Os nossos amigos

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

( Spinning ) .....O dia da batalha


     Boas pessoal.....


  Infelizmente, não tem sido nada fácil conciliar as mais variadas vertentes da minha vida pessoal com o que eu mais amo fazer, que é pescar.
  De facto o tempo é curto e muito limitado, o que pela minha parte, equivale a um esforço suplementar para conseguir escapar deste mundo para o meu mundo... esse que é feito de paz de espírito, água, amigos, emoções e recordações que irão durar até ao fim dos meus dias.
  Independentemente do cansaço que eu possa sentir, e da falta de descanso por dormir pouco, existe algo dentro de mim que desperta e chama-me para perto da água....é como o canto da sereia.....que se torna inebriante e imaginário.
  Acredito sem sombra de duvida que apenas o pescador o consegue ouvir e sonhar, sonho esse que se transforma e nos transporta para os grandes campos de batalhas, com aqueles peixes imaginários e gigantes com que todos sonhamos combater pelo menos uma vez na vida.
   Agora vou contar-vos, o que se passou num campo de batalha de saberes antigos, comigo e com o meu grande amigo Pedro.
   Eram quatro e meia da manhã quando me encontrei com o meu amigo, que por sinal já se encontrava á minha espera, calmo como sempre e sereno...quem sabe se, sem expectativas para o dia de pesca que se seguia.
   Lá nos cumprimentámos e seguimos viagem até á bomba mais próxima, para beber café, pois mesmo sendo a pesca o meu sonho, sem café torna-se difícil mantermo-nos activos com apenas uma hora de sono..lol.
   Café tomado e rumo ao pesqueiro, chegado ao pesqueiro verificámos que apenas se encontrava 2 pescadores a fazer surfcasting, excelente..:-)..espaço e liberdade de movimentos...lol
   Deviam ser 5 e pouco da manhã quando começamos a pescar, cada um com um vinil á sua escolha e a trabalhar como previsto.
   Entretanto o tempo foi passando e nada!!!!.......entre pausas e conversa não demos conta do tempo a passar, pois quando fazemos o que gostamos, nem damos por ele..lol
   Quando......um pouco antes das 7 da manhã eu sinto um leve toque e ferro o que estava do outro lado da linha....Pedro já ferrei qualquer coisa...nisto o Pedro ficou a ver enquanto eu o trazia até nós.....cabeçadas leves e apenas peso...ui...tu queres ver......CHARROCO....lololo
   Nisto eu desferro o charroco e começo, bem grade já não é....lololol....entretanto eu largo o charroco para dentro de água para continuar a pescar enquanto o Pedro decide, se não estou em erro, mudar de vinil ou até fazer uma pausa kit kat...lol
   Pelos nossos calculos, deveriam ser 7 da manhã quando.............num dos lançamentos, pouco depois de começar a trabalhar o vinil, sinto uma porrada seca na lesath, mas não muito pronunciada, pois nesse preciso momento eu efectuo a ferragem...e muito rapidamente, apercebo-me que não era um charroco.....mas sim outro peixe, agora qual é que seria?????..Corvina ou Robalo???'.....o peixe não arrancava..ao invés lutava com a cabeça....transmitindo-me a ideia de algo possante do outro lado...mas precisava que ele se mexe-se para perceber o que seria afinal!!!!
   Nisto, enquanto eu sentia as cabeçadas do peixe, o Pedro dizia....não me digas que já apanhaste outro charroco...lolol....nesse preciso momento o que a cana me transmitiu é que, independentemente do peixe que fosse, esse era sem sombra de duvida...um bom peixe.
   Até que surge um momento enquanto tentávamos adivinhar o que seria, que ele finalmente se decide mexer...mas nada de especial...para se ter uma ideia...a primeira impressão que tivemos foi que seria um bom robalo, pois pela minha experiência em relação às corvinas, elas dão cabeçadas mas rapidamente se denunciam....correndo...lol..e o que este estava a fazer parecia um robalo...quem sabe pelo peso!!!, ferrado por um sitio estranho, e estivesse atravessado!!!
    Pois bem, parecer até parecia, até que, no momento em que o Pedro, em tom de brincadeira diz outra vez que era um charroco e grande, eu sinto na cana uma explosão de energia enquanto lhe respondo a rir....então olha bem para este charroco......o drag dispara nesse momento a mil...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzz....zzzzzzzzz..........lolol...brutalllllll...dois arranques violentos......este tomou redbull...hahaha....agora não tinha duvidas do que seria....uma bela corvina..:-)
    O Pedro, parou de pescar, pois não podia lançar com medo de enrolar o vinil com a minha linha e ficou ao pé de mim, e os dois a rirmo-nos...lool
    Finalmente a lesath vergava e o drag cantava....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz........cabeçadas fortes e secas e... zzzzzzzzzzzzzzzz.....zzzz.....zzz......zzzzzz....pausa..haaaaa estava a ver que não..lol...o drag estava perfeito, disparava com as cabeçadas e com os arranques, mas nas pausas, conseguia puxar o peixe sem que ele dispara-se.
    Foram 12 a 15 minutos de luta para trás e para a frente até que ela, sucumbiu ao desgaste....assim que ela rasga a água já de lado, manda 3 sapatadas com o rabo á tona de água....splash...splash....splash....
    Nesse momento, o som do rabo dela a bater na água rasgava o silencio que se fazia sentir, eu como decidi subir no terreno recuando para lhe levantar a cabeça, não me apercebi bem do tamanho dela, apenas que era grande.
    O Pedro como estava mais perto, via melhor, e perguntou-me se eu queria ajuda, ao que eu lhe respondi que não, obrigado amigo, pois com uma pequena ajuda da onda, coloquei-a a seco, para logo de seguida a puxar para cima e os dois a podermos vislumbrar...:-)
    Não era nenhum monstro, mas era minha..:-)..com a sua armadura de bronze vestida, ela roncava e brilhava ao sol..:-)
    Ainda fizemos mais alguns lançamentos, mas infelizmente tivemos que ir embora por volta das 7h30 da manhã, pois tinha que ir trabalhar...lol....mas de qualquer forma já não me importava de ir embora, pois o dia estava ganho....a batalha........pelo menos por agora..lol...:-)
    Obrigado Rio Tejo......:-).


 
                                                                                                                                       
14.400...:-)  

                        Um grande abraço e até breve amigos...

                                         Luis Malabar

18 comentários:

José Pedro Cruz disse...

Mas que grande barrote "de armadura de bronze"!
muitos parabéns Amigo, pois é de facto um peixe de uma vida!

Desejo-vos tudo de bom e muita saúde para que possam continuar a divertir-se com esse espírito e a entreter o pessoal que como eu já se enche de alegria se ver essas grandes pescarias!
Continuem sem armaduras, iguais a vocês próprios!
Abraço para todos que quem vibra convosco como se aí estivesse.

Anónimo disse...

Parabéns,
Grande bicharoca.

João (numberone)

ntyper disse...

Com esta brincadeira toda quem se meteu em despesas fui eu,tinha ficado combinado,quem apanha se a primeira burra pagava um copo,e o homem logo as 7h00 da manhã liga me......
-Rafael,mais logo podes vir pagar o tal copo!!!!
Mas mereces sim senhor tás um profissional,dessa pesca amigo os meus parabéns pela bela e grande captura grande abraço.

Marco Peres disse...

peixe de uma vida mesmo :) mas foi hoje dia 12? hoje estive no seixal e vi ao londe 2 pessoas dentro de agua com as canas. tambem fui la tentar a sorte. mas grade. continuem com o vosso trabalho

Matos disse...

Boas mestre Luis,

nos combates quando se bate 3 vezes com a mão no tapete... é sinal de desistência e combate ganho...

Neste caso ela bateu 3 vezes e tu ganhaste este combate... Mas que grande vitória ;)

Quando é o próximo K1 fight ??? hehehe

Bom relato amigo, poucos são os que vivem isto dessa forma ;)

Grd abr

Os Pescas disse...

Parabéns pela captura, a insistência dá frutos, um abraço Luís.
Filipe.

Manuel Oliveira disse...

Parabéns pela captura!

Agora com tanta insistência que venham mais...

Abraço

Anónimo disse...

espectaculo sempre em altas abraço

calhau da calçada disse...

Meu menino, fico contente por ti!
Ontem quando falei contigo, já esperava que viesse peixe...mas assim?!!
Que espectáculo!
A tua insistência de vez em quando é recompensada...e que recompensa! Tenho pena de não ter estado contigo, sabes bem que vibraria.
Obrigado por este belo relato de um especial momento de pesca.

Grande abraço amigo

p.s. TAMBÉM QUEROOO!!!

Jaime Almeida disse...

Parabéns Amigo, um peixe para pescadores a sério, porque se fosse eu era o peixe que ganhava a batalha. Grande Abraço
Jaime Almeida

Os Pescas disse...

Amigo luis andas em altas se for nesseçario
carregar algumas estou cá lol lol lol
Parabens
Abraços
Palma

Os Pescas disse...



Boas pessoal..:-) obrigado a todos pelo vosso apoio e comentários meus amigos.
Eu dedico esta menina a todos voçes meus amigos, pois tal como eu, sonham e amam a pesca e a natureza.
Por ultimo, como não poderia deixar de ser, Obrigado Telmo, por um dia ter sido feliz no teu pesqueiro..:-)
Um grande abraço amigos, que eu vou á procura de mais....

Luis malabar

Inácio disse...

Mas que grande batalha Luís!Já andavam a prometer e desta veio uma de respeito e que gozo que deve ter dado! Peixe que qualquer pescador adorava tirar mas para o tirar temos que ir lá e insistir! Os meus sinceros parabéns e que venham mais "peixinhos" desses ;)

Abraço

Sergio Fernandes disse...

Parabens Luis
que granda relato,brutal
estou sentado no sofá e o meu sangue já está a ferver
Manda vir mais!

Pedro batalha disse...

Boas Luís
Belo exemplar, parabéns

Os Pescas disse...



Boas Inácio, de facto o prazer de tirar um peixe destes é enorme, leva todo o material e a parte psicologica ao extremo, se uma delas falha, lá se vai o peixe..:-)
Um grande abraço Inácio

Luis Malabar

Rebolo disse...

Boas Luís,
Devíamos de facto viver a fazer aquilo que realmente gostamos, este escape é sem duvida das melhores coisas que podemos fazer para esquecer tudo e limpar a mente.
Que belo exemplar, daqueles para recordar, os meus parabéns.
Horas vagas bem aproveitadas e os resultados estão ai.
Boas continuações e um abraço aos pescas.

Os Pescas disse...



Obrigado pessoal pelo vosso apoio, fico feliz por gostarem.:-)Vou tentar ainda antes delas irem embora, subir a minha fasquia..lol
Subir a fasqui e algum do material, pois o speedclip para 31 quilos, apesar de não abrir, sempre ficou danificado..lol.
Um grande abraço amigos e até breve.

Luis Malabar