Os nossos amigos

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Tubarão na Fonte da Telha

Um pequeno Tubarão foi capturado por pescadores da zona da Fonte da Telha...



Pescadores da Fonte da Telha, em Almada, foram surpreendidos com o resultado de mais um dia de pesca. Junto de cavalas e outros peixes, um fez-se notar: cerca de um metro e uma força acima da média. Era um tubarão-anequim, espécie muito comum nas águas costeiras de Portugal.
"Não estávamos a contar com o tubarão. Veio junto de outros peixes, na rede de pesca, mas já estava moribundo. Mesmo assim, ainda abria e fechava a boca e mexia-se com muita força", conta Raimundo Silva, de 45 anos, pescador. O episódio aconteceu no início do mês, pelas 22h00. Raimundo e Armando são irmãos e, no período do verão, praticam a arte xávega, um tipo de pesca artesanal comum no mar da Costa da Caparica.
"Colocámos a rede a 500 metros da praia e recolhemos, com recurso ao trator", referiu Armando Silva, de 56 anos, acrescentando: "Como não tinha qualquer valor comercial e já estava quase morto, acabámos por deitá-lo fora." A espécie, segundo Élio Vicente, biólogo do Zoomarine, é das mais frequentes na costa portuguesa e não há registo de ataques a humanos.

Toda a prudência é pouca em época balnear... nunca se sabe!!!

Sem comentários: