Os nossos amigos

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

( Trolling ) Mais um tarolo e uma desgraça....



Boas Pessoal....




 Mais um dia de pesca em Angola ao Trolling em busca dos grandes Pungos Africanos...:-)

O dia para variar, começou cedo. Por volta das 8h da manhã, abastecer o barco, arrumar o material, ligar os aparelhos todos e por fim arrancar em direcção ao ponto ao som de musica..:-)

Chegado ao ponto, coloquei as amostras dentro de água e comecei a prospecção em busca deles e durante umas boas 3 horas seguidas a andar de um lado para o outro nem um toque tive.

Não se via ninguém....era só eu, o mar e a paz que a pesca transmite num raio de muitas milhas..:-)

O tempo ia passando e por volta do meio dia tive o primeiro toque e ferragem, o mais giro é que pela primeira vez este ano, este tinha atacado a amostra que estava mais perto da ré. Dando a noção que estaria a meia água e não perto do fundo, em todo o caso não perdoou a amostra e arrancou a todo o gaz.....ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ:....aquele som bonito que tanto gostamos...hahaha. Vai de remover as outras duas linhas e com calma fui trabalhando o peixe........mas sempre que ele se aproximava do barco, lá ia ele outra vez em direcção ao fundo, até que finalmente se foi cansando e com calma lá se deixou vir...:-)


Anda cá pungo, que já vais levar com o bicheiro nessa cabeça, direitinho para o porão...hahahaha. O Pungo esse, não teve outro remédio senão cooperar e saltar para dentro do barco...ahahaha. Ao fim de algumas horas o primeiro já estava, agora faltava ver se havia mais algum perdido por ali..:-)


Como o titulo deste relato fala em desgraça, já vão perceber porquê!!!...hummm....bem, como estava a dizer. Depois de arrumar o peixe no porão, voltei a colocar as amostras dentro de água em busca de outro.

Entretanto, o tempo ia passando até que duas horas depois, levo outro ataque e ferro o peixe que dispara uma vez mais desenfreado e ás cabeçadas por ali fora....ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...vai de tirar as outras duas linha dentro de água para finalmente combater o peixe que tinha deixado de fazer força e estava estacionado no fundo.

Para terem uma ideia, quando chega a altura de agarrar na cana do peixe, já ele vem calminho que nem um cordeirinho...hahaha...e só volta a dar sinal assim que chega perto do barco, arrancando para o fundo até que dá o berro..:-)


A desgraça veio a seguir, pois pela 1º vez na vida fiquei estupefacto com o que aconteceu. Não esperava, mas como tudo na vida, estamos sempre aprender...hahahaha

Voltando ao peixe e à desgraça, foi assim. Já com o Peixe cansado e sossegado à tona de água e encostado ao barco, eu saco do bicheiro e ferro-o com ele. Para terem uma ideia, o bico do bicheiro entrou perto do olho direito e saiu na parte de cima da cabeça, entretanto, eu agarro no alicate como sempre faço e saco as fateixas da boca dele, para não haver azares.

Depois enquanto eu estava a colocar o alicate no assento do barco para agarrar no bicheiro e puxar o peixe para dentro, ele dá 4 safanões com toda a força que tinha, que até obrigou-me agarrar o bicheiro com as duas mãos, conseguindo rasgar a cabeça toda e soltar-se!!!!.....MERDA!!!...tal foi o meu espanto quando vejo o peixe ainda à tona de água afastar-se mais morto que vivo!!!....a minha única reacção foi tentar ferrá-lo novamente com o bicheiro, mas as escamas na posição em que estavam, apenas senti o bicheiro a roçar sem conseguir penetrar a carne.......para depois o ver afundar!!!!......by by....Mas que grande merda....inacreditável, como é que ainda está vivo com a cabeça toda aberta!!!!....porque é que eu fui tirar as fateixas da boca...porquê!!!!!!...snif..snif....ainda bem que era pequeno, devia ter perto de 15 quilos..ao menos isso, porque se fosse grande tinha custado muito mais...hahaha.

Eu ainda fiquei por ali um bom bocado a ver se ele alvorava, mas ne sinal dele, até que resolvi arrumar tudo e rumar a casa, com mais uma lição de vida e o que não se deve fazer...hahahaha.


