Os nossos amigos

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

( Trolling ) Um Pungo com uma surpresa.....:-)



Boas Pessoal….



Vou contar-vos o que se passou no 3º dia consecutivo de pesca ao Trolling…:-)

Mas antes de mais, no dia anterior tive que tirar o nylon todo do carreto de big game do meu sogro e substituir por multi, pois estar a pescar com uma linha que não deixa a amostra atingir certa profundidade não serve para nada, apenas atrapalha. Ao contrário do multi, o nylon cria mais atrito e flutuabilidade, e por mais distância que se dê não afunda. Principalmente se tivermos a fazer Trolling a poucos nós é o que acontece.

Cheguei ao Porto por volta das 8h da manhã e já estava um amigo meu no seu barco arrancar para lá…:-)

Eu ainda tive que abastecer e arrumar tudo antes de arrancar, e quando me despachei eram quase 9h, isto porque tive que estar à espera do empregado do porto que trata dos combustíveis durante meia hora….pelos vistos o desgraçado tinha adormecido!!!....enfim, horários aqui é mentira.

Não que eu tivesse cheio de pressa para arrancar, mas o que eu mais odeio é ter que estar à espera de alguém sem fazer nada!!...e ainda por cima cheio de pica para malhar neles…hahaha.
Assim que me despachei arranquei, e assim que cheguei ao ponto e coloco as 3 linhas na água falo com o meu amigo por VHF, ao que ele me diz que já tinha tirado uma na 1º passagem. Bem, pelos vistos vieram para ficar…até que enfim..:-)

Entretanto, lá andávamos os dois de trás para a frente e sempre na conversa via rádio, quando vejo o meu amigo a ferrar outro pungo. Enquanto ele andava lá a tirar as outras 4 linhas da água agarrado ao peixe, eu dei a volta ao barco e passei por ele afastado para não haver azares de o peixe correr para cima das minhas linhas, o que não aconteceu.
Já não me lembro se foi à 2 ou 3 passagem que passo por cima de algum movimento de peixe e logo a seguir…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….já estás Punguito..hahaha….recolhi as outras 2 linhas e desta vez enquanto estava a combater o peixe o meu amigo passa por mim afastado, também ele a gozar..hahaha

Depois de algumas corridas para lá e para cá, lá veio à tona de água pronto para levar com o bicheiro…hahaha…e para mal dos meus pecados acerto-lhe de lado na cabeça e furo-lhe as guelras!!!....mas não reparei na altura até que o embarquei e a popa do meu barco mais parecia um matadouro….era sangue por todo o lado…mas que grande porcaria que eu fiz para aqui!!!...porra!!
Esta brincadeira demorou-me pelo menos 10 minutos a limpar!!....e depois lá tirei a foto..:-)


Linhas na água novamente e continuamos os dois às voltas até que eu, decidi mudar de estratégia e ir à procura de algum mero ou pargo que por lá andasse. O tempo estava a querer limpar e estávamos perto da uma da tarde…uma hora mesmo boa.

Recolhi as minhas linhas e despedi-me do meu amigo pois já estava na hora de ele ir embora para casa, tratar de outros assuntos.

Assim que cheguei ao ponto, coloquei as linhas na água e fui navegando sempre à espera de ouvir o drag a disparar..hehehe…o mais giro é que vejo uma das canas, a que estava a pescar mais longe do barco a dar pequenos toques….sinal que estava a bater no fundo de vez em quanto…isto aos 7 metros e meio…até que de repente o drag dispara…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..é bicho..hehehe..recolho as outras duas linhas e assim que começo a combater, mais parecia um peso morto a vir na minha direcção, sendo que de vez enquanto dava umas cabeçadas…tum…tum.

Estou mesmo a ver que vais estrebuchar assim que chegares aqui…hahaha…bem dito bem certo..hahaha…tum..e..ZZZZZZZZZZZZZZ….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZzz….mas isto não é pungo pensei para comigo mesmo. O que quer que fosse era pesado e com calma fui puxando para cima até que vejo uma marca clara com cerca de 3 milímetros no multi antes do chicote…A linha está roçada, só pode….assim que pensei nisto o peixe dá 3 sapatadas e no arranque para o fundo rebenta o multi no sitio que eu tinha visto….PORRA!!!!!....é que nem tive tempo para abrir o drag e lá se foi mais uma amostra….GRrrrrrrrrr

Dei a volta ao barco, voltei a fazer um leader novo, coloquei outra amostra igual á outra e voltei a colocar as linhas na água para passar no mesmo sitio, e!!!!!! ………a amostra que estava no meio das outras duas dá sinal, quando oiço dois arranques rápidos no saltiga mas não fica, e logo passado dois segundos a amostra que vinha em ultimo é atacada e oiço o BG90…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz…ZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…vai de voltar tudo ao mesmo até que agarrei na cana do peixe e constato que a luta era a mesma, igualzinha ao outro que fugiu, só que infelizmente ao contrário do outro, este era mais pequeno..:-( Mas o que quer que fosse não era mau…hahahaha..Eu tinha é que o tirar cá para fora para ver o que era aquilo que eu tinha perdido anteriormente.

