segunda-feira, 3 de março de 2014

Jigging e Spinning em Angola

Boas Pessoal…

Mais um dia de calor abrasador e de mar chão no mar do Lobito….

Desta vez fomos estrear o barco que o nosso amigo cachorro comprou, e como estávamos todos com vontade de malhar nos Piazeites, lá fomos nós até ao ponto 21.

Nome dado por um pescador já à muito tempo, quando ainda havia pargos capatões com fartura, antes dos arrastões terem dado cabo dos picos de pedra que existiam na altura. Mesmo assim ainda hoje os existem alguns capatões e Piazeites que continuam a patrulhar a zona em busca de comida.

Chegando ao pesqueiro, eu escolhi a minha amostra de eleição, e tanto o cachorro como o Pedro optaram por zagaias com a cor mais parecida à minha.

A sonda marcava bastante peixe, que ia desde o fundo até os 67 metros, o que era um bom sinal que eles podiam andar lá, atrás de bolas de comedía.

Zagaias para o fundo e em menos de nada, já tinha um engatado e logo de seguida o cachorro….só ouvi os drags dos carretos a disparar…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…eram dois bons peixes que tínhamos ferrados, e o meu estava mesmo difícil, pois arrancou desalmadamente para o fundo e não conseguia subi-lo!!....o suor escorria-me pelo rosto, como se tivesse acabado de tomar banho….eu recuperava 4 metros e ele levava 10!!...o Pedro já se ria da minha cara de esforço!!...hahaha…e para além de começar a ter pontadas de dor nas costas ao pé do rim, o desgraçado não dava tréguas!!...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZz….depois estacionava lá em baixo e não queria subir por nada!!...maldito peixe dizia eu!!!...O Pedro ria-se…hahahaha…e só ao fim de 15 minutos de luta é que consegui embarca-lo, já todo partido!!!...Ufaaaa!!!...este peixe rebentou-me todo!!..Tinha que ser logo um matulão para começar!!..Dasss.

O cachorro já tinha embarcado o seu peixe, bem antes do meu e já estava a pescar nessa altura.
As derivas foram-se sucedendo a bom ritmo, mas só depois de descobrir novamente a maneira de eles comerem. Tendo eu e o cachorro conseguido capturar uns bons peixes, ao contrário do Pedro, que além de ter perdido 2 zagaias no fundo, acabou apenas por capturar um atum pequeno…este não estava a ser o dia dele, mas todos nós temos dias assim….:-) de qualquer forma, a pesca não ficou por aqui…hehehe...

Estava na altura de mudar de sitio, pois a actividade tinha baixado bastante e já não se via na sonda os cardumes de peixes que antes marcava, por isso decidimos ir até outro ponto que também dá Piazeites, e que se dá pelo nome de MÃE….não me perguntem porque é que demos este nome….talvez por ser o primeiro sitio onde geralmente começamos a zagaiar e onde voltamos sempre depois de irmos até os outros pontos…hahaha.

Quando estávamos a chegar à mãe, vimos uma jangada à deriva por cima da água que por acaso estava mesmo em cima do ponto!!...pensámos logo, dourados!!!...hehehe…vamos aproximar e ver se eles andam por debaixo da jangada…hehehe..:-)

Ovas de dourado

O que se passou a seguir para mim foi surreal, pois assim que nos aproximámos da jangada começamos a ver os dourados!!!...mas não eram 2 nem 20, mas mais de 100 dourados, que mais pareciam sardinhas em cardume….BRUTAL!!..ver peixes entre os 5 e o 25 quilos a passearem à volta do barco e da jangada até perdermos de vista….a cor do mar dividia-se em dois tons…dourado e azul.

Nem pensámos duas vezes…eu escolhi um jerkbait da molix de 19 cm equipado com dois anzóis da mustad  9/0, O Pedro escolheu um popper da yo-zuri e o cachorro uma zagaia, a mesma com que pesca aos piazeites..hahaha.

O mais brutal disto é que a visibilidade da água devia ser de 30 metros, dava para ver tudo ao vivo e a cores…hahahaha….O Pedro foi para a proa do barco e o cachorro e eu ficámos na ré.

Primeiro lançamento e assim que o jerkbait cai na água…eu vejo os dourados que estavam mais perto a nadar em cardume, a olharem para o sitio onde a amostra caiu e saem disparados em direcção a ela!!..Eu assim que comecei a recolher rápido, e quase com um receio do ataque que nem dois segundos foi, apenas agarrei bem na cana…hahaha…e pessoal…..o embate na amostra é violento, ainda para mais quando eram 7 ao mesmo tempo a ver quem comia primeiro!!!!...Surreal…pareciam piranhas!!!

Nisto ferro o Primeiro, depois de 4 porradas na amostra, ele dá um salto e consegue desferrar-se…amostra para um lado, dourado para o outro..parece difícil desferrarem-se de um 9/0, mas conseguem fazê-lo por causa da força com que sacodem a cabeça fora de água. Mas assim que a amostra caiu dentro de água, nem um segundo ficou sem levar outra porrada…hahaha…peixe ferrado e desta vez puxei 3 vezes a cana com força para ter a certeza que trespassava bem o anzol….assim que ele sentiu os puxões deu dois saltos fora de água e como não conseguiu desferrar-se, arrancou em direcção ao fundo…o drag disparou e bem…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…é bicho bravo…hahaha

Andava eu nisto e tanto o cachorro como o Pedro também eles andavam à luta com dois dourados…hahaha…dentro do barco parecia um ballet, eramos nós os 3 a passar por cima e por baixo uns dos outros, por causa dos peixes…hahaha…entretanto andavam os outros todos atrás do que estavam ferrados…estavam excitados com os outros e queriam tirar a comida da boca deles…hahaha

Entretanto lembrámo-nos que não tínhamos nem um bicheiro nem uma moca a bordo do barco!!!...agora é que está bonito!!!...estamos F….hahahaha…pois tentar segurar num dourado com as mãos é a mesma coisa que andar em cima de um touro…hahaha

Ao fim de um bom bocado consegui colocar o meu à tona de água e com alguma sorte consegui dar-lhe uma facada na cabeça…com ele a sacudir, era sangue por todos os lados e assim que ele acalmou, coloquei-o a bordo e dentro do porão.

