Os nossos amigos

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia de peixe grande, o poder da Eristoff Orange!

Boas pessoal,

Num dos dias em que o aliado WINDGURU, nos deu umas tréguas, resolvemos fazer mais uma investida às Corvinas aqui do Tejo. O plano era simples, corricar, vinilar, e fundear. Parece simples não é? Lololol.
Bem, simples é, o pior é cronometrar bem o tempo de forma a que faças as pescarias todas no tempo devido sem te perderes muito.

Nasceu o dia quando estávamos a entrar dentro de água, o dia estava quente, o mar relativamente calmo e o vento soprava fraco. Tudo estava nesse aspecto bem.

Logo no Seixal começamos a corricar, utilizamos as Rapala Magnun em tons verdes e laranja, mas durante todo o percurso nada nos calhou. Tal como era nossa ideia resolvemos ir para perto do Barreiro, onde trocámos de amostras ponde umas mais fundas.

Neste caso escolhemos as Tubertini T-REX amostras que afundam aos 9 metros, escolhemos a fire tiger e a sardinha dourada... Passados uns metros de trolling eis que o Drag do Palma dispara loucamente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, deu logo para ver que era um bom animal, ele lá pôs o carreto bem regulado para aquela luta e ali durante uns largos minutos pode provar mais uma vez o gosto que é capturar uma corvinassa desta forma.


Animámos e durante umas 2 horas ali andamos em busca de algo que não aparecia, e lá resolvemos ir para outras paragens, neste caso ao fundo. Fomos experimentar um SPOT novo, pelo que não tínhamos bem a noção de onde fundear... Mas como sempre foi rodear a zona, e no mesmo tipo de segmento garantir que iríamos pescar para a zona mais funda.

Fundeado o barco, resolvemos por 2 canas com choco e 2 com caranguejo de 2 cascos.



Logo no segundo lançamento sinto o primeiro toque... Muito ao de leve... O que seria... Iscada para cima, e toda ratada... Novo reforço de isco e novo lançamento, e novamente a cana a bater, toques ligeiros, eu segurei a cana dava o toque fatal, mas nada... Seria corvina pequena? Charroco não devia ser pois eles costumam ferrar bem.
O Palma estava como eu, cana na mão e nada, até que lá ferra algo e traz até muito perto do barco, mas desferra...
Hmmmm. Bem, de seguida, torno a ter um toque, este mais forte, mas quando seguro, nadinha. Já estava a passar-me... Nisto a cana do palma dá uma valente varada, ele segura-a e ferra o peixe, quando, o começa a trabalhar vê-se a cana a dar porradas na vertical, nada de correr lateralmente, o que fazia crer não ser corvina. Chegado à tona verificámos não ser corvina, mas um safio de porte razoável e que decidimos deitar  á água.
Iscadas generosas como sempre, canas para baixo, e logo de seguida os dois com toques, e o Palma ferra o dele, que rapidamente faz o sino tocar ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, mas mais uma vez o peixe não corria apenas lutava muito e dava arranques para baixo.
Ao chegar à tona, vimos ser um bom safio que se desferrou, infelizmente com uma forte investida. Foi pena, aquele era para guardar.
A maré já corria e resolvemos dar uns metros de cabo e nos posicionar mais para a direita, e de repente, as canas tornam a picar, e agarrámos ambos em cada uma , mas mesmo a sentir bem os toques, os peixes não ferravam, mas nisto a minha outra cana dá um safanão enorme, dobra toda e eu à rasca, com medo que ela saltasse pois não estava presa, largo depressa a outra e agarro-me a ela e ponho-a na vertical a tentar sentir o peixe, que dá mais um valente esticão no meu braço, e eu ferro-o de seguida. Regulei o carreto e tento dar a manivela, quando sinto um peso que mais parecia a tampa do Oceano. Não levantava, por e simplesmente não saía do sítio. Mas que raio... Grrrr.... Fecho mais um pouco o Drag e tento levantar o animal, quando o consigo, ele arranca e o meu drag quase deitou fumo ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, era, uma força descomunal, era um arranque fenomenal, o meu braço tentava aguentar aquele primeiro arranque que me deu a clara esperança de ser uma corvina daquelas... Eu estava no proa do barco e embora o arranque fosse muito, mas mesmo muito forte, reparei que não corria lateralmente, mas sim para fora, e comecei a duvidar... Após uns largos minutos ali, a dar-lhe, fui conseguindo trazer o peixe, que me foi dando ideia de não ser mesmo corvina, mas a força do animal, e por vezes os arranques que foram sem exagerar mais de 20, deixavam-me apreensivo...
Tive muito cuidado, houve momentos em que somente segurava a cana e ele lá levava linha e eu falava com o Palma, e quando ele parava, lá recolhia de novo, e tal... O braço esse começava a doer, e resolvi tentar apertar com o peixe, e fui trazendo-o até perto do barco, queria ver o que era... Cheguei-me a bóia lateral e quando ele vem ao de cima FDXXXXX, ia dando um salto... Foge... Sai daqui monstro, fecha a boca sacana. Epa deixei-o logo afundar, XIIII que raio de coisa mais feia! Ele secalhar pensou o mesmo ( do Palma claro eheheh) e ficou tão zangado que deu um arranque tão forte, que deu a volta ao barco e eu lá andei em cima das bóias do barco a passar por baixo das outras linhas e vim ter a polpa, onde tornei, mais calmamente e levantá-lo do fundo...
Mas alguma vez ele deixava, o bicho devia ter comido alguma papa especial, é que não deixava levantar, xiça, já nem sentia o braço, já me tremia tudo e ele ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, eu puxava uns metros e ele ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e eu ria-me claro, e lá ia puxando, mas o gajo ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, o Palma ria-se e dizia, vai curtindo pá. e eu na verdade fartei-me de divertir, mas claro queria  era tirar o peixe para cima, estava ali um troféu muito bonito e não tinha ainda apanhado nenhum tão grande.

