Os nossos amigos

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

( Spinning ) Noite de Peixe grande no Jardim do Éden

        Boas pessoal......

   Desta vez eu e o meu grande amigo Rui rumamos ainda durante a noite a um pesqueiro conhecido como Jardim do éden. Fizemos ainda bastantes quilómetros até chegarmos ao local de pesca, local este que se presentava sem viva alma.
   Estava uma noite fria e sem vento em que o único som que se fazia ouvir era o do mar...e que bonito som que ele fazia, certo e espumado...
   Rapidamente nos equipamos prontos para mais uma aventura e com toda a esperança lá fomos nós para o pesqueiro.
   Cada um de nós escolheu uma pedra prontos para iniciar o que iria ser uma grande aventura deixando o meu amigo muito feliz..:-).
   Escolhida a amostra começamos a pescar...lançamos....lançamos....lançamos e nada nem sinal deles até que o meu amigo Rui ferra o primeiro.....zzzzzzzzzz.........zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.....drag a cantar e que bonito era o som dele..:-)
   Para que tenham uma ideia nós levamos o chalavar pois o pesqueiro é constituído por vários patamares de pedra e com o mar que estava era sem duvida necessário em caso de ferrarmos peixe grande.
   Voltando ao primeiro peixe, lá estava o meu amigo rui a traze-lo até ás pedras e quando ele chega reparamos que era peixe para dois quilos, o que facilmente com a sua Diaflash de 3.60 o içaria sem problemas, pois eu tenho uma igual e sei bem o que ela faz.
   Mas nisto o meu amigo Rui pediu-me o chalavar e eu disse-lhe que não era preciso que ele o tirava a peso, basta ter calma e ele sai, quando vejo o meu amigo na altura de içar o peixe não baixa a ponteira da cana o mais que podia,  o que é que acontece, quando ele levanta a cana o máximo que podia fica a faltar mais de metro e meio para colocar o peixe aos pés ficando o peixe pendurado sendo a única solução dar ao carreto o que nunca se deve fazer pois em vez de exercer a força na cana estamos a desgastar  o carreto sem necessidade nenhuma. Tudo porque não tinha diminuído a distancia entre a ponteira e o peixe.
   Pois bem, ele foi obrigado a baixar o peixe nas pedras o que permitiu ao peixe desferrar-se para mal dos nossos pecados, pois tive que o ouvir que se tivesse usado o chalavar ele não se tinha ido embora..lolol....eu digo o contrário, peixe desse com essa cana se ele fizer o que lhe disse vem todos para cima nas calmas.
   Mas o anjos são bons e ele volta a ferrar outro para o bem dos meus ouvidos..lolol....sendo que desta vez ele faz o que eu lhe disse e o peixe sai cá para fora, um já está, agora vamos aos outros.
   Ele enquanto estava a guardar o peixe eu ferro o meu primeiro e zzzzzzzzzzzzzzzzzzz.........zzzzzzzzzzzzzzzz........este já era bem maior...lol..e este era preciso chalavar pois a minha lesath 3.30 não suporta levantar pesos destes. Nisto o Rui agarra no chalavar, desce e peixe cá para fora, o primeiro tarolo da noite..:-).
   Quando eu lhe vou tirar as fateixas da boca reparo que ele engoliu a fateixa do meio e a do rabo tendo a do rabo desaparecido e porquê? eu tinha apenas trocado as fateixas da maxrap de 17cm mas não tinha trocado os o-rings dela, conclusão os o-rings não aguentaram a força do peixe e desfizeram-se...lolol..sorte a minha é que ele se cravou a duas distribuindo a força pelas mesmas ou seja a preguiça ia me custando caro, pois eu sabia muito bem que tanto as fateixas que ela trás como os o-rings são para esquecer pois são muito fracos.
   Entretanto como o meu amigo rui não parava de reclamar por causa do chalavar e do peixe que perdeu..lol..eu disse-lhe : o próximo que tirar tenha 500 gramas ou dez quilos é teu amigo..lol.
   Assim foi , passado pouco tempo...zzzzzzzzzzzzzzzzz............zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..... carreto a cantar e mais um peixe grande cá para fora com ajuda do chalavar...:-),..pega Rui este é teu amigo.
   Eu não quero, estás doido? dizia ele para mim e eu, não Rui esse é teu e não se fala mais nisso...lol. E assim foi, as porradas com os rabos eram uma constante nas amostras sem se cravarem e aqueles com mais gana eram os que se cravavam.
   Passado pouco tempo o Rui crava-se ao maior peixe da noite disparando o drag...zzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..........zzzzz.........ó Luís, gritava ele...lol..este é grande....lol...lá desço eu com o chalavar a falar com ele e a ver se o via mas ele não queria vir ao de cima, até que...eureka...ai estás tu.....saco e cá para fora..:-), peixe para quase 5 quilos.
   Posso dizer que fiquei muito feliz por ele pois este era o seu maior peixe, se não estou em erro que alguma vez tinha tirado.
   Ó Rui, para de olhar para o peixe e pesca, esse já não foge amigo agora os outros sim...lol..parecia que estava a olhar para uma barra de ouro...lol..sorriso de orelha a orelha, e muito feliz..hehehe.
   O meu amigo rui ainda perdeu 2 max-rap de 17cm, uma nas pedras e outra que o speedclip abriu e ela ao ser lançada desapareceu na escuridão..lol...acabando eu por lhe dar a minha para ele pescar.
   Devia ser por volta da uma e meia da manhã quando parou actividade...lançava...lançava...e nada, estava feita a contagem até essa altura, 3 peixes para cada um...:-)
   Estava na hora de ir comer e descansar um pouco o corpo para depois fazermos o amanhecer. Saímos do pesqueiro e deslocámos-nos de carro até uma bomba que era a única coisa que estava aberta aquela hora para comer e ficamos na palheta até que às 5 horas agarramos no carro e fomos para outro pesqueiro para fazer o amanhecer que devia ser por volta das 7h20 da manhã.
   Chegando ao pesqueiro novo começamos a trabalhar ainda durante a noite e nada...eu apenas fiz alguns lançamentos, parei e fiquei sentado aguardar o nascer do dia..:-)
   Nasceu o dia e zzzzzzzzzzzzzzzzz.............zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...............zzzzz...lol...mais dois peixes para mim e um para o meu amigo Rui.
   Estávamos mesmo cansados e ainda tínhamos de fazer quilómetros de regresso a casa por isso disse ao Rui para irmos, mesmo sabendo que ainda ia dar mais peixe, porque eles deixavam-se ver às vezes no topo da vaga, mas estava na altura de os deixar em paz..:-)
   Assim foi, fizemos o regresso a casa são e salvos, com a missão cumprida e satisfeitos.:-)
   Resta-me dizer que o meu Stella está a ser reparado por um grande amigo meu, logo não pesquei com ele mas sim com um novo carreto que comprei da Shimano feito mesmo no Japão, o Ultrega 4000HG, apenas vieram 3 ou 4 para Portugal e eu fiquei com um para experimentar.
   Portou-se bem, não me deixou ficar mal, visto ter um drag de 10 quilos, uma boa saída de linha e uma recuperação de 5:8.
  Aproveitei e já fiquei com um carreto para pescar com os passeantes de verão e também para dar um pouco de descanso ao Stella....lol.
   Aqui fica algumas fotos que tiramos aos robalos na zona de pesca para mais tarde recordarmos..:-)

                                                                               
          Os meninos deitados nas palhinhas..:-)



        

          Os quatro dos meus cinco peixes pareciam irmãos...lol
           O mais pequeno pesou 3 kl e o maior 3 kl e 500
                                            

        Aqui está o meu amigo Rui com o seu maior orgulho..:-)
    No mesmo dia fez a sua melhor pesca e o seu maior exemplar..:-)
Desejo-te muitos dias destes companheiro.


Um abraço e até à próxima, 
Luís Malabar

16 comentários:

Pesca Litoral disse...

Amigos, que belos peixes. Assim da até vontade de virar várias noites pescando.
Abraços
http://pescalitoral.blogspot.com

Rui Urubu disse...

Grande marézada,fonixxxxxxxx!
Foi até à exautão,estão de parabéns amigos Luis e Rui.
Continuem assim a dar neles.

Abração
Urubu

Jota disse...

Muitos parabéns!!! Mas que bela pescaria !!! Isso é que foi uma jornada de Pesca em grande

Cumprimentos

popof disse...

Em hora boa Luís mais uma grande noite de peixe só vocês para os descobrirem eu bem tentei no fim de semana mas não passei de umas bailinhas. gostava de poder partilhar uma noite dessas com vocês.

Abraço.

Sergio Fernandes disse...

São Pescas assim que o Luis nos tem habituado, é sempre um prazer
parabens aos dois

Os Pescas disse...

