Os nossos amigos

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

( Surfcasting) "Des”-Carregar as energias para mais uma semana de rotina


Boas a todos.

A época do surfcasting começa a aproximar-se dos meses que tanto gostamos, e como digo ao Filipe temos de continuar a ir aos “treinos”.
Era dia de semana, a vontade e a oportunidade de ir fazer uma pesca era muita. Sabiamos que não iria ser daquelas noites até de manhã, mas ia ser mais ou menos até à 3 da manhã. Sendo que tanto eu como o Filipe iamos trabalhar no dia seguinte às 9 da matina. Ia ser duro o dia seguinte, mas como diz o ditado “quem corre por gosto, não cansa”.




Para lá de tudo o que a pesca me tem dado, principalmente os amigos, cada vez mais me tem servido como retiro anti-stress e de relaxamento. Embora me deixe de rastos fisicamente, a mente fica limpa e preparada para mais uns dias de trabalho. Mesmo indo trabalhar muitas vezes depois de horas de pesca, algumas vezes de directa, e passar um dia inteiro de trabalho em pé, num espaço que normalmente está a uma temperatura constante entre os 35ºC e os 40ºC, conigo sentir que aquele cansaço me faz bem, me deixou relaxado, aqueles momentos ao pé do mar, a levar com a maresia me deixam preparado para mais uns dias no forno que é aquela cozinha. Sabe mesmo bem estar lá. Acho que todos deviam ter um escape, o meu é a Pesca e o Mar.




No dia antes da pesca vim a saber que a dupla 5 estrelas do oeste, João e Soares, se iria juntar a nós.
Para mim já estava feita a pesca mesmo sem saber se iria apanhar peixe ou não. Embora não estivesse lá o GANG todo, já eramos uma boa parte dele. E eu já sei que a boa disposição e boa companhia me iria acompanhar em mais uma jornada pelas praias.
Combinámos por volta das 19h ir apanhar o Filipe à saida do trabalho, mas como era dia de semana mesmo saindo de casa às17h já não me safei do trânsito malvado da ponte, mas mesmo assim cheguei a tempo de ir ter com ele à loja. Já o João que tinha saido um bocado depois de mim só chegou depois das 19h à porta de casa do Filipe.
Carregámos os carros e lá arrancámos rumo ao pesqueiro, mais uma vez seria a lagoa de albufeira pois tem-nos dado algumas bailas de bom tamanho, que é o que tem saido ultimamente no surfcasting. Pois nem sargos nem sarguetas, robalos nem robalinhos. Só sai mesmo bailas.

Quando lá chegámos o spot que queriamos já estava ocupado, e acabámos por ficar ligeiramente à esquerda de onde queriamos estar.
Rapidamente estávamos todos à pesca e para grande azar do Soares uma das anilhas de um passador da Helion partiu-se e este teve de pescar só com uma cana a noite toda.
As minhas pescas e do Filipe corriam um pouco para a esquerda, mas não pela corrente mas sim porque descaiam todas para o fundão que se encontrava mesmo em frente ao João e ao Soares. Lá de vez em quando as linhas passavam por cima umas das outras. Mas nada de especial.

E rapidamente começa o Filipe a gozar comigo pois já tinha tirado um sargo. Já começava ele a dizer:


                    Guilherme lá tens tu de carregar o peixe!!!

A mim esta picardia só me anda a ajudar, embora eu ande a carregar mais vezes o peixe, vai-me saber muito bem quando for ele a carregar o meu. E acreditem que esse dia há-de chegar. E outra razão que também ajuda a carregar o peixe, é que ultimamente alem de carregar o dele carrego o meu também, o que significa que as grades têm sido poucas.
Estava na hora de comer qualquer coisa para ganhar energias e sacar do cafézinho e juntarmo-nos os 4 a beber um quentinho e a desfrotar de boas conversas.
Era hora de irmos verificar os iscos, e o Filipe lá tira mais um peixe, desta vez uma baila.
Passado um bocado não sei o que se passou mas o meus chicotes começaram a partir sem parar, se bem me lembro parti 2 ou 3 de seguida. Lá resolvi o problema e voltei à pesca.
Ora peixe até agora só para o Filipe. Até que olho para a minha cana e pareceu-me estar toda direita. Aproximei-me e era mesmo isso, fio folgado e corrido para a esquerda. Era uma baila também jeitosa.





