Os nossos amigos

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Seixal, novos equipamentos ao dispor dos nautas

Seixal, uma rota a ser considerada,


É com muito gosto que vejo o Seixal melhorar as condições dos equipamentos náuticos da nossa Baía. Tem sido muitos os esforços desta Autarquia para reparar os elevados ataques ambientais que eram praticados nestas águas a céu aberto. É certo que os impactos causados não vão desaparecer facilmente mas já é notório as suas melhorias. Temos menos lodo, segundo os trabalhos de mergulho realizados, já é possível ver vastas zonas em que existia muito lodo agora estão cobertas de areia limpa em que se notou uma melhor visibilidade das águas. A água está realmente mais limpa e recentemente, que prova o que digo, tem sido vistas várias espécies de peixes que já não apareciam por aqui faz tempo. O Pampo tem aparecido de forma regular tal como o Ruivo e recentemente o Salmonete, as Vieiras estão de volta tal como a Ostra. O Cavalo Marinho também é visto e agora vamos ver o que mais aparece. Tudo isto só foi possível porque foi feito um grande investimento no tratamento dos esgotos, outros tipos de resíduos e os resultados estão ai.


Agora ficava a faltar as condições para a náutica de recreio, era importantíssimo investir nesta áreas pois é um local muito procurado mas que não oferecia as melhores condições para receber quem nos visitava pelo mar. Não existem duvidas que tinha de existir uma intervenção no sentido de criar ofertas para que fosse possível desenvolver o turismo náutico no Seixal. O facto de não existirem locais de acostagem tornava muito difícil a tarefa dos náutas para poderem por os pés em terra. O serviço de marinheiro existente já ajudava a atenuar algumas dificuldades, faz o transporte do barco para terra e vice-versa mas só novos equipamentos poderiam resolver na totalidade. Desta forma, em Março deste ano, foi dado inicio à requalificação de equipamentos bem como a colocação de novos, que permitem suprimir todas as dificuldades existentes e potenciar o Seixal como destino turístico não só por terra mas também por água. Neste momento está a terminar a primeira de três fases de obra, agora é dar continuidade ao trabalho realizado. 


Com estes Equipamentos vai ser possível dar apoio ao desporto e criar condições de acostagem para abastecimento de água ou electricidade. Mesmo só com uma fase de obra praticamente terminada passa a ser possível receber condignamente os residentes do concelho, vizinhos de outros concelhos e turistas no geral. Não esquecendo a marítimo turística que já começa a ter condições de operar na baía, muitos são os destinos que existem para mostrar e alguma abundância de peixe para a pesca desportiva.





As fotos relatam os equipamentos que foram colocados, começo a descrever pelo caís principal, foram colocadas novas guardas, cabeços novos para substituir os que se encontravam em mau estado. Foi colocada uma vigia e passou a ser fixo por estacas de metal. Serão colocados pontos de luz e água bem como recipientes para deposito dos lixos, as guardas ficaram com outra configuração.
O acesso era feito por uma ponte um pouco estreita e demonstrava alguns sinais visíveis de desgaste o que exigia a sua substituição, causa que se aleou ao avanço do próprio caís para ganhar mais alguma profundidade, tendo em conta as carateristicas dos fundos.


 









A nova ponte permite a circulação de cadeira de rodas, zona antiderrapante para quem apresente dificuldade em andar, passa a ser permitido cruzar entre quem sobe e desce em simultâneo e transporte de utensílios de maiores dimensões.










O dois novos equipamentos de acostagem tem 20 metros de comprimento cada um. A forma como foram colocadas as estacas permite uma utilização integral do equipamento,  80 metros de acostagem.
Estes caís tem equipados pontos de luz e água para usufruto dos seus utilizadores.



O acesso aos equipamentos será por uma porta de abertura através introdução de código e por cartão magnético que será distribuído aos utilizadores.


Estas fotos demonstram um adiantado estado desta obra, logo que terminada e já com utilização, será feito outro artigo com todos os acessórios montados e embarcações no local. Por agora dá para ter uma ideia do que se está a fazer, as condições estão a melhorar, para mim é um prazer estar a partilhar este projecto, estou envolvido praticamente do inicio e aproveito para agradecer a todos os envolvidos bem como munícipes no geral, pois sem eles nada disto seria possível, no fundo acho que estamos todos de parabéns.

Um abraço,

Nuno Fernandes (pesca no prato)

Sem comentários: