Os nossos amigos

terça-feira, 17 de maio de 2011

Surfcasting Seixalense

Após “ investigação ” aqui pela nossa zona, chegou-nos aos ouvidos que as “papudas” já tinham entrado, como a Dourada é um dos nossos peixes de eleição decidimos ir fazer uma incursão a elas.
O Filipe, sendo a pessoa que tem o seu “quintal” para a apanha de isco, prontificou-se em ir apanhar isco para a malta ir á pesca. E assim foi, uma horinha a dar no duro e o isco era mais que suficiente para um final de tarde em busca delas.
Convidámos o Paulo ( Toino Faneca ) para vir ter connosco, já  que é uma pessoa excelente e sempre dísponivel para vir fazer uma pescaria com a malta.
Já o relógio batia nas 16h quando chegámos ao pesqueiro, a praia estava vazia ( o que achámos estranho ) mas ainda bem, porque o “ arsenal “ era muito e quanto menos confusão melhor.
Suportes espetados na areia, canas prontas para pescar e um calor que nos fazia sentir numa praia de clima tropical, era o que tínhamos pela frente.
O Filipe foi o 1º a desgradar com uma Dourada palmeiruda, era sinal que elas andavam por ali mas não eram estas que tínhamos ido á procura, mas sim as outras de maior porte.
Iscada de ganso
A pesca nesta zona requer alguns “truques”, isto é, sendo uma pesca feita dentro do rio e o peixe que procurávamos já requer uma profundidade maior, á que conseguir chegar á “ cale “ ( fundão feito para a navegação do catamaran ) o que para alguns pescadores pode ser complicado pois é  necessário realizar lançamentos longos (  entre os 120 e os 150 mt ) e fazer iscadas bastante generosas pois a “rataria” própria do rio está sempre presente, o que dificulta a aproximação de peixe de maior porte ao nosso isco.
Voltando á pesca e depois de ter saído a Dourada do Filipe, o animo aumentou pois o peixe andava por ali. Novas iscadas para dentro de água, alguns minutos de espera e …
Pois é, a 1ª Dourada de bom porte estava ferrada, agora havia que a trazer para terra. Aqui fica o vídeo para poderem desfrutar o momento…


Já com uma bela Dourada dentro do saco e com a moral em alta, á que tentar a 2ª e foi isso que eu fiz, nova iscada e vai de “varada” para dentro de água. As picadas iam surgindo, umas melhores, outras piores mas iam existindo, foram saindo ao longo da pescaria mais alguns peixes, todos eles palmeirudos o que foi mantendo a malta animada.
Já a noite se aproximava, quando a minha cana pela 2ª vez  dá sinal de peixe de bom porte, agarrei-me a ela e rapidamente percebi que tinha mais uma bela Dourada na outra ponta da linha, vai de trabalhá-la e traze-la para terra. Como uma imagem vale mais do que mil palavras aqui deixo o vídeo da 2ª captura, espero que gostem…


Bom se com  uma já estava contente com duas estava contentíssimo, afinal a informação recolhida estava correcta, elas andam aí.
O Filipe e o Paulo estavam sastifeitíssimos com os peixes capturados, pois eram 2 peixes de excelente porte.


Douradas com 2.000Kg e 1.500Kg
Entretanto a noite caiu e começou a aparecer o “gang das melgas”, acreditem que são aos milhares, autênticos vampiros. Apenas conseguimos aguentar mais algum tempo porque o Filipe tinha levado o spray milagroso para nos “perfumámos”.
Ainda saiu mais uma Dourada mas a pesca estava a tornar-se insuportável, pois as melgas não nos largavam o que dificultava ( muito ) a nossa permanência no local. Demos por terminada a pesca por volta das 23h, mas bastante satisfeitos pela excelente tarde que tínhamos passado.

Pescaria minha e do Filipe
Resumindo, foi uma tarde em que o peixe esteve presente, a companhia foi excelente pois tivemos o prazer de juntar um grupo de amigos aos quais agradeço a sua presença, Filipe, Filipe João, Miguel Candeias,  Nuno e em especial ao Paulo pela sua boa disposição e pela disponibilidade que tem sempre para vir fazer uma pescaria com a malta, para todos um grande abraço.

Material utilizado :

Canas : Vega Excellence Surf 4.50 / Hiro Super Ballistica 4.50 / Nbs Banax Fugika 4.75
Carretos : Shimano Super Ultegra 10000 / Ultegra 10000 Xsa / Ultegra 5500 Xsb
Iscos : ganso nacional e casulo

Pedro ( PJPescador )

15 comentários:

Paulo Marques disse...

mira chico, qe doradas más hermosas,

Bem.....um dia de pesca muito bom, em termos de capturas para mim nem por isso mas isso não é o mais importante.
Muito sol, muita boa disposição e muita melga também dasse....

Siempre es un placer de la pesca en la compañía de ustedes,
Um gran abrazo hermanos

Rui Urubu disse...

Olá Pedro,

Mas que bela tarde e logo com malta pá borga.
Parabéns pela pescaria,adorei ver os videos,estão 5*.

Abração
Rui Urubu

Nelson Silva disse...

Bela pescaria, nada como um dia de pesca na companhia de bons amigos, e ainda mais quando se tiram uns bons exemplares!!!
Nunca pesquei à dourada, mas vocês despertaram-me a vontade, axo que tenho de investir num equipamento para esse fim!!!

Obrigado pela partilha, e parabéns!!!
http://momentos-de-pesca.blogspot.com/

Pedro Nunes disse...

Hola Pedro!
Enhorabuena por las capturas de las Doradas :)
Espanhois no Seixal a apanharem Douradas Portuguesas, ja ñ bastava no Algarve k agora tb ja vao p Seixal, vai la vai...
Hasta.

Bruno disse...

Bons peixes! Vocês andam a dar-lhe forte :D. Mas já agora questiono-me, porque não pescam do pontão? Não facilita em termos de distância dos lançamentos?

Grande abraço e continuem a postar assim que a malta agradece :D

Os Pescas disse...

O Seixal no seu melhor, bom peixe tem aparecido aqui pela nossa Baía e respectivos canais de acesso. Temos de lá ir outra vez porque algo me diz que elas ainda andam por lá.
Belos peixes Pedro.
Estava um grupo muito fixe e o Faneca dá vida ao pesqueiro, boa malha e até faz relatos em Castelhano.
Um abraço para todos e venha a proxima.
Nuno (pesca no prato)

Sergio Fernandes disse...

Um grupo à maneira
Boa disposição
E peixe a saltar
É do melhor
Continuação

Os Pescas disse...

Oi malta
Desde já o meu muito obrigado por todos os comentário.
Realmente a pesca tem destas coisas, por vezes corremos centenas de Km´s atrás delas e elas aqui tão perto, é isto que a pesca tem de aliciante, as surpresas que nos pode propicionar.
Outro dos factores importantes é podê-la partilhar com aqueles que mais gostamos, OS NOSSOS AMIGOS,é um prazer poder partilhar estes momentos com eles.Desta vez calhou-me a mim da próxima calhará a outro e a sensação será a mesma porque a pesca faz-se disso mesmos, DOS MOMENTOS.
Um abraço,
Pedro ( PJPescador )

J.Pereira disse...

Brutal... Pedro raul mario em grande. ah ah ah ah
Grande abraço amigos.

calhau da calçada disse...

Este blog está cada vez melhor!!!

Belos peixes ó Pedro!!!

Parabéns e abraços à malta!

Rui Louraça

Paulo Marques disse...

Qual Raul Mario qual quê, estas douradas de 6 e 7 kgs não apanha ele.
Na foto parecem bem maiores, ele (Pedro) sabe-a toda :D

Paulo Marques disse...

E a verdade é essa, claro que todos nós gostamos de apanhar peixe mas fico igualmente feliz quando vejo um amigo a apanhar.

Os Pescas disse...

Acima de tudo a mensagem que tentamos transmitir ao mundo da pesca é a da partilha. Somos todos pescadores, vamos ao mar. Somos um grupo bem disposto e unido, sempre a procurar oferecer o melhor a quem visita o blogue. Funcionamos em equipe.
O que nos move é levar a pesca a vossa casa, e entre amigos, transmitir a quem nos acompanha que é possível funcionar com este ideal, de amizade, boa disposição e lazer, porque a vida está complicada e estes momentos são únicos.
Sobre este dia, julgo que a dá para perceber o quanto estávamos bem dispostos e o quanto a pescaria foi boa em todos os aspectos. Nem sempre se apanha esta bitola, mas vamos lá( ao mar) muitas vezes, e ele vai nos dando alguns dias destes, em que voltamos para casa ainda mais satisfeitos. Mas mesmo que não fosse assim, o dia, esse, na companhia uns dos outros, vale sempre a pena.
Continuaremos sempre a promover esta postura.
Viva a pesca.
Filiepc.

Os Pescas disse...

Boas pessoal

Os meus parabêns a todos os companheiros e amigos que participaram nesta pesca feita a las douradas...:-)
Mas mais importante do que apanhar peixe para mim ,é a alegria que se vê e sente-se nestes 2 videos.
São momentos destes em que passamos com os nossos amigos que ficam para sempre na nossa memória, pois valem mais que todos os peixes juntos.
Excelente camera man....lolololol

hasta hombres...:-)

luis Malabar

João disse...

Grande turma, parabéns pela pescaria, eu conheço o Filipe e os outros ddevem ser do mesmo "calibre" de malta fixe e bem disposta!
Julgo que se não for antes vou conhecê-los no dia 28!
Mais uma vez adorei vê-los a apanhar essas douradonas, nem no Continente as compram!

Um abraço