Logo de seguida foi o cachorro, espetou a faca na cabeça do dele e também consegui-o colocar a bordo do barco. Nisto faltava o Pedro…assim que o dourado do pedro está perto do barco, ele lembra-se que o multi dele não tinha leader!!!!..e agora???...O Pedro agarra no multi com as mãos e assim que seu vou agarrar no dourado, ele dá dois saltos e consegue rebentar o multi de 80 libras, isto para não falar nas mãos do Pedro, que ficaram com dois golpes provocados pelo multi e com as mãos a sangrar!!!

Faz parte da guerra…hahaha..O Pedro não vai de modos, agarra noutra cana que tinha e coloca uma zagaia e atira-a para dentro de água e começa a recuperar…Pimba…não ficou…Pimba…este ficou, mas era bem mais pequeno, talvez um dos poucos com menos de 3 quilos. Pois o resto dos peixes que lá andavam tinha entre 5 até 20 quilos!!....Claro que é impossível escolher o maior ou qualquer um que seja, pois o primeiro que lá chegar ganha…hahaha

Mesmo assim, o dourado pequeno aos saltos conseguiu desaparecer com a zagaia do alfinete, veio apenas os 2 assist com o alfinete fechado. O mais provável que tenha acontecido é que o arame da zagaia ou o chumbo não tenha aguentado acabando por ceder e partir!!.

Eu e o Pedro tínhamos ficado ali o resto do dia a curtir que nem doidos, mas infelizmente o filho do cachorro estava com febre, o que nos fez dar por encerrada a jornada de pesca, não sem antes agarrar na jangada para dentro do barco e colocá-la num outro ponto nosso, para prender a outras 3 jangadas que tínhamos colocado anteriormente, para atrair os dourados e os veleiros…:-)

Estava feita a pesca…:-) graças a deus o filho do cachorro ficou bem e terminámos o dia em grande, deixando para trás um dos momentos mais marcantes que eu vivi até hoje…..:-)

BUT I´LL BE BACK….hehehehe

Pedro Franco disse...

Boas Luis,
este foi mais um dia de grade azafama no barco, como é habitual divertiram-se com os azeites e tiveram a surpresa com os dourados a finalizar o dia, o dia não correu de feição ao Pedro, mas ele que não se preocupe pois vão haver dias melhores.
Continua a divertir-to à grade que nós gostamos de ver os resultados.
Aquele abraço de Portugal companheiro

João Santana disse...

Mestra Luís, vocês apanham peixe para a cidade inteira,ehehehheheheheh, grandes vídeos, mesmo fixes, lindos peixes sim senhor, força ai para todos e grande abraço.

André Matos disse...

Para além de uma grande pescaria foram momentos pelos quais nós continuamos a amar este desporto e ver a beleza que muita gente nao conhçe !!

Boas Pedro..:-)Obrigado amigo e tenho a certeza que o Pedro para a próxima faz-lhes a folha...hahaha.

Luís malabar

Comé João..:-) Às vezes também acho que é um pouco abusivo, mas é mais forte que eu..hahaha
Obrigado amigo e prepara-te que a partir de agora vêm ai vídeos bem violentos..hehehe

Um grande abraço mano

Luís Malabar

Boas André..:-) Ainda bem que gostaste amigo e fica atento, pois vêm ai vídeos muito agressivos para os peixes..hehehe.

Um grande abraço e força amigo

Rebolo disse...

Boas Luís Malabar,
isso não se faz, um gajo aqui a ressacar de pesca com dias de porcaria para ir ao mar e tu sempre a malhar neles.
Imagino o que deve ser apanhar esses gts e os piazeites, grandes bichos, é de deixar agua na boca aqui aos tugas que nem metem a vista nesses belos bichos.
Esse carrinho até mete dó ainda arrebentam os pneus ao carro fdx.
Um abraço e boas continuações nesse belo mar.

Nuno Sousa disse...

Boas Luís,
já estás novamente a dar neles ,continua que o pessoal quer é ver, pois sentir só se for adrenalina no sangue ao ver os vídeos ...SAÚDE.

Boas Rebolo..:-)O carrinho já teve dias melhores...hahahaha..já começa a fazer barulhos estranhos..hahaha.
Tenho pena que o tempo em Portugal não dê tréguas ao pessoal, mas porra não pode durar para sempre..É um Inverno anormal, como nunca vi!!!.
Aguenta firma amigo e assim que o mar cair, malha neles..:-)

Comé Nuno..:-) Enquanto durar o Verão tenho que aproveitar..hehehe

Um grande abração

Alexandre disse...

Boas Luis,isso é outro mundo,grandes momentos de pesca como de convivio,um grande abraço.

Olá amigo, magnífico relato e reportagem, como sempre a um nível estratosférico. Espero já com ansiedade pelo próximo.
Um abraço, Filipe.

Boas Alexandre..:-)É mesmo outro mundo amigo,e dá-me um prazer imenso poder partilhar com a malta estas emoções..:-)

Luís malabar

Meu grande amigo Filipe, fico feliz por gostares e os próximos vão ficar bombásticos...:-)