O estado em que ficou o bicheiro.....nada de especial, mas abriu e nem eu consigo voltar a fechar com as duas mãos...hahaha

Em todo o caso aqui fica a foto do primeiro que graças a Deus era maior que o que fugiu, ao contrário do que nós pescadores sempre dizemos...hahaha. Ao verem a foto, vão reparar nuns pézinhos que aparecem na foto, esses pézinhos pertencem a uma chinesa e a um chinês, que pelos vistos ficaram tão encantados com o peixe que até tiraram umas fotos com o chinês a segurar no peixe...hahaha...deve ser para mandar para a mulher dele ou os amigos a dizer que foi à pesca...hahaha...enfim....chineses...:-)


                       Um grande abraço e até breve

                                   Luís Malabar

12 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Mais um ataque aos Pungos, onde desta vez apenas trouxeste um, o outro é que estava com uma vontade de sobreviver... :)
Mas pelo menos não houve nenhum acidente maior! Com a força que ele tinha ainda podias ter levado com uma fateixa, portanto acho que não fizeste mal, se calhar passando um cabo pela cauda, já ficava mais seguro... LOL

Forte Abraço dos Algarves e força com esses Pungos malucos...

Pedro Nunes disse...

Boas Luisão!!!
Pois nem sei o que te dizer, pelo menos o que fugiu foi o mais pequeno lool comigo quase sempre acontece o contrario e o que foge é o maior...
São situações que nos deixam sempre desolados, mas ao menos não te magoaste, pois existem tantas formas em que nos podemos magoar na pesca, principalmente quando se lida com peixe grande...

De qualquer forma estás de parabéns por mais um Monstrinho Africano :)
Abraço.

Os Pescas disse...


Comé Manuel..:-) É verdade amigo, o outro não queria mesmo..hahaha. Eu desde que ferrei uma fateixa no dedo quando andava aos robalos, serviu-me de emenda para o futuro..hahaha..nunca mais..:-)

Um grande abraço amigo desde África

Luís malabar

Os Pescas disse...


Grande Lobo..:-) Obrigado mano..:-)

Andas desaparecido amigo. Não me digas que andas a stressar com os camones..hahaha. Deixa estar que já falta pouco para voltar a paz e o sossego..:-)
Tens razão, geralmente o maior é que foge sempre, mas vá lá que este que fugiu era o mais pequeno..:-)
Eu acho que todos nós já nos aleijamos na pesca, e para mim uma vez chega...hahaha..:-)

Aquele abração amigo e força nesses tarolos..:-)

Luís Malabar

Cristóvão Veríssimo disse...

Olá Luis!

Mais uma lição a ter em conta no futuro.
Parabens pela investida, ao menos desta vez o pescador trouxe o maior, contrariando a historia de sempre :)

Abraço

Os Pescas disse...



Boas Cristóvão..:-) Estamos sempre aprender, mas pelo menos o que se foi embora era mais pequeno, o que não costuma ser...hahaha

Um grande abraço

Luís Malabar

Inácio disse...

Esses bichos devem ser da familia das cobras não?Nem mesmo de cabeça aberta se dão por vencidos ?! Foi azar amigo , mas que sirva para o próximo não voltar a fazer o mesmo!

Parabéns pela captura!

Abraço ;)

Os Pescas disse...

Belo relato meu amigo, fico muito feliz que andes a malhar neles como sonhas te. Agora é continuar a procurar recordãooo, que isso para os tugas já é grande demais... Dessas apanham se raramente. Um abraço.
Filipe.

Pedro Franco disse...

Pensei pior quando li o titulo do post Luís, foi apenas o peixe que se aleijou, menos mal.
Bem sei o que custa perder um peixe depois de o ter nas mãos, mas estamos sempre a aprender da próxima já sabes o que não deves fazer.
Apesar de tudo ainda ficaste com o maior no porão para safar a jornada.
Aquele abraço e boas fainas companheiro.

Os Pescas disse...


Comé Inácio..:-) Nunca tinha visto nada assim..hahaha.De qualque forma tenho a certeza que não deve ter ido muito longe..:-)

Um grande abraço e obrigado mano

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Filipe..:-) Obrigado amigo e pode ser que um dia eu tenha a sorte de encontrar esse corvinão..:-)
Mas por outro lado prefiro que não, e que faça parte do meu imaginário...:-)

Aquele abração amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Grande Pedro..:-)Obrigado amigo e graças a deus não aconteceu nada..:-) Foi só o peixe que bazou com a cabeça toda aberta...hahaha.

Um grande abraço amigo

Luís Malabar