Os nossos amigos

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Minhoca( Bicha) Branca

Minhoca Branca



(Fimoscolex Sporadochaetus)

NOME POPULAR: Minhoca-branca
FILO: Annelidae
CLASSE: Oligochaeta
ORDEM: Haplotaxida
FAMÍLIA: Glossoscolecidae

Descrição: A minhoca branca é um anelídeo de grande vivacidade, que se destaca dos demais por ter uma cor esbranquiçada. Além do branco o seu corpo apresenta tons de fluorescência que principalmente de noite produzem magníficos resultados.

Conservação: É um isco que pode durar dias ou semanas, desde que permaneça dentro de água e esta seja renovada regularmente. Já cheguei a tê-las 15 dias em casa no frigorífico.
Deve-se ter muita atenção com a cor da água, pois assim que começa a ficar suja, num ápice mata todas as minhocas.
A temperatura ideal ronda os 10º, ou seja elas no Inverno podem perfeitamente ficar fora do frigorífico.

Técnicas mais frequentes: Surfcasting onde é muito eficaz principalmente de noite para as bailas e robalos, que raramente resistem a sua vivacidade; tento e bóia, onde produzem bons resultados.

Espécies Alvo: Robalos e bailas preferencialmente. As douradas também são loucas por este isco. Produzem bons resultados também aos sargos e ferreiras.

Dificuldade de captura: Elevada. Não é um isco muito vulgar, nem facilmente identificável. Vive em zonas arenosas ou mistas( lama e areia). 

Iscagem: Ao contrário do que vejo muitas pessoas a fazerem e do que se vê em artigos, a meu ver é um erro matar esta minhoca ao espetar o anzol na zona da cabeça. Desta forma ela perde toda a vivacidade e fica espremida, como se vazasse. Ao contrário das titas que a meu ver tem solução quando isso acontece, esta minhoca não é a mesma após perder a sua melhor característica.
Deve-se iscar esta minhoca uns 2/3 cm abaixo da cabeça, mantendo-a viva, e iscando 3 ou 4 de cada vez fazendo da iscagem um autêntico festival de movimentos.
Pessoalmente isco pelo rabo até um pouco mais de meio, deixando o resto do seu corpo trabalhar à vontade. Como não toco na cabeça, não existe o perigo de matá-la.

Venda ao público: São vendidas em garrafas ou sacos de plástico com água, e o seu preço varia dos 2 aos 3,5 euros. Cada garrafa/saco traz cerca de 20 minhocas.

O que mais aprecio: A sua vivacidade e movimentos são fenomenais, capazes de provocar um predador voraz como são o robalo e a baila.
A sua cor branca e a sua fluorescência são muito eficazes na pesca noturna.

O que menos aprecio: A dificuldade em encontrar este isco, e a sua pouca duração fora de água.
Não é um isco fácil de iscar, visto que ao ser espetado perde grande parte das suas características. 

Vídeo demonstrativo da sua magnífica vivacidade



Ospescas

Sem comentários: