Os nossos amigos

sexta-feira, 22 de junho de 2018

( BÓIA) 30 MINUTOS À BENFICA...

Boas.

Regresso para mais uma pescaria de bóia neste ano tão complicado pela minha zona...

Fui apanhar uns corre corre para pescar e em meia horita lá consegui o suficiente para mais 2 ou 3 pescas de bóia...

Preparei tudo na noite anterior, empatei muitos anzóis e lá fui eu no dia seguinte... Eram umas 16 horas quando cheguei ao pesqueiro e estavam para lá 4 ou 5 colegas a dar na luta, mas queixavam se da música que já conheço este ano... Lá montei a cana e comecei a tentar a Norte visto que a maré ainda estava com 2 horas e meia de enchente... Bóia no fundo, uma safia... Água... Mais um lançamento... Bóia no fundo! Um sarguito de 20 cm. água... E durante uns 20 minutos estive a pescar ao peixágua!!! Fiz uns 15 peixes, dos quais apenas guardei 2, uma safia jeitosa, e 1 sargo de uns 25 cm. mais ou menos... Muito peixe, mas nada de qualidade...

...


De repente, nada... A enchente foi dando água ao pesqueiro e nem pequenos nem grandes... A Norte, nada, a Sul, nada!!! A malta  via se mesmo que estava frustrada... E eram umas 7 horas e ficámos só 3 a pesca... A minha ideia continuava como nas últimas pescarias, ou seja... Tentar safar a pesca... As águas muito abertas não permitiam grandes veleidades e ali a Sul tive apenas um bom peixe agarrado que venceu a luta e desferrou depois de uns segundos valentes de luta. Era um bom peixe... Foi pena! E fiquei novamente mais uma meia hora ou mais, já nem sei sem sentir um único toque!!! Roçava o desespero... Os 3 resistentes lá continuávamos e fomos rodando todos os buracos que dominamos a procura do peixe... Mas acaba por ser desmotivante e acaba por ser necessária muitaaa paciência para esperar por um bom peixe... Eram cerca de 20 horas e perco um anzol e sento me no panier... Fiquei a pensar se montava ou se me ia embora...

...

Como tem sido hábito, este ano, agarrei no telemóvel e fiquei ali uns minutos a relaxar e a falar com a malta... Os meus colegas de pesca mantinham a mesma toada!!!

...

Mas eis que de repente, do nada tudo mudou!!! O tempo em minutos escureceu, a água translúcida, ficou preta, sim, literalmente negra... Escura mesmo... Lá na frente, um deles, diz me que sentiu seguido 2 peixes bons... E eu lá fui montar novamente o tenso e agarrei na Forza e lá fui!!! Eram 8.50, tínhamos minutos de luz!!! E a pesca é linda, é maravilhosa, é fantástica por isto mesmo!!! Em segundos tudo muda... Às vezes até num lançamento tudo muda!

...

E mudou!!! Assim que meto a bóia na água... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, bóia no fundo, peixe forte na luta pum, pum, pum... Luta bonita e peixe a seco... Içagem perfeita, tudo tranquilo, e olho para o lado e lá estavam os outros dois também com peixe... Tirei rapidamente o peixe e pimba para dentro e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, peixe novamente bruto, estão cheios de força, cabeçadas pum pum pum... E já perto da pedra, esperei a subida da água e icei novamente o peixe. Perfeito...

O ritmo era explosivo, e eu curtia o momento, que na pesca e na vida têm que ser valorizados e aproveitados... Lá continuei a procura deles, e faço mais 2 de seguida, a bitola era mais pequena, mas jeitosa... Estava mesmo a ritmo alto, e nem tinha tempo para respirar, era aproveitar pois o peixe com a reponta ali no pôr do sol e final do dia, com a água repentinamente negra, saiu para comer sem medos... Todos a ferrarem peixe, ZZZZZZZZZZZZZZZZ, mais um, bóia no fundo, e pum pum pum... Peixe a ser recolhido direito a pedra e como sempre aproveitei a subida da água e fiz a içagem, sem stresses... Tudo a correr sobre rodas... Eram uns a seguir aos outros, peixe já muito bom, e sempre a cabeçear...

...





O dia começava a desvanecer e eu já mal sabia da bóia, e lancei na mesma... No meio da água escura, e do escuro no horinzonte já nem sabia bem acompanhar visualmente a bóia, mas, lol, esticava a linha e ZZZZZZZZZZZZZZZZ, pum pum pum, peixe agarrado, peixe trabalhado e peixe a seco...TOP! Brutal! Sem ver já nada, ainda resolvi lançar de novo, numa onda do tudo ou nada, pois o risco do multi ir a pedra e ficar sem ele era muito... Mas lá arrisquei e foi igual, linha esticada... Pum pum pum... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, peixe ferrado, trabalho o dentolas bem, com muito mais cuidado pois já não sabia bem distinguir nada, e era mesmo por intuição e conhecimento do pequeiro... Outro a seco... E tive que parar, mesmo estando lá peixe. A noite tinha chegado e já não dava mesmo para mais... Foram 30 minutos à Benfica lol, e foram 30 minutos que valeram por uma tarde desesperante de pesca... Fiz muito peixe no total... Se contar com os que apanhei quando cheguei tirei mais de 30 peixes, mas levei apenas 15 para casa... Tirei umas fotos aos maiores e lá fui para casa todo satisfeito... Não foi mau, não me posso queixar para o que tem sido... Mas foi aquele final de dia mágico pois a pesca em si foi sofrida mais uma vez... Tenho muitas saudades daquela actividade frenética de outros anos... Mas fico satisfeito com o que consegui...

Em breve torno lá ainda a ver se faço mais 2 ou 3 pescarias antes do fim do mês...

Até lá malta, divirtam se e sejam felizes...







MATERIAL:
CANAS: Vega Blazer Float, Vega Forza Special
CARRETOS: Sakura Alpax, Shimano Twin Power FB
LINHAS: Vega 8X  braid, Vega Super tech 100% fluorocarbono 0.245mm.
ISCOS: Caranguejo, Batata


FILIPEPC

Sem comentários: