Os nossos amigos

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Glu glu glu... Tróia e os seus palhaços

Até que enfim!!!

Já há algum tempo que queria fazer uma caçada aos chocos,  e apesar de não estar na altura deles,  lá fui com o meu amigo Bilro numa destas manhãs soalheiras de Dezembro.

Combinamos às 06:00 junto à rampa do Outão, e como é de esperar qualquer pescador está lá ás 05:00 porque com a excitação não se consegue dormir, lol lol lol … Somos todos iguais. Preparámos o material, ele os seus palhaços, e eu o meu fato de caça de submarina...

Começámos a pescar com os palhaços, mas os chocos não queriam nada connosco. Estava complicado capturar alguma coisa!
Como não estávamos a facturar nada resolvi ir experimentar para outro sítio. Semi-rígido a fundo e lá rumámos a Tróia ( Bico das Lulas) onde começámos a pescar. Saiu o 1º choco ao Bilro, o 2º, mais dois minutos, o 3º, o 4º, o 5º… Então e eu nada??!!??
Que baile estava eu a levar…
Tenho que referir que ele anda aos chocos o ano inteiro. Eu até brinco e chamo-lhe o Rei dos Chocos…

Voltando à pesca… Saiu-me o meu primeiro choco já o sol estava alto, já o Bilro ia no 7º e lá continuámos até que deixou de dar sinais de chocos. Devemos ter apanhado uns 15 ali num instante.
Como  estava mortinho para ir fazer caça-submarina falámos e chegámos à conclusão que era melhor mudarmos de pesca e formos para o pesqueiro ( Árabes), urbanização que fica a seguir ao antigo parque de campismo de Tróia. 
Chegados lá o Bilro foi para o comando da embarcação para vir atrás de mim, assistindo-me enquanto eu ia percorrendo os caminhos que os chocos costumam fazer nesta altura do ano.
A assistência duma embarcação, é fundamental derivado às fortes correntes. Eu caço sempre a favor da corrente, batendo grandes áreas com pouco esforço, o que facilita muito a minha pesca, pois permite-me levar o menos peso possível, e como tenho sempre a embarcação por perto, o pescado que vou capturando vai direitinho para o barco, deixando-me sempre livre de movimentos.
Durante a minha caça ainda dei com uma boa raia de uns 4/5 quilos, e com 2 grandes polvos ( de cerca de 3/4 quilos cada um) que complementaram esta grande caçada.

Andámos nisto até às 13.00 e voltámos com a companhia de um cardume de roazes, que andavam a caçar com as suas crias, o que foi a cereja no topo do bolo.
Foi muito agradável esta pescaria, apanhámos um bom dia, uma bela pescaria, e eu matei saudades dos tempos em que passava os meus dias na caça-submarina, modalidade que adoro.
Realmente dá gosto ir assim ao mar…

Um abraço e até breve...
Palma.

3 comentários:

Rebolo disse...

Boas,
Belo relato deu para um pouco de tudo, finalizando com um espectáculo, os golfinhos.
Parabéns pela pescaria.
Boas continuações e bons relatos.

calhau da calçada disse...

Adorei o relato e as fotos que o acompanham.
Grande Palma, gostei de ver companheiro!

Abraço

Rui Louraça

joão disse...

Boas,
Gostaria de saber se algum desses locais onde voces foram caçar têm o fundo com algumas rochas ou se é só areia.