estava mesmo a ficar gelado.


    Após eles irem-se embora, também não ficamos muito mais tempo. O dia seguinte, era dia de trabalho e o objectivo da nossa jornada já estava cumprido. Passar um bom bocado junto ao mar!

    Ainda houve tempo para o Emanuel tirar mais dois sargos e eu mais um. Nada de sargos gigantes, mas um sargo já com tamanho interessante para a grelha!

    Assim se passou mais um boa jornada de pesca, na companhia do Emanuel, do Sr. José Fernandes (Pai do Emanuel), do meu Pai e do meu Irmão :-D !

  Com muita pena minha, no dia seguinte, quando liguei ao Emanuel a pedir-lhe para tirar foto dos peixes que tinha apanhado, ele já os tinha arranjado e congelado. Pelo que apenas tenho a foto dos meus dois :-) !


 

Material:
Canas: Yuki Taylor X6; Nbs Fujika KW; Byron Xedo Titan; Vega Surfcasting; Daiwa Scorpion
Carretos: Shimano Super Ultegra 10000 XSA (3); Banax Terminator; Browning
Linhas: Hiro Invista Fluorocarbono; Máxima Fluorocarbono
Anzóis: NBS Laser L436 BN; Sasame Chinu Gokobuso; Gamakatsu 3310 N
Iscos: Navalha; Bibis; Casulo; Lula da arte; Coreano

8 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Já deu para matar o vício, com o mar que tem estado por ai, já é bem bom...

Abraço

Os Pescas disse...

Ola Malta, o Emanuel é uma pessoa fantástica e com quem gosto muito de pescar. Estás em boa companhia Miguel. Ele e que não sei... Se levar lancheira, está tramado...

Pedro Franco disse...

Este ano vai difícil e apenas nas quebras de mar momentâneas podemos fazer gosto ao dedo, foi o que vocês fizeram e muito bem, passar um bom bocado junto ao mar e em boa companhia, o peixe apesar de não ser muito da para o almoço, da próxima será melhor.
Saudações piscatorias

Os Pescas disse...



Grande Miguel..:-) Apesar de o peixe não ter sido muito, já deu para matar saudades e fazer um almoço..hehehe
Continua meu amigo a divertir-te junto ao mar e de preferencia com amigos e familia..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Boas Manuel :-D !
Foi mesmo isso, matar o vício com uma companhia 10* :-D ! O mar... Esse... Não tem mesmo dado tréguas. É ir aproveitando as abertas sempre que se pode :-D !

Um abraço

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Oh Papy... Vamos lá ver as conversas... Hehehe :D !
O Emanuel é 10* mesmo :-D ! Grande amigo :-D !

PS: Relativamente à forma indirecta de me chamares galifão, só te digo umas palavras e fico-me por aqui: 4 hamburgers + 2 donuts.

Abração Gradeiro-Mor :D !

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas Pedro :-D !
Foi mesmo um final de dia bem passado. O peixe como tu dizes e bem, apesar de não ser muito, já dá para juntar a uns quantos e fazer uma almoçarada :-D.
É indo aproveitando as abertas sempre que se pode... Hehehe :-D !

Um Abraço Pedro!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Luisss :-D ! Grande Luis :-D !
É isso mesmo que tento fazer, divertir-me ao máximo junto do mar, a fazer aquilo que gosto, com aqueles que mais gosto :-D !
Não estava mesmo nada à espera da visita do meu Pai e do meu Irmão, soube mesmo bem :-D !

Um grande Abraço para ti Amigo e que tudo esteja a correr 1000% bem por ai :-D !

Miguel Candeias