Parabéns ao Rui, que bem merecia estes peixes, rapaz tão boa pessoa, que merece muito ter uma pescaria assim.
Já o outro das fotos, rei dos gradeiros, teve provavelmente um dia de sorte...
Abraço, Filipe.

Marco Oliveira Baptista disse...

que sonho de pesca, muitos parabéns a todos mais uma vez :)

Paulo Gonçalves disse...

Parabéns ao Luis e ao Rui pelos belos exemplares que apanharam ... Luis abre uma escola de spinning, pois às vezes pareces o jardel do spinning...basta apareceres que atrais os peixes...lolo
abraço

calhau da calçada disse...

Foi uma noite de gala para mais tarde recordar!

Amigo Luís, meu companheiro das madrugadas. A minha Maria já me anda a perguntar se vou ter com o Luís ou com a Luísa!!!Lololol

Obrigado pela amizade. Tenho aprendido bastante contigo!

Tenho pena que o Palma, Pedro e Filipe não tenham estado presentes nesta jornada.

Obrigado a todos e um grande abraço!

Rui Louraça

José Pedro Cruz disse...

Mais uma grande jornada de pesca! Com muito e bom peixe e companheirismo!
Quem dá o peixe que tira (independentemente do peso) e oferece a amostra recém-perdida é de Amigo!

Pescar com Amigos é muito melhor!

Abraçao!

Os Pescas disse...

Boas Pessoal..


Obrigado pelos comentários amigos.
O meu amigo Rui de manhã já estava branco de cansaço..lol..mas dificil foi arrancar o Rui de pescar para nos virmos embora..lol estava vidrado em conseguir tirar mais peixe..lol.
E verdade, pescar com amigos é a melhor coisa do mundo pois como já disse uma vez, a amizade para mim valem mais que a pesca.
Apenas quero dizer que os relatos de pesca que eu faço nunca são do dia anterior, já têm varios dias, isto para que quem me ligou para ir a pesca comigo e eu lhe disse que não podia, não pensar que fui e não os quis levar ok.
Eu prezo a vossa amizade mais que a pesca, sempre.
Rui não tens nada que agradecer amigo, fiquei mais feliz por ti do que por mim pois já á muito tempo que merecias ter uma pesca assim. Já sabes desde que a tua mulher não te mate..lol, o prazer da tua companhia é meu amigo..:-)
Uma vez mais obrigado a todos e até breve.

Luis Malabar

Matos disse...

Boas luis e Rui,

boa pescaria amigos, já nem sei o que é isso... hehehe

Bons exemplares, animação e espírito sacrifício é o que é preciso para uma noite bem passada...

Boas fotos e boa aventura ;)

Grd abr.

P.S.: O'rings são em borarcha e são tipo anel (fechados), as Split Rings são as anilhas que querias referir ;)

Pedro Nunes disse...

Oh Luís!
Vai com calma pá, um gajo fica dois dias em vir aqui e quando volta é disto... tenho que ir um dia contigo para ver se trago mais que um...
Parabéns pela belíssima pesca.
Abraço

Os Pescas disse...

Boas pessoal..

Ando passado com as redes e os papagaios, por aqui só com um milagre se apanha peixe agora, nem sei o que dizer, são aos 300/ 500 quilos por dia que saem nas redes,só numa rede foram apanhados 100 quilos, 4 peixes dos quais o mais pequeno com 9 quilos e o maior com 10 quilos e 600 gramas, de 2 a 5 quilos que são capturados é mato.
Nem me apetece ir á pesca, ir para quê? Só com um milagre amigos.
Matos tens toda a razão amigo em chamar split rings..:-) é do mau hábito..lol
Pedro tenho todo o gosto em pescar contigo amigo mas pelo andar da carruagem para os meus lados, deixa-te estar por ai que estás bem melhor para apanhar peixe.
Ó mais triste é ter a perfeita noção que se não fosse isto que está acontecer, eu nestas 4 ultimas noites eu ia carregar neles e não dá, pois não passa nenhum.
desculpem mas é só um desabafo amigos.
Um grande abraço companheiros


Luis Malabar

Os Pescas disse...

Só mais uma questão...pagar licença para pescar!!!!!! e não fazem nada!!!!!
F......FDP


Luis Malabar

Francis disse...

Temos de fazer algo quanto a essa situação ...
As redes filtram tudo, e não deixam passar nada, para além de se encontrarem a escassos metros da linha de costa (ainda anteontem um surfista ficou preso numa rede).
Todos sabemos que a PM deve ter robalos ao jantar quando quer ... juntos talvez consigamos algo.