Os nossos amigos

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

( Bóia) Manto de Sargos entre amigos

Boas.

Após a última investida fiquei cheio de pica de voltar a sentir uns peixes...

O gradeiro Guilherme estava cheio de vontade de apanhar algum peixito... E embora eu não pudesse ir apanhar caranguejo, lá falei com o Alentejano para ele ir apanhar e ele 5 estrelas foi trabalhar para os 3. É aqui que se vê os actos das pessoas... Quem por ti der algo sem pedir nada em troca... É porque merece a tua amizade...




Bem... Era 5.30 já eu estava a porta dele para o ir buscar e fomos ter com o Guilherme. Ao chegar ao pesqueiro uma grande surpresa... Nem um pescador... Até comecei a pensar se tinham envenenado as águas... Ou então estava a ver mal... Bem, na realidade estava mesmo vazio...

Já levava a cana montada e em segundos estava a pescar... A maré tinha começado a subir a pouco tempo e estava com esperança... As saudades já eram muitas, depois de umas semanas sem pescar à bóia...
Mas... a actividade era nula... Azar, num dia em que se podia estar ali sossegado, e acreditem que é raríssimo, o peixe nem dava sinal. Mais de meia hora sem um toque estava a tornar-se frustrante. Cranguejos, ralos, lingueirão, Camarão, Batata... Nada de nada! Já estava a ver a coisa mal parada...

...

A maré lá foi subindo e finalmente sem ter qualquer toque anteriormente a bóia afunda repentinamente e o peixe já estava ferrado... Boa luta, já deu para sorrir... um sargo já porreiro, de umas 700 gr.. Que alegria... As águas estavam um pouco abertas e sabia que não era fácil assim enganar os sargos velhos, mas podia ser que aparecessem alguns já de bom porte... A época começa a convidar a tal...



E na realidade, do nada, a pesca mudou... Os toques foram se sucedendo e começámos a poder curtir o momento!

A actividade lá nos acordou... Finalmente. Pouco a pouco fomos sentindo peixe e fiz mais dois de seguida embora mais pequenos. O GRADEIRO... NADA!!! Mais a direita o Alentejano lá facturou um e desgradou... Ah... E o GRADEIRO... NADA!!! Já vos tinha dito?

Logo a seguir ferrei um bom, mas umas linhas que estão lá a frente nas rochas lixaram-me e lá se foi o peixe... Entre alguns que me comeram o caranguejo e lá se foram e os anzóis perdidos naquela linha lá ferro o 4º... E estava eu a meter o peixe na saca e tive que apertar com o GRADEIRO...

- " Olha lá, mas tu pensas ajudar a encher a saca ou só vies-te para gastar caranguejos?"

- " Estou a tentar... Mas isto e tal... Não está fácil"

- " Desculpas... Se não queres apanhar peixe, podias ir ao menos buscar um cafézinho a malta..."

- " Pera aí que já vou... "

- " Sabes que temos requisitos para se pertencer ao GANG??? Vou ter que falar com a administração do grupo!!!!"


Bem e lá continuei a dar neles e eles em mim, lol, pois na realidade muito peixe se perdeu... Nada como na última vez em que era mais peixe que mar...lol... Mas mesmo assim a subida da actividade deu para se fazer muito peixe, só que pescar com caranguejo com estes dentolas manhosos, leva a que se perca muitos mais do que os que se apanham...

O sol já estava bem alto e o calor a apertar, e malta ia chegando... Lá ao longe pareciam formigas... E eram tantas...

Fui comer e preparar-me para a 2ª parte, do outro lado, o Alentejano continuou e fez ali uns 3 ou 4 seguidos... O Grades finalmente apanhou um... E la me ri para ele... Ele estava com aquela sensação de frustração quando não está a correr bem e depois desgradamos... Julgo que todos sabemos como é. Quase sempre o alívio psicológico é maior do que o gosto em apanhar um peixe...

E resultou tão bem que enquanto eu comia ele fez mais dois sargos um deles dos bons e lá ia sorrindo para os meus botões... Sabe bem ver a malta safar-se...

Já de barriga cheia e com o pesqueiro hotspot cheio, ainda me deliciei a ouvir as caralhadas entre alguns... É sempre uma delícia ouvir tanta coisa bonita quando está a dar peixe... Como sempre, estou na minha e concentrado na pesca... Até acho que alguns sem aquela deslambida conversa nem se sentiam bem. Mais depressa dizem: Vai para o c...... Do que um simples olá. É a prova que a dicção foi absorvida na integra, o que pode ter as suas vantagens... :).

A paragem da maré deu mais um uns sargos, eu perdi muito peixe, mesmo muito... Neste espaço vi o Guilherme a safar uns 4 ou 5 sargos quase seguidos e a safar a pesca dele... O Alentejano continuava forte, e ia sacando peixe, eu é que realmente fraquejei muito... Entre o cansaço, dor de costas e um pouco de saturação, a verdade é que não estava a fazer bem as ferragens. Mas em parte ainda bem, não é preciso trazer todos num dia...

Entretanto lá ferro um bom e lá tirei a barriga de misérias ali daquela hora frenética. Estava a ser realmente duro sentir tanto peixe e não ferrar nada...



O vento, o cansaço e a fome, a juntar a falta de caranguejos fizeram-nos parar a pesca e ir embora... Para uma manhã deu bem para relembrar e fazer o gosto ao dedo... Deu para espairecer e estar com amigos...

E como sempre, entre amigos estamos sempre bem... Não se pode pedir mais, é sempre em altas... O GANG sempre unido e bem disposto...

.
 P.S.: FOTO ORIGINAL FACULTADA PELO GUILHERME


Ficam as fotos de alguns dos peixes do dia...









FILIPEPC, GUILHERME, FILIPE ALENTEJANO

2 comentários:

Anónimo disse...

Granda teca de sargos amigo. Parabéns.
João.

Pedro Nunes disse...

Boas pessoal!
Uma bela duma teca de sargos...
Parabéns e força aí