terça-feira, 10 de julho de 2018

( SURFCASTING) UMA RAPIDINHA EM SANTA CRUZ!!!

BOAS.

Regresso às areias para uma pescaria de surfcasting muito rápida!!! O Guilhas queria ir fazer uns lançamentos mas ir até ao Alentejo estava fora de hipótese e a solução passava por irmos um pouco até Santa Cruz ter com o Soares e com o Numberone... Matava se 2 coelhos numa cajadada... Estávamos entre amigos e matávamos a saudade do Surfcasting mesmo numa época em que ele fraqueja sempre a actividade...

Tratei dos iscos e marquei com o Guilhas as 5 e tal, mas atrasei me e com isso apanhámos trânsito a sair de Lisboa rumo ao Oeste!!!

Depoi de passar a cidade caótica, foi rápido e em 40 minutos estávamos lá... Fomos ver umas praias ali da zona que conhecemos mal... E lá ficámos numa que fica ligada a Santa Cruz mas mais para a esquerda...
A praia apresentava excelentes fundões e cabeços, tem realmente condições, embora assim que fomos testar a coisa, sentimos muita corrente lateral e mesmo com piramide de 150 gramas corria um bocado! Vimos a pesca mal parada, até porque como era só para pescar do final do dia até a meia noite não nos passava pela cabeça mudar de sítio e lá esperámos um pouco, pois andámos ali meia hora a lançar e recolher... Enquanto isso o Soares e o João chegaram... Foi bom estar com os amigos e é bom estar ali na cavaqueira com eles. O surfcasting também é isso. Conviver.

A subida da maré ajudou um pouco e embora a corrente lateral se mantivesse, passámos a conseguir segurar a chumbada mais tempo na água e claro isso deixou nos felizes pois ainda tínhamos duas horas de pesca pela frente, a fazer o que gostamos tanto...

Santa cruz não é zona que frequente muito nem domino aquelas praias, mas estranho a falta de peixe no geral, para tão boas condições... Pedra perto, fundões enormes, cabeços de areia com agueiros... Na teoria estava numa praia a roças a perfeição... Verdade que o ano é mau de surf no geral, verdade que dias não são dias... Mas... Pensei muito nisso ao admirar uma praia tão bem estruturada.

Julgo que o 1º a tirar peixe foi o numberone, uma baileca que ele devolveu e logo de seguida o Soares tirou uma baila já jeitosa...A mim nem no isco tocavam!!! Lá mudei de isco e passei das titas que nem tocavam para o casulo a ver...

Entretanto o Guilhas vem todo sorridente com as mãos atrás das costas, a dizer... "Desgradei"... E lá trouxe um sargo jeitoso...

...

Deu meia volta, e pimbas, lá trouxe ele outro! Pareciam gémeos...

Bem, sem ele dar por isso eu vou a minha cana e estava corrida a Sul, assim que agarro um peso grande, comecei a trabalhar o peixe tranquilamente e pelas cabeçadas vi logo ser um bom sargo, que ao chegar a terra, na escoa, me deu bastante gozo pois a praia está muito funda e tem uma inclinação enorme...

Vou meter na geleira e vou a outra cana esta com linha caída, agarro sinto cabeçadas faço a ferragem, se é que já não estava ferrado, e começo a trabalhar o peixe, já estava outro bom dentolas ali na escoa a fazer me curtir...

Lanço e vou a 3ª cana, e pimba, algum peso, uma cabeçadas no caminho quando eu abrandava e vi logo ter outro sargo, este mais pequeno, mas jeitoso... 3 canas, 3 peixes... E ele não reparou, lololol...

Quando ele chega ao pé de mim vem se a rir e a gozar que eu ia gradar e tal... E eu dizia lhe que sim... Claro!!! Caladinho que nem um rato, lololol... Nisto ele vai a geleira buscar uns caranguejos e vê os sargos...

" Mas? Xiça, quando é que os tiras te? Foi agora?"
 E eu sorria... E disse lhe que sim que tinha feito os 3 seguidos...

...

O Joao e o Soares entretanto já estavam a arrumar e despediram se da malta...

Eu e o Gui ainda tinhamos 1 horita de pesca e fomos tentando de tudo, e fui tirar uma cana e estava a olhar para a da direita e vejo a linha a cair e a cana a abanar... Recolhi aquela mais rápido e fui logo a Metallica, e vi logo ter outro sargo, estavam a comer bem no caranguejo... Na escoa ainda me deu luta, mas a metallica é uma cana que me surpreendeu pela positiva, muito potente, mas elástica. Já não estava habituado a pescar com 4.50 mt., mas realmente é uma cana muito potente e que não magoa as costas no lançamento... Pelos testes que lhe fiz é uma cana para pescar de 140-170 na perfeição. Grande vara. E é lindíssima, gosto muito de canas metalizadas...

Ainda com uns minutos vai de lançar de novo, e em segundos pimba, novamente linha caída, e até fui a passo, tranquilamente, a Metallica tinha lá mais outro, era fácil de perceber que era outro sargo devido a forma que batia... Mais um cá fora e foi o último... A seguir arrumeir a tralha e mais o Gui e seguimos directos a Lisboa...

O que achei daquela praia? Achei que tem pouco peixe para as condições fantásticas que tem. Funda, com pedra ao largo cabeços, caneiros... É verdade que fomos embra quando estava a sair peixe, nunca se sabe o que podia ter dado mais... Mas nas 4 horas que lá tivemos a pescar senti que com um mar brutal, esperava mais actividade, mas dias não são dias e não conheço bem a praia para ter noção. Potencial tem.

Matámos saudades do surfcasting de mar que tanto gostamos e que de Verão fazemos menos, e passámos tempo entre amigos. Foi bom!

Em breve vamos lá de novo, seja onde for... O que importa é estar em paz junto ao mar...

Até breve malta...

MATERIAL:
CANAS: Vega Metallica surf, Vega Potenza Legend, Vega Blazer Surf, Vega Hellion Surf, Daiwa Sky Caster ( 4), Shimano Power Aero Hybrid,
CARRETOS: Vega Hurricane, Shimano Bull´s Eye ( 3), Shimano Kisu Competition, Shimano Surf Leader (2), Shimano Ultegra(2)
LINHAS: Vega Potenza World Champion, Cinnetic Sky Line red inferno, Vega F-TECH 100% fluorocarbono, Sufix 100% Fluorocarbono