Os nossos amigos

terça-feira, 17 de julho de 2018

( SURFCASTING) MAR ARDIDO... SERÁ SÓ ESSA A EXPLICAÇAO?

Boas.

As saudades de ir a Costa Vicentina eram enormes, este ano fiz por lá 5 ou 6 pescaria e todas foram de qualidade... Desta decidimos mudar de praia, mas apostámos numa que tinhamos a noção que era uma boa aposta... Em teoria é tudo bonito claro!!!

Combinei com o João e lá fomos directos ao pesqueiro, uma hora e meia de caminho e estávamos lá... Ao chegar ninguém a pesca, apenas uns surfistas, mas já eram perto de 7 da tarde e foi o tempo de armar as canas... O mar estava brutal, fizemos uns laçamentos para ver o comportamento do mar e reparámos alguma corrente lateral e também que se ficasse lá muito tempo ia arear muito... Talvez naquela praia estivesse mar demais... Uma pessoa não conhece a praia bem... Noutra praia das que conheço, diria que estava top, mar bem mexido, muito espumado com várias sequências de ondas, mas sem serem abusadas.



Tínhamos os iscos quase todos menos americana, e estávamos bem preparados para uma noite de glória... Estava mesmo cheio de fé...

Devido ao estado do mar comecei logo com pirâmide de 130 e 140, consoante a cana, mas tive que mudar, para 150 gramas... Mesmo assim, corria um pouco... O dia começava a baixar o sol, e sentimos actividade de rataria...




O João tira, um sarguito, devolvido, eu tiro outro, devolvido, ele passados alguns minutos tira outro, e eu na cana da ponta tirou outro... Iscos ratados, peixe tudo devolvido, mas era um sinal importante, estando de dia, quem sabia... Gosto quando é assim, normalmente dá peixe...

De seguida, o João tira um peixe que nunca tirei, uma Palmeta... Que peixe bonito, também devolvido, como é óbvio...




O sol tinha se posto e o dia começava a escurecer, quando o João tinha a linha caída e corrida, e agarra na cana e começo a ver a Sky vergada e pimba, um belo sargo. Bem ficámos entusiasmados, pois com actividade e com o mar assim batido, mesmo estando difícil estávamos mesmo com esperança no dia em si... A noite pôs se, eu estava sedento, olhava para todas as canas à espera de um movimento, de uma linha caída, de uma grande pancada...
Algo não se alinhou nos astros... Os minutos passavam, as horas passavam, a maré já ia pert da reponta já eram 11 e tal e nem um toque em 5 canas... Nada, os iscos iam e vinham... Sentia me mesmo triste... Mas o que estávamos a fazer mal? Trocava de iscos, trocava de montagens, mais acima, mais abaixo e nada... O Numberone entretanto adormeceu lá para a meia noite e tal... E eu passei a tratar das 5 canas, trocava iscos, trocava montagens, umas areavam tinha que fazer tudo de novo... Epa que tristeza... E nada... Os iscos iam e vinham...






Nisto estou a andar pela areia e dou um pontapé na areia e eis que tudo se clarifica para mim... A areia ficou uma árvore de natal, eu comecei só a passar o pé e aquilo só filmado... Às vezes apanha se um pouco de ardentia, mas assim, acho que nunca tinha apanhado... Era impressionante, o areal ficava um candeeiro grande, aí sim, disse para mim... Chega!

Imagino que alguns me vão dizer que já fizeram boas pescas com ardentia... Acredito que possa acontecer, posso vos dizer que os meus primos são profissionais e quando está ardentia não saem ao mar, e que eu já apanhei umas 10 x uma ardentia forte, não tanto como nesta noite mas muito, e fiz 9 péssimas pescarias e 1 satisfatória... Não fiz até ao dia de hoje nem 1 boa pesca com muita ardentia...

Eram uma meia e chamei o João, mostrei lhe o areal, e ambos decidimos que para estar a sofrer não valia mesmo a pena... Arrumámos o material, e rumámos a casa...

Na minha cabeça foi a ardentia, pois numa praia tão boa, com um mar tão bom para o Verão, que é raro, é inacreditável como em 5 canas nem uma tira um peixe de noite...

Viemos em amena cavaqueira, aceitámos a derrota nesta pescaria... Foi a 1ª má pescaria na Costa Vicentina este ano... Acontece... Há que saber perder... Não desanimei, e já estou pronto para mais...

Malta, até breve e boas grades!!!

Um abraço.










Material:
Canas: Vega Metallica, Vega Potenza Legend, Vega Blazer Surf, Daiwa Sky Caster hybrid (2)
Carretos: Vega Hurricane, Shimano Kisu competition, Shimano Fliegen, Shimano Surf Leader 35 (2)
Linhas: Vega World Champion, Vega F-TECH, Sufix 100% Fluorocarbono
Iscos: Casulo, Caranguejo 2 cascos, Titas, Lingueirão, Bomboca, Ganso Nacional



Filipepc, Joãonumberone


1 comentário:

JCO disse...

Caro Filipe,
Nessa praia, a ardentia só faz mais diferença em noites escuras. Pelo que vi nas fotografias, o mar estava mesmo bom e aí, sai mais peixe a encher do que noutra maré. A ardentia, está lá todos os dias, principalmente no Verão, o pior é o lixo que nesta altura do ano por vezes não deixa pescar.
Ali, naquele pesqueiro alto, já lá fiz grandes pescarias com ardentia, mas também já lá tive a minha cota de grades (com ou sem ardentia).
Abraço,
José Carlos Oliveira