Os nossos amigos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que vestimos diz-nos até onde podemos ir! Parte I



Um dos maiores inimigos do pescador é sem dúvida o clima...

No Inverno principalmente, são muitos os dias em que as condições climatéricas nos fazem pensar 2x se saímos de casa para mais uma pescaria ou se ficamos no calor do nosso lar.


O frio, o vento e a chuva, representam pois obstáculos por vezes difíceis de superar.
Quantos já passaram mal uma noite? Quantos já sofreram durante largos períodos devido a estas condições? 
Pois bem… Este artigo vai servir-vos de guia para atenuarem estas condições. Não podemos mudar o clima, mas podemos mudar a nossa forma de vestir, e podemos com isso enfrentar o frio com outros argumentos.
Alguns recursos do vestuário influem directamente no nosso rendimento e aproveitamento de mais uma jornada de pesca num dia de frio: O peso, volume, conforto térmico, secagem rápida e a liberdade de movimentos, são elementos decisórios na escolha da roupa a vestir.
Roupa leve, além de oferecer melhor mobilidade e secagem rápida, facilita o transporte até ao pesqueiro.



Para pescas ou caminhadas em zonas de temperaturas mais baixas, precisamos de roupas que nos aqueçam, mas ao contrário do que muitas vezes observo, a maioria julga que é levando um monte de roupa que garantem o seu aquecimento, quando o que acontece é o inverso. Essa mesma roupa vai ser a responsável pelo vosso arrefecimento. O cerne da questão está no que vestir, não da quantidade de roupa que vestimos.
Outra ideia errada, é a que se vê muito hoje em dia com muitos pescadores a comprarem casacos impermeáveis principalmente em Gore-Tex e julgarem que só por si isso lhes garante o aquecimento. Errado!




O Gore-tex é uma membrana impermeabilizante com propriedades de respiração e impermeabilização excelentes sendo a marca patente no mercado. Embora seja extremamente impermeável, permite uma fuga de humidade para o exterior, o que vai evitar toda e qualquer condensação no interior do tecido.  Mas atenção, por si só o Gore-tex não aquece nada. Não é essa a sua função. São as primeiras camadas as responsáveis por expulsar toda e qualquer humidade para fora do contacto do corpo, ao mesmo tempo que aquecem ligeiramente. Se por cima vestirmos uma peça de roupa que não deixe entrar o vento e a chuva/humidade, estaremos quentes e secos todo o dia.
Outro erro comum passa pelo uso abusivo do algodão, desde as camadas interiores às de 2ª camada. O algodão não serve para o Inverno em climas húmidos, pois absorve muita água e gela-nos o corpo. Existem hoje em dia componentes muito mais adequados.
Uma blusa confeccionada com fibras sintéticas, além de ser muito leve, possui uma boa capacidade térmica. Ele retém o calor do corpo deixando passar apenas o vapor do suor. Mesmo molhado mantém a temperatura, seca rapidamente, o que o torna prático e funcional.

As inovações tecnológicas trouxeram-nos novos materiais melhores e mais leves do que os antigos. Actualmente existem uma infinidade de composições de fibras sintéticas, que proporcionam ao pescador maior conforto. Saber escolher cada camada de roupa acaba por ser o segredo para a decisão entre ficar em casa, ou sair, num dia de frio.
Os tecidos hoje podem ser: impermeáveis respiráveis, resistentes à água (hidrorepelente), resistentes ao vento, isolante térmico, antibacteriano, anti-raios ultravioletas.


A escolha deve portanto ser feita por camadas. Cada uma garante-nos o essencial para as nossas necessidades. Nem sempre vestir muita roupa representa vestir bem e garantir a manutenção térmica do vosso corpo!

