Os nossos amigos

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dourada pelo Tejo, mais uma burra ...

Boas.


Regresso ao Tejo para mais uma jornada...

A época a elas está numa altura em que se tivermos sorte podemos facturar umas quantas... Tem sido um ano incerto e tirando alguns que só pescam... Ir lá no dia de folga é muito complicado e obriga a acertar em N variáveis... Por isso digo que não tem sido nada fácil... Sim tenho apanhado, não tenho é tempo de fazer relatos, mas tenho penado muito...

O spot milagroso dos últimos anos não tem dado nada, e isso obrigou me a procurar outros spots, mas esses sofrem mais com ventos e mar, o que me limita muito os dias em que vale a pena ou não lá ir... Se a isto tornar a dizer que raramente tenho tempo, entendem que o grau de dificuldade é cada vez mais elevado.

Bem, mas numa manhã destas tive umas horitas para ir fazer uns lançamentos e como o dia marcava pouco vento decidi ir fazer uns lances... Mas não há bela sem senão pois a maré estava ao contrário do spot que tenho pescado e lá tive que ir procurar uma zona que me desse abrigo...

Chegado lá um sossego, nada de barco e o mar calminho, mesmo ao meu gosto... Esqueci me de dizer que só tinha lingueirão de uns dias e casulo, nada mais... Depois de fundear foi tempo de montar as canas, ambas a chumbadinha com gramagens entre 20 a 30 gr. O mais leve possível para deixar os tensos trabalharem bem e chamarem o peixe... tinha umas 4/5 horas para tentar fazer a pesca, a tarde havia muito que fazer...

A maré corria bastante pelo que o movimento da chumbada era constante... De cana na mão é um must, sente-se cada pedrinha, cada ostra dos fundos... E não há vazão aos estralhos que estão sempre a ser trocados... O primeiro contemplado do dia foi um maravilhoso charroco... Sim o peixe qu eme persegue neste lindo estuário... De seguida um alcorraz... E depois outro... E a seguir uma baila anã... O casulo a fazer das suas... lol. O Lingueirão ia e vinha como se nada fosse!

Peixe de jeito, nicles...

Mudei o lingueirão e isquei sem casca... Mas só tive a sorte, lol, de apanhar logo de seguida outro belo charroco... Estes peixe não entram em extinção certamente, comem de tudo, são muito resistentes e boa boca...

Bem as 8, já eram 9, e as 9 já eram 10, e como eu tinha que ir embora até ao meio dia...

Vai de caprichar... Empates duplos para o casulo e triplos para o lingueirão que cheguei a pôr aos 2 em cada iscada... E finalmente tive um toque de jeito, uma grande mocada no lingueirão, peixe ferrado, ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, arranque já com alguma força...peixe a trabalhar, mas infelizmente desferra me já a 5 metros do barco, já lhe via o dorso... Era uma boa dourada... Uma azia!!! Lol... Bem, mas há que ter força e continuar pois a beleza da pesca é esta mesmo.





Isco bem e pimba lá para dentro... E logo de seguida estava a preparar mais uma "chucha" de casulo e nem estava a olhar para a minha cana e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, ia saltando do barco, fiquei logo alerta, cana na mão toda dobrada, drag a disparar metros, cabeçadas... Era outra dourada, esta um pouco maior pela arrancada, a gaja dá me a volta ao barco em segundos, e lá fui acompanhando o movimento, ela tentou 3 vezes arrancar direito ao fundo, pois com as ostras elas vão de boca e cortam as linhas... Fui arriscando e lá tentei levantá-la algumas vezes... Sentia que era boa, tinha acima de tudo força, dava cada marrada! Estes momentos de prazer ninguém nos tira... São únicos e personificam o amor que temos pela pesca. A minha pica está em termos de peixe, em senti-lo, em poder viver aqueles segundos. É algo indescritível. Qualquer pescador que ame esta modalidade entende isso. É um momento de ligação a natureza que fica marcado. Existem noites em que me deito a sonhar com isto, com douradas, robalos, anzóis, fateixas... É cada sonho que enfim... Podia estar a sonhar Megan Fox, mas não, sonho com douradas... Enfim, pancadas... Ninguém manda me terem dado uma cana aos 4 anos... :).

Bem, fui trabalhando a menina, desculpem, a senhora, até junto do barco para poder encestá-la... Correu bem, esta tinha dois anzóis bem cravados e não foi embora... Uma alegria enorme... Lindo peixe.

Ainda fui tentar arranjar o par desta, mas só apanhei mais dois peixes... Um com o casulo... Um lindo ruivo, que era pequeno e foi solto, e outro com o lingueirão... Adivinhem!!! Mais um charroco que me fez saltar do banco pois para ir ao lingueirão julguei ser outra dourada, mas quando agarrei, cabeçadas secas... sem força, sem continuação... Até lingueirões com casca eles comem... Vão ser eternos no Tejo... Quando só houver disto, vão ver que fazemos deles um exemplar digno! lololol.

Ficam umas fotos, numa manhã que soube a pouco e prometeu mais...

Até breve ;)... Vão ver que sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!








Material:

Canas :Hiro Bellona 2.70 mt., Tempest 2.10 mt.
Carretos: Sakura ALPAX, Shimano SX 6000
Linhas: Vega Potenza ST, Asso Fluorocasting
Iscos: Lingueirão, Casulo


FilipePC

2 comentários:

Pedro Nunes disse...

Boas Filipe!
Nem mais, esta é uma altura que para quem gosta de pescar esta espécie está sujeito a fazer uma boa pesca, sendo em alguma quantidade ou qualidade...
Deixa lá que os charrocos aqui na ria formosa também estão ao pontapé, acho que isso nunca vai acabar :)
Bonita dourada essa que conseguiste trazer, parabéns..
Abraço e força aí.

Os Pescas disse...

Mais uma linda menina amigo :-) Aproveita bem e cuidado para a rita não desconfiar dos teus sonhos..hahaha.

Grande abraço mano

Luís Malabar