quinta-feira, 26 de novembro de 2015

( SURFCASTING) WINDBURRO!!!

Boas.

A época do Surfcasting já começou por aqui e já temos uns quantos relatos para se fazer. Por ter sido a junção de mais elementos, dei primazia a começar por este relato, até porque tivemos a estreia do Rui com a nossa malta. Desde já espero que ele tenha gostado. Tentámos fazê-lo sentir se " em casa" como sempre fazemos a quem vem e está por bem. Parece me que se encontrou mais um bom elemento para nos acompanhar quando quiser. Calmo, sociável e companheiro, o Rui conheceu a malta pela primeira vez no Sábado passado... Como a semana tinha sido de peixe e de boa qualidade,, resolvemos ir logo após o almoço a fim de garantir lugar, pois éramos 6, o que representa muitos metros de praia ocupados e ao Sábado...  O WINDGURU, perdão... WINDBURRO marcava chuva para a tarde e a partir das 19h, nem uma gota... Falámos e tal... Mais valia apanhar ali 3 horitas de chuva e ter lugar do que ir só ao escurecer e ficarmos apeados...

Há hora combinada a malta começou a chegar e parámos para tomar um café e um pastelzinho de nata... A zona estava ao rubro, eram corvinas e bailas pelos cafés ao monte!!! Imaginem a nossa fé!

Escolhemos uns atalhos e fomos dar a meio da praia, supostamente para andar menos... lol, julgo que ainda andámos mais ahahah! Lá vem o ditado: Quem se mete em atalhos, mete-se em trabalhos... O Rui lásaca do seu carrinho para o material e eu começo a ver o caminho e só pensei... Bem... Ainda se tivesse motor!!!

Chegados a praia... Sempre em grupos de 2, lá montámos o material, o mar estava maior do que era previsto o que nos agradava... A ideia de dia era apanhar uma dourada ou outra e de noite procurar os sargos... A chuva estava a ajudar e nem um pingo. Com o Windguru a marcar tanta... Era um motivo de satisfação.

Rapidamente se deu com o peixe possível, as iscadas começaram a vir ratadas, mas com rasto ou seja para entenderem a diferença. Quando uma iscada vem toda ratada, ficando só anzol diversas vezes seguidas em pouco tempo e não se vê a cana bater, quase sempre é o pilado. Podem tentar com os dedos tocar na linha a fim de sentirem as imperfeições e pequenos cortes que eles deixam. Ao invés quando a iscada vem ratada, mas costuma vir pequenos bocadinhos da iscada, é quase sempre peixe miúdo. Mesmo com peixe miúdo no pesqueiro, como eu estava a dizer lá se deu com o peixe, e o Emanuel começou a facturar... Bailas e pequenos sargos, a maioria devolvido tirou ali alguns, e como sempre a malta ia fazendo a festa... O normal!

Fotografias e vídeos que ilustram bem a forma como vivemos isto...

Peixe atrás de peixe, lá se ia fazendo uns quantos e ele lá sacou a única dourada da tarde, mas não foi isto que fomos a procura e foi prontamente devolvida. Mesmo com dificuldades, julgo que sobreviveu e lá a vimos regressar...

Estava na hora de comer, e o Emanuel levou um frango assado, batatinhas pala pala e ainda um mini fogão para fazer cafézinho na hora... Reparem bem no pormenor da espuma em plena praia...

Como diria um grande amigo meu se lá estivesse:

- " Isto é que é qualidade de vida!!!"

Antes mesmo do anoitecer o Joãonumberone saca um bonito pregado e lá desgradou... Com alguma actividade e com o WINDGURU a não nos dar a chuva prevista estávamos com fezada... A praia encheu e eram pirilampos pelas areias fora... As bailas continuavam a ser o peixe mais apanhado pelo Emanuel e do outro lado o Santos facturava uns sarguitos. O Rui também estava de sarguitos e bailas e eu idem aspas.

O Santos "obrigou-nos" a dizer que lançava muito...

Fomos ter com eles e beber um café do Santos. O Rui aniversariante daquela noite levou um bolinho para acompanhar com o café. Um verdadeiro luxo.

Era uma meia noite e a noite um luxo, o perigo da chuva tinha passado e estávamos com esperança que a viragem desse uns peixes melhores, pois havia algum peixe, e o Emanuel então já ia com mais de 20 capturados, mas... Peixe grande nada. Uns sargos aceitáveis e umas bailas, de resto só miudeza.

As canas estavam sempre a desiscar o que obrigou a muito esforço, a muitos km´s... Estava eu a tirar uma baila e vejo o Emanuel a trabalhar um peixe. A cana pela curvatura deixava antever algum peixe grande... Tanta luta e no final... Um safio. Xiça!!! Até tinha tamanho, mas ele soltou-o. Quando dissemos ao Santos, ele... Tipo arrastão centenário!!! - " Oh meu, mas deitas-te fora o safio. Davas-me!!!!!!!!!!!!!! Isso faz cá uma caldeirada... E a risota foi geral...

Estava com tanto calor que aquela hora estava só de t-shirt e um casaco fino... Grande windguru...

Fui iscar de novo as canas e resolvi sentar-me a comer o frango que o meu amigo levou para nós... E nisto... Ping ping!!! Ping Ping ping!!!!!!!!

- " Emanuel... Caiu me umas pingas!!!"
- " Sim senti..."
- " Mas vê lá o que está a dar o windguru... Não dava chuva nenhuma, nem um pingo para Domingo..."
- " Eu sei... E não dá, vês!!! Limpo."
- " Deixa, deve ser só uma nuvem..."

E voltámos a faina... Só que, aquela nuvem devia ser muitooo grande... O ping ping, ficou pong poong e nós ficámos uns pintos... Sem dar peixe, o João e o Soares foram os primeiros a desistir...

Com apenas dois peixes cada e com a chuva a cair copiosamente eles lá foram embora... Decidimos ficar, mas a coisa estava complicada... O tempo ficou terrível, a chuva era muito e gelou-nos.
Este site que se chamava a uns anos e bem WINDGURU, bem pode mudar de nome para WINDBURRO!!! Não acerta uma! Xiça, já chateia.
O Emanuel adormeceu com o frio e eu ainda fui tirar dois peixes as canas dele. Uma baila e outro safio, ainda maior que o primeiro. Desta não o deitei fora e fui dar ao Santos que com um sorriso aceitou e juntou aos sargos dele.

Ainda lutámos por aguentar, mas a maré cada vez mais vazia e nós a sofrer com o frio pois não esperávamos aquilo, lá falámos com o resto da malta e arrumámos a tralha. Ficar assim até de manhã era um sacrilégio.

Subir as dunas com o carrinho do Rui ai ai... Aquilo realmente dá jeito, mas só a direito!!! Mais importante que a pesca foi a onda do costume... Muita alegria, muita boa disposição, almoço na praia, café quentinho, amizade... Muita amizade. Faz parte do sentido da vida. Ela tem que ter algum significado...

O peixe não era o que se esperava depois da semana anterior ter sido tão forte... Mas foi o que deu. Muito peixe devolvido, poucos peixes em condições e nada de grande registo... O Emanuel deve ter apanhado uns 30 peixes, ainda trouxe uns 15... Uma pessoa procura dois ou três em condições, não este tipo de pescas. Mas enfim, foi o que deu... Um pregado, dois safios, muitos sargos, muitas bailas, nem sinal de robalos, nem um... Enfim. A pesca é como é.

Agora que começou a época de surf para nós, até Março, esperamos dar com alguns peixes. Vamos ter fé...

Em breve voltamos a juntar-nos... Podem crer que sim...

As pescas não foram nada de especial, o Emanuel ainda fez uma teca boa, mas o peixe grande não apareceu...
Ficam algumas fotos de alguns de nós, foi o que deu...
Sargotes e muitas bailas. Nem um robalo, nem uma dourada de jeito...

Material:

Canas: Vega Elite ( 2), Vega Supercore, Vega Hellion, Cinnetic Black Star, Yuki Taylor X6, Daiwa Tournament Z, Daiwa Tournament Caster Hybrid (2), Daiwa Sky Caster Hybrid, Daiwa Prime Caster,  Barros XK, Shimano Power Aero Sensitive, Shimano Surf Leader

Carretos: Shimano Bull´s Eye 9100 ( 5), Shimano Aero Technium XSC, Shimano Aero Technium XSB, Shimano Ultegra XSC (2), Shimano Ultegra XSB (2), Daiwa Saltiga Surf, Daiwa Tournament Z 45 QD MAG SEALED