A camada mais próxima da pele deve permitir a transpiração ou seja, deixar o suor sair sem nos deixar molhados. Durante os dias mais quentes é possível usar só esta camada.
A segunda camada tem a função de aquecimento, deve aprisionar o ar quente. A capacidade de um tecido manter um corpo mais aquecido do que outro, está ligado a sua eficiência em reter o ar entre as suas fibras. Quanto menos espaço existir entre as suas fibras, mais quente o corpo ficará.  Uma boa dica passa por ao invés de se usar tecido muito grosso, usar vários tecidos folgados que sejam leves e finos de tecidos sintéticos. O resultado pode ser melhor do que vestir só um tecido grosso, pois permite-nos ir tirando roupa conforme as necessidades.
A camada externa tem a função de proteger, seja da chuva ou do vento. Um tecido impermeável por cima das camadas de aquecimento, elimina a perda de calor do corpo e protege bem o corpo da chuva e do vento.
Saibam vestir-se, e vão mudar muito a vossa forma de encarar estes dias…
O vosso conforto será proporcional às vossas escolhas.

Vamos então por camadas:


1ª Camada – Absorção/ isolamento 
As peças da primeira camada( ou segunda pele)são responsáveis pela transferência do suor para a superfície externa do tecido. Devido à construção do tecido, o suor é “retirado” da pele e eliminado quando transferido para a superfície externa do tecido sobre processo de vaporização. Isto reflecte-se no conforto e bem estar da pessoa directamente.


2ª Camada - Aquecimento
São estas as peças responsáveis pela retenção do calor. Nosso corpo quando em actividade física libera calor e vapor de suor. As roupas de segunda camada devem reter este calor deixando escapar apenas o vapor de suor. 





3ª Camada - Protecção
Além de proteger contra a chuva, “corta” o vento que é o responsável pela perda de calor. Na verdade a 3ª camada impede que entre o vento gelado.







Vamos agora aprender um pouco sobre alguns dos tecidos mais usados em actividades de pesca e perceber os prós e contras de cada um:

Algodão: O mais tradicional dos tecidos é o menos recomendado para a prática de desportos ao ar livre. Apesar de ser confortável quando vestido, o algodão absorve muita água. Quando molhado, o algodão leva o corpo a um resfriamento insuportável porque a água retida, seja pela chuva ou pelo suor, tende a ser mais fria do que o corpo, e na troca de calor quem perde somos nós. Além disso, leva muito tempo a secar o que o torna pouco prático.
Seda: Também absorve água com facilidade, mas não tanto como o algodão. Por isso seca mais rápido. Quando molhada, auxilia a esfriar o corpo e por isso é utilizada em locais de clima quente. Justamente por isso, não é recomendada para situações onde se quer aquecer o corpo.

: É bem menos absorvente do que o algodão, por isso retém menos água quando molhada. A sua espessura geralmente grossa, permite manter o calor do corpo, pois não deixa o ar sair com facilidade. A lã também aquece quando molhada pois conserva a sua estrutura de encapsulamento de ar. No entanto, é muito volumosa e pesada, se a compararmos com os materiais sintéticos, que ocupam menos espaço e são menos pesados.

Poliéster, acrílico e polipropileno: São tecidos usados em uma grande variedade de roupas de baixo e vestimentas de isolamento. Os filamentos sintéticos destes tecidos são leves, não absorventes, secam rapidamente e são também muito bons para transportar a transpiração para longe do corpo, tornando-os adequados para uso próximo da pele. Estes tecidos têm substituído a lã, o algodão e a seda, mas têm um ponto negativo, que é o de reterem o mau cheiro com mais facilidade do que as fibras naturais.

Pluma: É o material que permite o maior aquecimento. É também o mais compressível, podendo reduzir-se a um pequeno volume. Além disso, rapidamente readquire a sua maciez e a sua capacidade de aquecer, quando estendido. Estas características fazem da pluma um tecido excelente para climas frios. No entanto a pluma perde todas as suas capacidades de isolamento quando molhada, e é impossível secá-la rapidamente, tornando-a uma péssima escolha para aquecimento em climas húmidos. É comum misturar pluma com penas de ganso, para não elevar muito o custo final do produto. Quanto maior a proporção de pluma, maior a qualidade do isolamento.