As horas iam passando e a actividade era pouca, os iscos poucas vezes eram comidos. E voltamos-nos a juntar para mais uma cafezada.
E começo a olhar para minha cana e parecia dar umas cabeçadas. Quando lá chego já a linha estava toda corrida para a esquerda.
Começo a recolher e já a linha estava para lá da cana do Soares, lá passo a cana por cima da dele e contiuo a ir para esquerda, e já sentia o peixe na escoa, mas quando reparo que a linha também estavam por cima da linha do João, já fui tarde e o peixe desferra-se mesmo ali aos meus pés. Só deu para ver que era mais uma baila boa que desta vez levou a melhor.


Quando cheguei ao pé deles, nem se tinham apercebido o que tinha acontecido e só diziam que os devia ter chamado. Ora a minha cana já estava longe deles, e se eu ainda fui a andar a distancia entre duas canas muito dificilmente me teriam ouvido.

Quando olho para o lado já estava o Filipe a tirar outra baila, eram quase todas muito bonitas...

Mas acontece uma vez ganhamos nós outra vez ganham eles.
As horas iam passando e estava a ficar tarde... Já não dava ara aguentar muito tempo foi iscar, lançar e beber mais outro café antes de começar a arrumar a tralha pois as horas não estavam a dar tréguas... E lá decidimos ir arrumando a tralha...


Mas não sem antes o Filipe tirar mais uma baila. Desta vez estava fechado o marcador, já eram quase 4 da manhã e era hora de rumarmos a casa.
O João e o Soares iam continuar até de manhã, mas até à altura não tinham apanhado nada.
Lá nos despedimos deles e fomos embora. A esperança deles era a nossa... Até ao fim é sempre de acreditar...


E...



Já iamos a meio caminho e liga-nos o João a contar que o Soares tinha tirado um bom sargo quileiro.
Até de manhã não tiraram mais nada.
Cheguei a casa já deviam ser umas 5h30 só dava tempo para dormir 2 horas e voltar à rotina do trabalho.
Cansado mas de corpo e alma revigorado por mais umas horas a fazer o que gosto na companhia de grandes amigos. A pesca é isto para mim.


Os dentinhos do menino... Fumador activo!!!






Este anda a rir-se muito para o meu gosto...






Material:
Canas: Daiwa PrimeCaster II, Shimano SAT, Yuki Maseraty, Vega Hellion Surf Evolution, Vega Hellion 4,50 (2), Tubertini Twin Flex
Carretos: Shimano Power Aero Spin Power, Shimano Bulls Eye (2), Shimano Aero Technium XSB, Vega Brava, Shimano Super Ultegra XSA (2), Shimano Ultegra XSB
Linhas: Yuki Kenta, Team Cormoura, Vega Power Line 100% Fluorocarbono, AwaShima Missile, Sufix 100% Fluorcarbono, Cormoura Revolution...
Anzoís: Hayabusa Chinu, Hayabusa FKS, Sasame Chinu
Iscos: Ganso nacional, Casulo, Carangueijo


Guilherme, FilipePC, Soares, Joaonumberone

4 comentários:

Francisco Belo disse...

Boas!!
Nada, como uma pesca ao final de um dia da semana para carregar baterias!
Sei e entendo perfeitamente isso. O pior é quando o despertador toca para ir trabalhar :))
Bonitos peixes. Força aí.
Abraço

Os Pescas disse...



Grande Guilherme..:-) Deixa estar que o dia do Filipe de carregar o teu peixe há-de chegar..hahaha. Vocês são é malucos, ir trabalhar com duas horas de sono e acredita que eu sei bem o quanto te custa...hahahaha. Bonitas bailas e em breve os peixes grandes de Inverno começam aparecer..:-)

Um grande abração para os dois

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Olá Guilhas, gostei muito da noite, isso acaba por ser o mais importante. Um dia destes vou eu carregar o peixe, faz parte. Um abraço.
Filipe.

Anónimo disse...

Belas bailas amigo, andas de mão quente. Força que os babalus devem estar a entrar. David.