E foi passado pouco tempo que eu vejo vir ao de cimo de água um lindo MERO..hehehehe….Se este era jeitoso, nem quero imaginar o outro!!..Mas pelo menos fiquei a saber que peixe é que era..:-)


Por mim a pesca não estava feita, eu queira mais, mas como já estava a ficar tarde e eu tinha que ir embora buscar a minha esposa ao trabalho. Tive que arrumar tudo e rumar a casa. De qualquer forma tinha sido um bom dia de pesca apesar de ter perdido o outro Mero…:-)

Aqui fica um pequeno vídeo, para verem que assim que o mero sobe, não dá trabalho nenhum..até parece um charroco…hahaha…mas um charroco que sabe muito bem..hehehe. 



                               Um grande abraço e até breve


                                            Luís Malabar

12 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Amigo Luís,
Ao princípio tinha pensado que tinhas ido à pesca para o "Porto"! LOL
Isso ter um Amigo que comunica por VHF, é um luxo, vale a pena ter amigos assim pois nem sempre é fácil partilhar a informação!
Pena o outro melro, ao menos podias ter recuperado a amostra, mas prontos pelo menos ainda enganaste um bem bom!
Esses pesqueiros são um luxo, fraca ondulação, perto da Costa, isso quase parece os Açores! LOL
De facto estás no Paraíso dessas pescas! Olha é aproveitar e divertir à brava!

Forte Abraço dos Algarves

Os Pescas disse...

Belo peixe amigo. Mais uma boa corvina Não me habituo a chamar isso de pungo quando são "iguais". Um grande abraço e espero por mais relatos. Um abraço, beijinho a Carla.
Filipe.

Nuno Sousa disse...

Boas Luís,

sempre a dar neles e nelas ,continua

pois o pessoal gosta .....SAÚDE.

Os Pescas disse...



Boas Manuel..:-) Neste caso nem foi troca de informação nesse sentido, pois andamos no mesmo sitio, é mais cortesia do que outra coisa..:-)
Em relação ao que fugiu só tenho pena pela amostra, mas não tarda chegam mais...hahaha.
Isto é muito diferente do mar dos Açores amigo, muito mais calmo excepto alguns dias. Obrigado mano e um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Filipe..:-) Obrigado amigo e eles tem diferenças, mínimas mas têm.

Mais estão para vir..:-)

Aquele abraço grande

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas Nuno..:-) Obrigado amigo e vem ai mais para malta curtir..:-)

Um grande abraço e muita saúde

Luís Malabar

Francisco Belo disse...

Boas Luís!
Estás numa zona de luxo com uns peixes a condizer!
Venham mais relatos desses monstros.
Forte abraço

Os Pescas disse...



Boas Francisco..:-) Obrigado amigo e fica atento que vem ai mais..hehehehe.

Um grande abraço e força nesses peixes :-)

Luís Malabar

José Pedro Cruz disse...

Mais um belo relato de uma grande pescaria e como eu gosto mais - com um video à patrão!

Venham mais peixes e mais vídeos!

Abração!

PS - Amanhã sigo com o Cuco e com o Cotinha para o paraíso, mas com um temporal à nossa espera... a ver vamos...

Os Pescas disse...


Comé grande Zé..:-) Obrigado amigo e só vos desejo umas grandes férias e que corra tudo bem..:-)
Espero que o temporal seja de pouca dura e que possam fazer umas grandes pescarias juntos..:-)

Um grande abração para todos e boa viagem..:-)

Luís Malabar

Inácio disse...

Grande Malabar!

Epah, o peixe é sempre aqueles XL e XXL mas além disso é de salientar que pelo que vejo nesse vídeo ...que mar brutal , nem mexe! Que grande combinação para deixar um pouco de inveja a qualquer pescador ;) eheh

Parabéns e continua!

Abraço ;)

Os Pescas disse...



Boas Grande Inácio..:-) Obrigado amigo e tens razão, este mar é mesmo brutal..:-)

Aquele abraço amigo e força nesses peixes

Luís Malabar