Pile sintético: Não absorve água. Alguma humidade fica retida suspensa entre o filamento do tecido, quando está molhado, mas a maioria do tecido pode ser torcida. Roupas feitas deste tecido são relativamente quentes quando molhadas e secam rápido. O pile é também muito macio e por isso, aprisiona mais ar quente nos sues espaços quentes do que as fibras naturais. Fabricado com um tecido tipo polar, proporciona alto índice de isolamento térmico, sendo boa opção para uso por baixo dos casacos impermeáveis.

Nylon: As roupas de nylon são aconselháveis para uso sobre as camadas de isolamento, protegendo contra o vento. No entanto não são impermeáveis,  a menos que se trate de nylon resinado.

Nylon Rypstop: A principal característica deste tecido é dificultar a propagação de rasgos ( rip- rasgar; stop- parar).
Por ser extremamente forte protege do vento e de chuvas fracas. Como permite que seja costurado antes que se aplique uma resinagem para proteger os filamentos entre si, passou a ser utilizado como uma protecção respirável. No entanto também pode receber resinagens e impermeabilização. As roupas com este tecido são mais leves e menos volumosas.

Nylon resinado: Normalmente usam-se resinas de poliuretano para impermeabilizar o nylon, que são leves e efectivas quando recebem a devida manutenção, mas não são muito resistentes à abrasão ou ao mofo. Por isso algumas pessoas preferem capas revestidas com filme de PVC, pois estas são mais duráveis, embora se tornem mais pesadas. A maioria das capas em nylon resinado mantém a chuva fora, mas fecham o suor dentro. Coberturas ( resinagens) com microporos foram desenvolvidas para resolver esse problema. Os orifícios na cobertura são grandes o suficiente para deixar o vapor passar, mas muito pequeno para que a água líquida possa entrar. Assim as coberturas “ respiram” e ainda são à prova de água.

Tecidos impermeáveis e respiráveis: Os tecidos impermeáveis transpirantes são um progresso em relação ao velho estilo do nylon. Conhecidos como Gore-tex ou Simpa-tex, são feitos com uma trama que permite a saída do suor e bloqueia a entrada de água. Funcionam como um funil cuja abertura está virada para o corpo: permitem a saída de moléculas menores e bloqueiam a entrada de moléculas maiores. No entanto quando sujeitos a uma grande quantidade de suor ou humidade, dificultam a evaporação.

Fibras ocas: Muito utilizadas em enchimentos de casacos ou sacos de dormir ( sacos-cama) estas fibras representas a última evolução nas fibras. O sistema integrado de micro filamentos permite uma maior circulação independente de ar quente, favorecendo a retenção e o isolamento de camadas de ar. Conhecidos também como Eulin ou Microtec, são apropriados para o uso em temperaturas baixas.

Neoprene: Muito utilizado para desportos aquáticos ou em contactos com a água. Começou a ser utilizado como protecção às águas geladas, diminuindo a perda de calor corporal, e consequentemente, reduzindo o risco de hipotermia. É óptimo para actividades em que o corpo esteja em constante movimento, pois embora a água penetre no tecido ( isto nos fatos húmidos), com os movimentos este mantém o calor corporal( spinning). Também serve de protector contra as rochas ou outro tipo de organismos indesejáveis. Para actividades em que estejamos parados por longos períodos não é aconselhável ( surfcasting).

* Continua/ Parte II

12 comentários:

carekaPT disse...

Excelente artigo! Só prova que não precisamos de ir 'enchouriçados' com tanta roupa e que às vezes até fazem o efeito contrário para além de nos atrapalhar os movimentos...só falta mesmo umas meias de neoprene com bateria e resistências incluídas para aquecimento de pés gelados :P

carekaPT disse...

