Os nossos amigos

domingo, 4 de setembro de 2011

Campeonatos do mundo de pesca- Itália 2011

Realizou-se de 28 de Agosto até dia 4 de Setembro ( Hoje), os campeonatos do mundo de pesca em diversas modalidades em Itália.


Como sempre os portugueses marcaram presença em algumas destas modalidades, tendo arrecadado duas medalhas no surfcasting( homens), sendo uma colectiva e outra individual.

As noticias que chegam anunciam algumas falhas na organização por parte da organização, sendo que a mais grave culminou com o cancelamento dos campeonatos de bóia, após a desistência das selecções Francesas e posteriormente da Espanhola, devido a suspeitas de violação de regras da competição, como o uso de tamanhos de anzóis proibidos pelo regulamento. Perante a passividade da fiscalização, as ditas selecções abandonaram e o campeonato foi cancelado... Uma desilusão para quem gosta da modalidade e para quem fez esforços para poder estar presente. Agora resta esperar que seja feita justiça, e os culpados identificados e punidos.

Passamos a assuntos mais alegres, como devem ser uns campeonatos de um desporto que tanto gostamos.


Em Surfcasting, os Portugueses começaram demolidores vencendo colectivamente as duas primeiras provas, mas as restantes duas foram mais modestas e Portugal caiu ao 3º lugar, um lugar muito honroso e que prova a categoria dos Portugueses na modalidade rainha do nosso país. A prova foi vencida pelos Franceses.



As senhoras conseguiram uma recuperação fantástica e terminaram em 4º com os mesmos pontos do 3º classificado, após um início de campeonato complicado. Parabéns para elas. A prova foi vencida pelas Italianas.

Nos escalões jovens os resultados foram bem mais modestos, não tendo conseguido melhor do que um  5º lugar em sub-21 e 6º em sub-16.

José Afonso
Individualmente, o vice- campeão Nacional e Ex- Campeão do mundo José Afonso conseguiu recuperar na última prova e terminou em 2º lugar atrás do Espanhol José Carlos Saugar.
 Brilhante resultado de um pescador que na competição continua aos 47 anos a dar cartas e estar sempre em evidencia em qualquer prova em que entre demonstrando uma regularidade impressionante.

O novo campeão do mundo

Na embarcada os italianos deram cabo da concorrência. É impressionante o que os rapazes transalpinos conseguiram, com a vitória em todas as provas, assim como o 1, 2, 3, 4 e 6 individualmente. Uma limpeza.


Como já começa a ser normal o campeão Marco Volpi dominou e arrasou toda a concorrência.
Portugal terminou com um honroso 5º lugar entre as 18 selecções presentes.
Em sub-21 os italianos também dominaram, vencendo, enquanto que Portugal não participou.

Numa era, em que cada vez se fala mais na distância de lançamento que cada pescador consegue alcançar, existe sempre alguma curiosidade em se saber como correm os campeonatos de long-casting.
Embora seja uma modalidade a parte, que consiste apenas na distância do lançamento e não propriamente em pesca, este é um campeonato sempre muito interessante e ao qual reservo grandes expectativas.
Para desencanto meu, Portugal não costuma apresentar selecção e desta vez, não foi diferente.
A prova essa foi ganha pelo mesmo de sempre, o campeão de sempre, o Belga, Daniel Moekops que venceu 3 das 4 provas( só não venceu o lançamento com 100 gramas. Mesmo nesse fez 2º lugar).


Na categoria de 150 gramas, o Belga lançou 257, 37 metros. Como se pode ver pela imagem o Belga é um poço de força, que lhe permite fazer lançamentos impressionantes e que deixam toda a concorrência a anos-luz.

Nas categorias de Big-game e Black Bass, os Italianos dominaram as respectivas categorias vencendo categoricamente.


Resta desejar os parabéns a todos os atletas que representaram o nosso país, fazendo o melhor que sabem, conseguindo resultados honrosos, sendo alguns brilhantes, e que demonstram bem a força que a pesca tem no nosso país, e que continua a ser pouco aproveitada e apoiada por órgãos de poder.

Somente atletas com tanto amor a este desporto fariam os esforços( inclusive financeiros) que alguns atletas fizeram para poder estar presentes nesta competição, que mais uma vez provou toda a categoria dos atletas nacionais neste desporto maravilhoso.

Como sempre ospescas, enviam um forte abraço aos atletas, e chamam a atenção para a importância que este desporto começa a ter no nosso país, sendo ao nível da competição uma potência mundial, e ao nível do desporto lúdico, um dos mais praticados e amados pelos Portugueses.


Links dos resultados:
Final Mundial Surfcasting 2011 Senior:
Final Mundial Surfcasting 2011 Feminino:
Final Mundial Surfcasting 2011 U21:
Final Mundial Surfcasting 2011 U16:
Final Mundial Big Game 2011:
Final Mundial Embarcada 2011 Senior:
Final Mundial Embarcada 2011 U21:
Final Mundial Longcasting 2011:
Final Mundial Black Bass 2011:

Sem comentários: