Os nossos amigos

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

( SURFCASTING) Não tenhas pressas!!!


Boas.

De volta à escrita, não é que não tenha ido à pesca, mas o trabalho e outras coisas boas da pesca me têm tirado muito tempo para poder partilhar com vocês a minhas pescarias...

Agora apenas tenho 1 folga por semana e quase sempre à quarta-feira. O que me obriga a fazer uma coisa que não gosto muito que é ir à pesca sózinho. Mas nem sempre é assim, umas vezes tenho tido companhia, quer do Filipe, Luis Passeiro e João Paiva, são quem mais me fazem companhia durante a semana e vão trabalhar todos rotos no dia seguinte depois de uma noitada de pesca...

Nesta pesca que vos vou relatar lá tive de ir eu sozinho. Tentei convencer algum maluco do Gang para vir comigo mas não consegui. Mas tal como vos já disse se agora quero pescar, ou vou sozinho mais vezes ou não vou.
Neste dia não tinha pressa pois como ia sózinho, ia só depois de jantar e tinha ficado de ir buscar o isco a casa do Filipe que me fez o grande favor de me orientar isso para não perder tempo durante o dia e poder estar com a familia.
Mal cheguei a casa dele fui logo incumbido de uma tarefa: “Dar a sopa à sua filhota”. Disse logo que por mim era na boa que podia tentar. No meio disto o Filipe diz-me uma coisa, em que eu também partilho da mesma opinião, para não ter pressa, estas são as melhores pescas....
Lá continuamos na conversa e por ali fiquei uma boa meia hora a dar a papa à pequenota e a receber uns sorrisos que nos fazem sentir mesmo bem.
Embora a companhia fosse muito boa, eu tinha um encontro com o mar nessa noite e depeço-me de todos e agarro no isco e volto a ouvir: “ Não tenhas pressas, estas são as melhores pescas....” E lá fui eu!
Cheguei à praia e vi logo que a coisa não ia ser facil. Primeiro que tudo não se via ninguem naqueles extensos areais à pesca. O mar estava forte como eu sabia, mas depois da viragem da maré por volta da uma da manhã ia começar a cair. Mas o que me deixava muito apreensivo era a marca da areia molhada da ultima maré cheia. Se a água ali chegasse não havia escapatória possivel, era banho na certa. Não que estivesse em perigo, mas sujeitava-me a ficar com as tralhas todas molhadas.
Decidi então começar a pescar apenas com um cana e assim podia observar melhor o mar e tirar todas as dicas que ele me dava para saber se a maré ia chegar até cá acima.
Pouco depois da meia noite e ainda sem nenhum peixe e nem iscadas ratadas decido montar a segunda cana.
Enquanto esticava a cana pareceu-me ver a Elite a dar uns toques de ponteira e fui logo recolher. Senti logo que tinha peixe não muito grande. Um sargo de umas 400gr que devorou por completo a amecirana.
Isco a cana e volto para acabar de montar a SkyCaster e vou lançá-la no meio de dois cabeços já que a Elite estava num cabeço e assim explorava dois tipos de fundo.
As hora passavam e nada e a maré estava quase a vrar ou já tinha mesmo virado.
Não estava a gostar da maneira como a Skycaster estava a pescar, a chumbada não agarrava no fundo mas também não corria, a ideia que me dava é que não havia nenhum relevo no fundo que era sempre a direito. Como isso não me agrada nada, lá isquei uma americana e deixei à mesma o espeto no mesmo sitio mas dei 10 passos ao lado e lancei.
Por incrivel que pareça senti logo que a chumbada tinha agarrado bem no fundo e que fazia alguma pressão a recolher o que devia ser um fundão e deixei estar.
Virei-me para verter águas e quando olho de novo para a cana já estava a direito. Pensei logo em bailas, e dito e feito uma boa baila que ainda de uma luta engraçada na escoa pois o mar tal como disse estava forte.
Vai iscar outra americana e voltar a lançar no mesmo local, 10 passos ao lado e até podia confirmar que era no mesmo sitio pois estava na areia marcado o arrastar da chumbada.
Tempo para me sentar e repor energias com uma sandoca e um café.



