Os nossos amigos

terça-feira, 19 de junho de 2012

Á procura dos matateus...

Já fazia algum tempo que andavamos para ir fazer uma pesca á bóia a um dos nossos "quintais", após várias tentativas que saíram frustradas por motivos vários desta vez lá conseguimos juntar a malta e combinar uma pescaria.


Como os sargos ( neste pesqueiro ) têm um apetite voraz pelos "nossos" amigos caranguejos, no dia antes  tivemos que ir fazer uma investida aos amigos rastejantes.
Como o local aonde costumamos apanhar os caranguejos está completamente rapinado ( como agora é a altura da corvina  a malta anda louca para arranjar caranguejo mole e de dois cascos  então viram tudo o que é pedra para arranjar caranguejo) desta vez fomos tentar um sitio novo  que se veio a revelar uma boa opção, pois eles fogem á nossa frente parecendo formigas!!!
Com o isco já apanhado e com a "turma" cheia de vontade lá arrancámos na manha seguinte á hora combinada.

Como era de esperar, quando chegámos ao local eram muitas as caras conhecidas que por lá andavam, uns residentes, outros visitantes como nós mas tudo malta porreira que é habitual lá estarem quando aparecem por lá uns peixes.

Já sabíamos que andando lá uns peixes, a deslocação ao pesqueiro é em massa pois chega a parecer um concurso de pesca com tanto pescador em tão curto espaço.


Mas como aonde pescam "30" e ainda por cima no meia de malta amiga lá arranjámos um espaço para nos encaixarmos, era altura de  montar as canas e começar a pescar.
Como é hábito, decidi começar  pela cabeça do esporão,  uma zona complicada de pescar mas na qual gosto muito de insistir pois é nessa  zona que normalmente saem os grandes "matateus".
Tentei, tentei e nada... nem viva alma existia naquele mar parecia que estava morto, tanto pescador e peixe que é bom nem vê-lo.

Decidi então mudar a estratégia, baixei o diâmetro da linha para 0.20 e comecei a pescar virado a sul, o que rapidamente veio-se a revelar uma boa opção.


Os toques começavam a fazer-se sentir, peixe pequeno e desconfiado aqueles que por ali andavam, mas que já ia dando para brincar um pouco, agora só faltava o mais importante que era conseguir  ferrá-los.
Baixei o nº do anzol e avisei o resto da malta para baixarem o diâmetro das linhas e também o nº do anzol pois a água estava um pouco lusa e se queriam sentir e apanhar uns peixes só assim se poderiam safar.
Assim fizeram e depressa começaram a sair os 1ºs peixes, tudo sargos palmeiros, e que por sinal estavam bem gordos.


Decididamente não era dia dos matateus, pois o que por lá andava era tudo do mesmo lote.
A tarde foi-se alongando e o nº de pescadores foi diminuindo consideravelmente, como a maré já tinha virado e já tínhamos uns peixes na "sacola", resolvi voltar a insistir no 1º pesqueiro aonde tinha estado.
Tentei, tentei e ao fim de meia dúzia de lançamentos, zás........bóia no fundo e um matateu cravado no anzol!!!
Finalmente davam um ar da sua graça, agora tinha que ser bem trabalhado, pois estes "meninos" parecem que vem equipados com GPS,  sabem perfeitamente a que pedras irem para se soltarem do anzol.
Muita calma nesta hora era o que se exigia, drag bem regulado, cana a "matar" bem o peixe e já esta....peixe em cima da pedra.
Era exatamente aquilo que procurava, um sargo quileiro, daqueles com os dentes estragados, sinal que já mariscou muito por aquelas pedras.


Ora com um peixe destes na "sacola" o animo voltou a disparar, ainda ficámos mais um bom bocado mas pelos vistos era o único que por lá andava, nem mais um toque tivemos.
Resolvemos dar por terminada a pescaria pois a noite aproximava-se e as "marias" estavam em casa a espera para jantar.


Resumindo foi mais uma tarde bem passada na companhia de bons amigos ( Filipe João, Nuno Fernandes ) e em especial do meu "velhote"  ( Pereira ) que foi matar saudades da sua pesca favorita.


Material utilizado:

Canas: Shimano Beastmaster 6.00, Nbs Mega Float Deluxe 6.00, Tica Taurus 6.00, Barros Gold Class 5.00
Carretos : Shimano Twin Power 4000 FB, Banax SI 1300 dxb

Um abraço,
Pedro ( PJPescador )

13 comentários:

José Pedro Cruz disse...

Bonitos peixinhos! Por aqui os sargos também andam em força! Mas ainda não apanhei matateis de Kg!
Parabéns grande Pedro!
Abraço Amigo!

Rui Urubu disse...

Boas malta,

Mas que belos sargos, pareciam mais do que as mães ahahahahahah.
Parabéns pelas belas chapas.

Abração
Urubu

Manuel Oliveira disse...

Sempre a insistir e lá conseguiste tirar o matateuzinho. :)

Para a próxima eles vão comer menos desconfiados...

Abraço

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Bom sargo, esse no forno bem regado é um espanto.

Não sou muito apreciador de peixe mas Sargo é do que mais gosto, talvez mais ainda que Robalo.

Ter tirado esse matateu com linha tão fina com ele ás cabeçadas para a rocha deve de ter sido uma daquelas aventuras ...

Os Pescas disse...

Parabens pela pescaria, espero que o teu pai esteja a recuperar bem o apetite pela pesca. Abraço.
Filipe.

Os Pescas disse...

Oi malta

Desde já um obrigado a todos pelos comentários.

Zé Pedro, já pude ver que tb andas a dar neles, de certeza que lá no meio tb andam os matateus!!!!É só uma questão de tempo...

Urubu, mesmo sendo muitos os que pro lá andam por vezes são tramados de ferrar, já têm a lição bem estudada!!!

Manuel, por vezes a insistência traz-nos destas coisas, outras dá-nos apenas uma dor nos braços!!!

João Pinto, este vai ser cozidinho...ninguém me tira uma boa "canjinha" com a água que o cozeu, um verdadeiro petisco!!Eu pessoalmente gosto imenso de peixe e o sargo é sem duvida um dos meus preferidos, quanto á questão da linha por vezes têm que ser assim e eu muito sinceramente não costumo baixar tanto o diâmetro da linha mas desta vez teve mesmo que ser, senão nem tocava na xixa!!!

Filipe, faltavas tu para a turma estar completa, fica para uma próxima.Quanto ao Pereira Sénior lá o vou tirando de casa muito esporadicamente, pode ser que se volte a interessar pela pesca, vamos ver...

Para tos um grande abraço,
Pedro PJPescador

Os Pescas disse...

Boas grande Pedro...:-) excelentes peixes amigo, e espero que o teu pai saia mais vezes para ir pescar e divertir-se..:-)
Um grande abraço amigo e até breve gradeiro..:-)

Luis Malabar

João Santana disse...

Boas pessoal de "os pescas", mais um bom relato, da minha pesca favorita, pião,bons sarguinhos e belo Matateu, muitos parabéns,por aqui na minha zona, costa alentejana os sargos que aparecem também são todos palmeiros e grandes nada, é o que há, um abraço a equipa e força ai nas pescarias como é habitual...

Os Pescas disse...

Dia bem passado, sem peixe para mim mas com muito sol.

Um abraço,
Nuno

Pedro Franco disse...

Boas Pedro,
Um bom relato de uma pescaria engraçada onde costuma dar uns bons peixes, numa zona bastante concorrida onde já fui lá conhecer esse pesqueiro com um pescador ai dessas bandas, o amigo Germano da Charneca da Caparica, possivelmente um conhecido vosso, ele costuma vir aos concursos de pesca aqui para as bandas do Oeste e pesca pelo independente de Peniche um grande companheiro, conhecem?
Abraços e boas pescas.

Unknown disse...

Boa tarde malta.
Sou de matosinhos e iniciante destas coisa da pesca.
Gostaria de saber onde apanhar carangueijo mole e de duas casacas
Obrigados e boas pescarias...
Nelson

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Os Pescas disse...

Nélson nós apanhamos ao pé de casa, na zona do Seixal.
Normalmente eles estão por baixo de pedras ou de limos.
Quando vires dois caranuejos um por cima do outro, um deles é mole ou de 2 cascos. Abraço.