Os nossos amigos

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Os melhores Vinis/amostras para as Corvinas

Boas.



A escolha dos vinis para as corvinas dividem muito os pescadores.

A escolha é diversificada e não é simples escolher apenas uma ou duas cores... Confesso que estou distante da ideia de alguns pescadores da praça que acham que as cores nunca interessam, a melhor cor é a que passa a frente dos peixes... Hmmm... 



Sabem, normalmente esses pescadores são dos que mais passam tempo a escolher as amostras e que raramente aceitam comprar uma a toa. Sabem sempre ao que vão!!! Curioso.

Também estou longe de achar que o Tejo por ter águas barrentas praticamente todos os dias, ou a visibilidade ser muito baixa, a cor ser indiferente. Para mim a cor interessa, a cor é claramente um factor que pode fazer a diferença. Agora, o que pode alterar são as zonas, consoante os respectivos fundos, comedia, luminosidade e tipo de habitat. 

Existem aspectos que podem alterar e muito as cores, mas de uma forma geral vai se tentar deixar as cores predilectas nos últimos anos. Só para as corvinas. Na realidade um dos aspectos que me faz ter toda a convicção que as cores interessam é que a cor que mais robalos me deu até hoje no Tejo, praticamente não apanha corvinas, comparando com outras cores... Assim como as cores mais fortes as corvinas não dão grandes resultados ao robalo. Existem duas excepções, no resto pouco coincidem.



O que está em discussão neste tópico não é de forma alguma outros aspectos, aqui apenas se está a escolher algumas cores e formatos que acredito serem boas e que vos ajudem a garantir algumas capturas.

Tendo em conta quer vinis articulados, quer vinis fixos, fica um TOP dos Vinis que mais gosto e que mais confiança deposito. Deixo um top de 10 escolhas para vos minimizar os gastos. Acredito que para muitos possam existir outras cores, mas para quem começa pode acreditar que estas funcionam.



Também espero que entendam que tenho as minhas preferências, mas acredito que dentro destas cores, outros vinis de outras marcas podem funcionar bem...

Por fim não escolhi as cores por ordem, pois todas dão boas capturas.

Divirtam-se e sejam felizes...



TOP 10 CORVINAS:

- Savage Sandeel


 - BM KAKI


- Storm DON

- Lunker City 143 - ATOMIC CHICKEN

- BM VERT/ORANGE

- Lunker City 169 - METALLIC CARROT


- FIIISH CRAZY SAND EEL PINK


- Savage Lemon Back 

- Lunker City 056 - BUBBLEGUM ICE

- Savage PINK



Espero que vos ajude...


OSPESCAS



5 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas Filipe,
Bom post! Obrigado pela partilha!
Agora só falta acertar no spot... :)

Forte Abraço e aperta com elas

Anónimo disse...

Se possivel agradecia que me ajuda-se ,porque razão algumas corvinas vêm pelo lombo?
E como diz ,
Também estou longe de achar que o Tejo por ter águas barrentas praticamente todos os dias, ou a visibilidade ser muito baixa, a cor ser indiferente.
Como se pode comprovar que a corvina não vê ?
Como é que a corvina sabe onde se encontra a presa? ou o alimento?

E como e que deve utilizar a amostra para ter mais sucesso?

muito Obrigado

José Filipe

Os Pescas disse...

Obrigado Manel, o objectivo é ajudar, dentro do possível claro. Abraço.

Os Pescas disse...

Boa tarde José Filipe, não tenho certezas absolutas, mas julgo saber responder as questões.
Os anos de experiência e situações passadas, dizem me que:

1- As corvinas vêm muitas pelo lombo devido a quantidade delas que estão por baixo dos barcos, e aí podem acontecer duas coisas, ou ao darmos puxões ferramos uma muitas vezes com a fateixa, ou mesmo elas atacam para defesa territorial. São muitos barcos, com motores potentes em águas que andam a rondar os 12 metros. Elas retraem-se. Para a quantidade que as sondas marcam devia-se apanhar muito mais.
2- A corvina vê obviamente, apenas com a água barrenta do Tejo não vê a grandes distâncias, daí os ratlings ajudarem muito, não tanto para elas atacarem, mas sim para darem pelo vinil.
3- As corvinas funcionam como uma sonda, elas detetam movimento. O motivo porque não atacam é porque andam na época da desova e pelo amontoado de barcos.
4- A utilização depende da zona... A sonda aí manda muto. Há que ter atenção a cota de água onde estão localizadas, no entanto quer na vertical, quer lançando e recolhendo com toques de ponteira são animações que funcionam. Em zonas que prenda não se recomenda que se lance, mas sim que se pesque mais na vertical de forma a sentir bem qualquer prisão.


Por isto tudo, qualquer percepção de toque, seja o que for, tente sempre efectuar a ferragem, pois elas podem cravar em qualquer parte do corpo.

Abraço.

Francisco Belo disse...

Boas Filipe!!

Mais um dos teus grandes artigo :)
Tenho ido com o meu parceiro, tentar a sorte a elas de terra com vinil. A minha dúvida é.
Com multi no carreto, temos utilizado um chicote na ponta deste.
Será que compensa ter esse chicote ou convém pescar directo...Já vi das duas maneiras?
Ao utilizar esse chicote será que compensa utilizar fluorcarbono no rio?? Temos utilizado mono normal no chicote e já nos demos bem com isso...
Abraço