A Elite continuava na mesma e a isca ia e vinha. Já a SkyCaster dá um valente mocada e a linha fica toda corrida. Peixe trabalhado e desta feita um robalo.
Foi então que começo a magicar que tinha encontrado o buraco onde eles estavam escondidos. Volto a lançar no mesmo sitio. E desta vez nem tempo tive para me sentar, a cana dá uma valente mocada e ficar direita. Era o irmão gémeo do robalo...
Para mim a pesca já estava feita e já tinha feito o gosto ao dedo. Já eram 3h30 e e ia trabalhar na manha seguinte mas decidi ficar mais um bocado.
O tempo ia passando e actividade parecia ter desaparecido. Decido então que estava na hora e começo a recolher a Elite para a desmontar e vejo a outra a bater e ficar a apontar para as estrelas. Mais uma baila esta mesmo grande e gorda.
Olho para a caixa das americanas e só tinha mais duas. E digo para mim mesmo:” Iscas uma e lanças e preparas a outra iscada. Desmontas a Elite e comes uma sandoca. Quando acabares trocas a iscada e fumas um cigarro. Se não der nada vais-te embora.” ( isto de pescar sózinho até nos pomos a falar para nós próprios e a delinear os planos da pescaria. Eheheheh)
Acabo de comer a sandes e lá vou eu trocar a iscada para a ultima americana XL. Lançamento para o buraco e sento-me a fazer um cigarrinho. Quando o vou a acender vejo a cana a endireitar-se quase à velocidade da luz.
Agarro na cana e começo a recolher. E não sentia NADA... Nem chumbada nem nada. Recolhi, recolhi e recolhi, até que já bem perto da linha da água sinto um peso grande e o peixe dá uma arrancada. Percebi logo que era coisa grande, e que tinha de ter calma para o tirar, embora o mar já tivesse caido um bocado tal como se previa, a escoa naquela praia é muito grande e qualquer erro podiam custar o peixe. Subia e descia, o peixe levava linha na escoa, até que aproveito uma boa onda para o por a seco e de seguida dar uma corrida até ele e deitar-lhe a mão.
Nem queria acreditar no tamanho do bicho. Era um record para mim de certeza. Sentei-me na cadeira a observar o peixe. Olhei para um lado e outro e não havia ninguem com quem partilhar o momento. Voltei a lembrar-me que se agora quero ir à pesca muitas vezes tem de ser sózinho...

Olhei para as hora e já estava tramado era 5 e pouco e ainda faltava arruamar a tralha, a viagem para casa e às 8h30 já estava o despertador a tocar.
Mas como todos nós sabemos quem corre por gosto não cansa.








Grande abraço e até breve
Guilherme



Material:

Canas: Vega Elite 4.25 e Daiwa SkyCaster II Hybrid

Carretos: Shimano Bull's Eye (2)

Linhas: Cinnetic SkyLine 0.20

Estralhos: Sufix 100% Fluorocarbono 0.38

Anzóis: Hayabusa FKS e Hayabusa Chinu

Iscos: Casulo, titas, americano



Guilherme

3 comentários:

Pedro Franco disse...

Nas calmas, nas calmas lá mataste um grande robalo, parabéns pela faina e relato.
Abraços e continuação de bons lances, seja só ou acompanhado, o importante é lá ir!!!

Os Pescas disse...

Um lindo peixe, capturado por um pescador cada vez melhor... Grande amigo, um abraço forte, e dá neles.

Anónimo disse...

Parabéns seu gradeiro e sushi man..hehehe. Já sabes que agora só podes apanhar tarolos, senão estás lixado..hahaha.

ganda Gui, aquele abraço e porrada neles :-)

Luís Malabar