O peixe não se cansava, mas que raio de cereais eles comem ao pequeno almoço... Já me apetecia dar-lhe era com a pagaia do barco na cabeça. "PALMA AGARRA O XALAVAR, VOU TENTAR"... disse já num tom de stress, lololol, o peixe realmente estava parvo... Lá fechei mais o drag, e aquela brincadeira que já ia em mais de 30 minutos estava a deixar-me exausto e íamos a meio do dia, não podia me rebentar ali todo...  Quando o trouxe ao de cima a tentativa de apanhá-lo foi falhada e o gajo deve ter dito, deixa-me lá tentar de novo e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ,  e eu comecei a pensar, mas como é que vou meter o gajo dentro do chalavar... O Palma lá me disse para meter o peixe pelo rabo que era mais fácil e que era a única maneira e lá começamos a tentar.
Mas ainda estivemos uns minutos naquilo porque o gajo não desistia e continuava a fazer arranques já menos vigorosos, mas ainda fortes e não me permitia controlá-lo.
Já com ele cansado, trago a chumbada para perto de mim, dou uns passos atrás para permitir que ele se aproximasse e o Palma mete-o no xalavar e lá sorri. Estava feito. Mais um grande troféu. Muito bonito, e este ia dar uma grande caldeirada.

1,80 mts.

Dentro do barco ainda foi preciso calma, para o por numa rede sossegado, pois ele até a faca da Rapala nos partiu.
Bem, com isto a água já corria muito, mas ainda se fez mais um lançamento, mas os toques continuavam a ser pequenos e como ao longe vimos umas gaivinas a picar resolvemos levantar ferro e ir corricar um bocado...
Mas o raio das gaivinas não ficaram lá muito tempo e quando chegámos já tinham ido... Nada. Bem andamos ali uns minutos, mas aquela zona é muito funda e as nossas amostras estavam a meio caminho e assim só peixe que andasse muito ao de cima.
Lá percorremos o caminho do costume para fazer tempo até nova paragem da maré, mas nada, nem um mísero toque.
Já a maré estava perto da praia-mar quando fomos para um dos nossos SPOTS.
Fundeámos apesar disso um pouco mais a frente e esperámos ali um bocado a ver se batia algum peixe numa zona ali nos 5/6 metros.


Estivemos uma meia hora sem nenhum toque, mas de repente resolvemos lanchar e abrir uma latinha que o Palma tinha levado e bebi aquilo num instante e deitei umas pingas ao mar a ver se animava a coisa, e não é que os toques começaram, lololol.


