Os nossos amigos

domingo, 9 de março de 2014

4ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal

Bom dia, realiza-se no próximo mês a 4ª feira de pesca Lúdica e desportiva, pertencente aos Jogos do Sado...

Mais para a frente deixaremos todos os eventos ao pormenor, mas para já fica o cartaz para não se esquecerem de marcas nas vossas agendas...

Este conceito de feira, por ser junto ao mar tem um potencial enorme, e estando marcado num mês Primaveril, é ideal para famílias fazerem um passeio e aproveitarem toda a cidade de Setúbal, e a Serra da Arrábida.




A Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio das Águas do Sado e no enquadramento da 12ª. Edição do seu projecto Jogos do Sado vai organizar, no Parque Urbano de Albarquel, a 4.ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal que manterá o seu conceito inicial – Feira interactiva de pescadores para pescadores.

A pesca, na sua vertente desportiva e de lazer, conta com largas centenas de milhares de praticantes em Portugal.
O elevado número de praticantes, a quantidade de agentes que a ela se dedicam na cidade e concelho de Setúbal e as condições de estuário e mar que se podem oferecer, inclusive as existentes no recinto da feira – Parque Urbano de Albarquel – justificam, tanto a realização do evento, quanto o conceito aplicado.

A edilidade, dentro das suas possibilidades, tem vindo a criar condições para uma interacção prática entre importadores, lojistas, clubes, associações, federações, sites/fóruns, revistas da especialidade e pescadores das mais variadas técnicas, essencialmente direccionadas para a pesca em estuário e mar.

A componente de exposição alargada de Náutica de Recreio (embarcações, motores; novos e usados) projecta-se também nesta edição com um alargamento significativo.

Estrategicamente e considerando o sucesso das anteriores edições, a todos os intervenientes será possível interagir através de testes de materiais, concursos de pesca, abertos a atletas federados e não federados, assim como debates, palestras e workshops que decorrerão ao longo dos dias de realização, permitindo aos munícipes e a todos os pescadores nacionais interessados, participarem de forma alargada neste evento que se pretende, venha a tornar-se num dos mais importantes do país, nas áreas da Pesca Lúdica, Desportiva e Náutica de Recreio.

A Feira terá a sua abertura às 18.00 horas, de dia 24 de Abril, com recepção aos expositores, festa e animação, seguindo-se nos restantes dias um importante conjunto de eventos que até ao momento se configuram no seguinte programa:

Dia 25:

- Concurso de Pesca Embarcada de Alto Mar, em Embarcações de Recreio, organizado numa parceria entre o Clube Naval Setubalense e o Grupo Desportivo Os Amarelos, com o apoio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar (FPPDAM)

- Workshop de Pesca à Pluma, dinamizado pelo José Rodrigues, do site www.segredosdapluma.com (inscrições gratuitas).

Dia 26:

- Workshop de Jigging Vertical, dinamizado pelo Jigging Clube de Portugal, com componentes teóricas e práticas, em terra e no mar e com o apoio da loja Farol do Sado, em Setúbal (inscrições gratuitas).

- Workshop de Pesca Embarcada de alto Mar, dirigido a cidadãos com necessidades especiais e dinamizado pela FPPDAM, através do seu projecto PARAPESCA, em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Setúbal, com o apoio da Casa Pita.

- Workshop de Pesca Grossa (Big Game Fishing), dinamizado pelo Big Game Clube de Portugal (inscrições gratuitas).

Dia 27:

- IV Open de Pesca em Kayak, dinamizado por um grupo de voluntários praticantes da modalidade, com o apoio da Comissão Organizadora dos Jogos do Sado e da FPPDAM.

- Campeonato Nacional de Pesca de Alto Mar em Embarcação Fundeada, 3.ª Divisão, organizado pela FPPDAM.

Outros eventos, a decorrer durante o período da feira:

Para além dos eventos já programados, serão mantidos pela Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos (ANPLED) e pelo Clube de Amadores de Pesca de Setúbal (CAPS), workshops de pesca apeada, abertos e gratuitos, dirigidos aos mais jovens que só terão de chegar e começar a aprender os segredos desta pesca nas vertentes de fundo, corrico, spinning e bóia.

A AQUAMASTER, escola náutica de Setúbal, irá também dinamizar baptismos de mergulho.

A maioria dos eventos vão realizar-se, ou serão finalizados, no recinto da feira.

Brevemente todo o cartaz estará disponível.


1 comentário:

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal

Pessoalmente e em nome da Comissão Organizadora dos Jogos do Sado, agradeço a divulgação

Abraço