Nem a propósito do que comentei antes, passado umas horas publicaram num blog que costumo seguir um artigo sobre um material termoeléctrico que poderá aproveitar o calor corporal para criar electricidade...e onde há electricidade, facilmente podemos converter em mais calor!:

Link para o blog: http://goo.gl/fpDRp

Jaime Almeida disse...

Mais um excelente artigo,no seguimento de outros a que os Pescas nos vêm habituando á muito tempo.
Obrigado amigos pelo excelente trabalho e pela partilha.
Abraço
Jaime Almeida

Jaime Almeida disse...

Amigos, comprei hoje a revista Mundo da Pesca porque vi que vinha lá mais um artigo da vossa autoria.
Parabéns está 5*
Abraço
Jaime Almeida

José Pedro Cruz disse...

Mais um excelente artigo!
Fico a aguardar a segunda parte!

Anónimo disse...

Boas pessoal "Os Pescas". Bom artigo, no seguimento do vosso interesse dedicado a esta nossa paixão que é a pesca. Sou praticante há muitos anos tendo já passado por situações muitos distintas e exigentes... desde apeada à embarcada... desde a caça submarina à pesca em kayak... muitas foram e são as situações em que o nosso corpo é colocado em situações extremas e exposto às mais variadas condições climatéricas. Resumindo e por experiência pessoal, a minha opção cai sobretudo numa primeira camada de elevada qualidade e que no meu entender tem provas mais que dadas, que é a "lifa" de escalada em ambientes montanhosos/neve. Temos em 2 versões: outono-inverno e primavera-verão. É 1 material super light, permite todo o tipo de movimentos, tem propriedades assinaláveis ao nível da respiração e transmite 1 sensação de conforto que outros materiais não conferem. As restantes camadas variam consoante as necessidades de cada um, leitura do pesqueiro, condições climatéricas e sobretudo, do comprimento da nossa carteira.

Espero ter ajudado em algo... atentamente aos "Pescas"

Luis Ramalho

Os Pescas disse...

Boas pessoal, a 2ª parte do artigo sai na no inicio da semana que vem.

Este artigo levou dias de estudo e anos de prática. Passei mal em muitas situações, passei estupidamente por momentos que podia ter evitado, se soubesse o que vestir.

Felizmente, tive muita ajuda neste artigo de profissionais ligado ao montanhismo. Foram uma ajuda preciosa nas minhas dúvidas.
Espero que o artigo ajude muita gente e que de vez parem de passar mal pois existe muito material de grande qualidade a bons preços.
A 1ª camada como o Luís Ramalho diz, é fulcral. É ela que nos garante logo toda a comodidade e nos garante o aquecimento.
Na 2ª parte do artigo deixarei muitos exemplos e escolhas para cada um fazer, consoante a pesca que estão a praticar.
Por vezes com meia dúzia de trocos garantem o vosso bem estar.
Abraço, Filipe.

Anónimo disse...

Boas Filipe. Como disseste e bem, os amigos da escalada em neve/montanha também foram fundamentais nas minhas opções, fazendo adequadamente a adaptação ao nosso ambiente da pesca desportiva. Atualmente os meus conjuntos são da Helly Hansen, mas também existem opções muito boas da Columbia e da North Face.

Abraço, Luis R

Anónimo disse...

Viva.

Muito bom!

@Luis Ramalho -> essa primeira camada em lifa utilizamos apenas para pesca seca ou utilizamos sempre(?) mesmo que estajamos equipados com uma fato de surf/mergulho/kayak?

Abr
PedroA

Anónimo disse...

Direcionei a questão ao Luis Ramalho, mas como é obvio, por estes lados qualquer opinião é valida.

Cumps
PA

Os Pescas disse...

Em caso de estar em contacto com a água existem as camisolas em poiester de surf como as da Decathlon que são o ideal. O poliester é o material que melhor resultados dá em contacto com a humidade e água.
Quando estou em actividades na água é esta a forma que procedo e é a melhor.

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento, esta questão vai me fazer poupar uns aerios xD

Cumprimentos,
PA