Bons Safios, um belo robalo que o Palma apanhou com choco foram nos animando a tarde, os toques sucediam-se, e divertimos-nos muito sacando uns peixitos engraçados.
Como o dia não podia terminar sem os famosos ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ eis que mais uma corvina nos dá um fim de dia em pleno. Luta, emoção, e muita diversão, no dia em que o rio Tejo nos deu poucos, mas muito bons peixes.



A maré ao virar trouxe muito limo e demos por terminada a pesca. Valeu a pena como vale sempre. Mais um dia espectacular.
Acho que ainda me doí o braço, lololol.


Material:
Canas: Daiwa Ninja; Prosargus; NBS Jig Boat
Carretos: Shimano Stella 8000 PG; Banax GTW´S (3)
Linhas: Sufix 832 e Power Pro ( carretos); Asso Fluoro Casting ( Estralhos)
Iscos: Choco, caranguejo 2 cascos
Amostras: Rapala Magnum, Yo Zuri Deep Diver; Tubertini T-REX

Esperamos que gostem, até à próxima.

Filipe Condinho e Ricardo Palma, Ospescas


16 comentários:

José Pedro Cruz disse...

Porra! Que abuso! Já está a ser demais! É que vocês não param nem de apanhar peixe, nem de apanhar mutantes!
... e um gajo aqui a gradar aos robalos e apanhar sarguinhos! Ahahahah!

IMPECÁVEL!...e o peixe assustado ao ver a cara do Palma! Ahahahah!

Vou ver se compro as gotinhas milagrosas de engodo líquido!
Abração Amigos!

Rui Urubu disse...

Vocês estão ao mais alto nível, sempre a xinalos como genmte grande!
Parabéns por mais uma grande pescaria bem regada eheheheheh.

Abração
Urubu

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal!

Espectáculo!

Os meus sinceros parabéns... pela pesca e pelo relato!!!

Forte abraço!

Os Pescas disse...

Excelente pesca e relato amigos..:-) as vossas caras de felicidade e de cansaço não engana ninguêm..lol
Um grande abraço e vai de malhar mais que o pessoal gosta.:-)

Luis malabar

Sergio Fernandes disse...

É muito agradavél ler os vossos relatos , a emoção os detalhes a alegria de quem vive a pesca muito intensamente.
abraço

popof disse...

Boas Filipe

Foi um prazer te ter conhecido pessoalmente no outro dia e ter descoberto como na pesca o mundo é pequeno. em relação ao post como sempre muito bom só espero que aquela corvina não tenha estado presa na tua cana e tu emprestaste ao Palma para ele sentir um peixe grande.

Um abraço e dêem forte nelas outra vez.

Matos disse...

Boas pessoal,

bons peixôes sim senhor... ;)

Estas aventuras são sempre animadas quando há peixe por perto.... e ser for grande... ainda melhor ;)

Grd abraço à malta ;)

Os Pescas disse...

Olá Zé Pedro, epa como sabes temos feito umas boas pescarias. Não fosse as milhentas redes e aparelhos ilegais e seria muito mais. Anda muito peixe na zona. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Rui, obrigado amigo. Um grande abraço.

Os Pescas disse...

Olá Ernesto está tudo bem ctg? Espero que sim. Já tenho saudades dos teus magníficos posts. Grande abraço.

Os Pescas disse...

Olá Sérgio, obrigado pelas palavras. Ficamos felizes que gostes. Abração.

Os Pescas disse...

Olá POPOF( Pedro), felizmente não é preciso. O Palma também tem tirado bons peixes, não sou só eu. Tenho tido mais sorte que ele no geral, nada mais. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Matos, obrigado, é claro que com peixe é mais fácil nos motivarmos. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Luís, ando cansado sim senhor, as pescarias têm sido muito longas e sempre com noites mal dormidas, mas o vício faz-me lá ir...

Rei João disse...

Fonix, é sempre a dar neles ! Deixem passar alguns cá para cima. ahahahah
É mesmo assim, é aproveitar enquanto as redes e os aparelhos não os encontram a todos !
Abraço

Os Pescas disse...

Bem Filipe, o que eu me ri a olhar para essa iscada, vai lá vai. Assim pode-se dar, à pois é.

Grande pesca, um abraço
Nuno