Os nossos amigos

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

( Corvinas) Mais um torpedo do Tejo, num ano algo triste zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Boas,

O ano não é de corvinas ao monte, mas elas andam aí... Julgo que muitos procuram de uma forma demasiado repentina o que se pode ir fazendo de uma forma muito mais contínua. É o mal de alguns de vós ainda. Um simples peixe ou dois, de bom porte, retira o discernimento, e sem ele, acontece o que este ano se passou e tem passado na pesca as corvinas...

Vejamos... Queixamos-nos da acção da polícia, mas ela é reactiva as acções que cometemos. Durante o final de Maio e início de Junho não se podia sair ao Tejo. O Show off, trazido por facebooks, lojas de pesca, e MT´S ( embarcações de pesca), trazem a loucura ao Tejo, e este foi para mim o segundo ano que senti a coisa, digamos que a explodir... Adoro ver a malta a pesca, e fico muito feliz que o façam e apanhem peixe, mas confesso que sofro com a falta de paz, e sofro muito por deixar de ser pescador para ser um fora de lei... É triste demais para mim.

  Quando lançar uma cana se torna um pecado, perco a vontade pescar... 

Lei é lei, pena que seja legislada da forma que é. Mas a caça à multa que tem acontecido nos últimos meses, sinceramente tirou me a pica. No entanto quando existe tempo, damos lá um salto, tentamos a nossa sorte. mas menos do que em anos anteriores...

Numa madrugada destas, lá saí de casa ainda a noite era vivida... Nas bombas malta dos bares e discos, e eu só precisava de um café para dar início ao meu dia. Dia que começou ainda não eram 5 horas, bem a tempo de preparar as canas e as amostras. Plano A,B,C, estava tudo pronto... Também ia estrear uma linha nova... Sinking e tal, muito boa, ultra sónica... Aquelas cenas que se ouvem.

Um momento para recordar


Chegados ao local, demos rapidamente com alguma marcação de peixe, o que deixava antever qualquer coisa boa... Mesmo que muitas vezes não resulte, a verdade é que a sonda acusar peixe, é sem dúvida muito importante numa pesca que baseia a sua força na capacidade de dar com o peixe. À parte disso, claro que sabemos os spots quentes, as zonas em que passam uns peixes por vezes. Juntando conhecimento à tecnologia a captura de um bom peixe torna-se uma realidade.

Os primeiros peixes que acusava deviam ser charrocos, pois sacámos uns 4 ou 5 num instante... E entre tempo para gozo, meter a mão na cabeça a cada vinil cortado, ainda deu para tirar umas ilações... Segundo o Palma, vinil que apanha charroco, é bom para a corvina... E eu com o meu azul/laranja saco 3 charrocos... E ele diz logo...
"Ganda côr pá"...
E eu a pensar... " Este gajo está maluco"... Ganda côr o caraças!!!
" Epa tem calma, estou te a dizer, vais apanhar uma"...

E eu lá fui insistindo...

As horas passavam, a maré, já tinha virado e nada... Bem, nada não... Charrocos, já iam uns 10.

Hora da paragem para comer e beber um café. Não estava preocupado pois com a subida da maré ia chegar o momento que mais esperava e acreditava poder dar peixe.

Deu tempo para falarmos um pouco, para nos rirmos com as piadas do costume um com o outro... Até nos charrocos nos picamos!!! Uma vitória é sempre uma vitória :).

A maré devia de estar a meia altura, e a sonda zerava!!!

Volta atrás de volta e nada... Até que!!!
Até que... Sinto uma cabeçada... Palma Pára, senti!!! E quando digo isto depois de puxar uns metros o vinil eis que ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, Um arranque demolidor... E durou 5 segundos... Puff... A linha XPTO partiu... Parecia algodão.

Vai de fazer nova montagem... E assim que a terminei toca a passar no mesmo spot e da mesmo forma... tum tum tum tum... E ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, CRACK!!! Fonix... o que é isto? Mas em vez de corvinas ando as piranhas??? Que coisa mais estranha... Partir em luta após minutos já me aconteceu muitas vezes... Mas isto??? Nem me dá hipótese de respirar...

Terceira montagem... mas desta... Espera lá pá!!! Vou mas é trocar de bobine, xiça... Só naquela...

Voltinha para trás e para a frente e no mesmo spot... A minha última Vert/orange... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ... Cana a prume... Forte, bem forte o arranque, cabeçadas vigorosas... Uma corrida lateral brutal típica desta gama de peixe, e sempre com calma, e desta sem azares controlei o peixe e trouxe-o ao cimo onde me fez mais uns quantos arranques e circundou duas vezes o barco... Mas com a tal tranquilidade trouxe-a até ao Xalavar, sem espinhas... Já me deu pica e à terceira foi de vez... Não estava nada fácil. Peixe a bordo, amostras na água... Mais uma voltinha, mais uma tentativa... Nada... Parecia magia!!! Aquele frenesim daqueles minutos tinha desaparecido. Trocámos amostras... Mas durante mais uma hora e meia, nem mais um toque em condições. Tivemos mais umas quantas cabeçadas ligeiras, normalmente de pequenas rabetas... Já eram umas quatro horas quando desistimos e voltamos a terra... Mais um dia de buscas... mais um dia com algumas chances de fazer uma boa pescaria, mas a coisa não correu bem. No entanto fica mais um peixe para recordar... Já não é mau... E na próxima será bem melhor.

Um abraço ao Palma pela companhia... E pelo belo dia.






Material:
Canas: Vega Bulljig; Barros Stout red force
Carretos: Shimano Twin Power SW; Daiwa Catalina 3500
Linhas: Sufix 832; YGK G-SOUL; Baixadas, Vega Power zone e Asso fluorocasting
Amostras: Black Minnow; Lunker city; Savage Sandeel



FilipePC, Palma

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo, realmente este ano houve uma caça a multa muito grande. Tens que ter paciencia e calma, para nos poderes mostrar essas grandes pescarias que fazes. Um abraço e força. David.

Os Pescas disse...



Mas isso é peixe que se apresente...hahahaha. Parabéns por mais um amigo e tens que ter muita calma com esses malucos que andam por ai à "pesca".
Saudades vossas amigo

Um grande abraço

Luís Malabar

Inácio disse...

Muitos Parabéns , não é nenhum monstro mas não deixa de ser um bonito peixe ;)

Abraço!