Os nossos amigos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Trevo da sorte

Boas,

Já lá algum tempo. Sem o quê? Sim pessoal sem subir a bordo do barquito. Não tem dado e a vontade era tanta que fiquei muito feliz quando me foi confirmado que desta dava para irmos de barco.

Tornava finalmente a pisar o Trevo da Sorte, o barco que me tem dado tantos bons momentos, tantos momentos felizes, e tanto peixe de grande qualidade. Sabe bem ir lá de vez em quando, é sempre diferente e como adoro andar de barco, junta-se o útil ao agradável.


Eram 5.45 quando fui ter com o Palma, ao sítio de sempre, andámos feitos loucos a procura de um café aberto, mas acabámos por ir ao sitio de sempre. Ele a 1ª coisa que me disse foi que não se sentia bem, eu até estava fresco apesar da semana dura que tive. Provavelmente eram as saudades. A mente controla muitas vezes o corpo, e consegue esconder o cansaço.

Com o dia a clarear, metemos o barco dentro de água e preparámos a fase I, que seria corricar ali ali no Seixal até a maré deixar apanhar Ganso...



Comecei com uma Storm Deep Thunder, e o Palma com uma Yo Zuri Deep Diver, mas nada tocava os iscos de plástico. Mais uma voltinha e de repente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ,o Palma pára o barco, já os olhos dele brilhavam e a má disposição tinha passado, mas, lololol, ele apanhou foi o fundo... EHEHEH! Vai de soltar a amostra e regressar à base... Era hora de dar a terceira e última voltinha antes de ir apanhar o isco... Nada!



Chegados ao local, desembarcámos e lá fui eu agarrar na pá do isco. Foi mais de uma hora sempre a cavar no meio das ostras, e o corpo deu sinal de duas coisas: Do cansaço da semana, e da péssima forma física em que me encontro, para aquilo que eu estava habituado. Pelo meio disto, ao meu lado estava um ajudante especial, um autêntico motivador, e da sua boca só saiam palavras de incentivo como: " Cava mais depressa", " Despacha-te, hoje não estás bem" " Estás muito molengão" ou ainda " Não pares que custa mais". Ainda pensei em lhe dar com a pá em cima. Estão a ver né? Eu escorria água e o gajo parecia um rouxinol ao meu lado. GRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.

Terminada a apanha do isco, fomos experimentar uns metros ali ao lado ainda com a maré muito vazia, e em menos de uma hora apanhámos: Um magnífico alcorraz de 5 cm pelo olho ou lá perto.

Resolvemos obviamente mudar de local, até porque eram 2 horas e peixe 0. Tinhamos duas hipóteses preparadas, e entre os dois decidimos ir a um local onde temos sacado alguns peixes interessantes.

Chegados lá demos uma volta e a sonda indicou uma zona com uns bons cabeços tal como gostamos. Foi fundear e lançar as canas. Tique tique, tique tique, e os iscos voavam a uma velocidade alucinante.
Nem o caranguejo de 2 cascos aguentava. O Palma lá perguntou se mudávamos de local, mas na realidade tinha passado pouco tempo e sou sincero gosto de chegar a um local e sentir peixe, é sinal que algo gira na zona, e restava esperar que os pequenos dessem lugar aos maiores.

Ainda deu para me entreter e apanhar alguns alcorrazes que é peixe que gosto fritinho.
Nisto surge o momento do dia em termos de escolha dos iscos. Como nada aguentava, o Palma resolveu meter dois caranguejos em forma de acasalamento e lá lançou... E de repente Trumbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. " Palma, a cana, a cana, atrás de ti" e ele como sempreeeeee muito distraído, virou-se já a cana estava toda dobrada em tensão e fez uma boa ferragem e lá veio ele. Pelo caminho pensei sempre ser uma boa dourada, mas ao chegar perto do barco, e eu de Xalavar na mão, vejo que se tratava de um bom sargo, um sargo de quilo, e ambos ficámos muito felizes.

Continuei a insistir no ganso nacional e o Palma nos caranguejos, e no lançamento a seguir lá estava ele de cabeça para baixo, e vejo a cana a dobrar toda, TRUMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,querem ver... outro sargo, ou seria dourada? Por entre ali uns momentos de luta, este mais forte ainda, ele lá o trouxe o sargo, um grande sargo, este ainda maior, daqueles com uns lábios grossosssss.
O sacana não se calava e gozou comigo que eu só apanhava alcorrazes e safias e eu ripostava: Palma está 9 a 2 para mim" e ele ria à gargalhada, gozava. gozava... E disse-lhe" à próxima quando eles baterem a cana vai parar dentro de água e não te aviso sacana"... Bem, lololol, sabem que não era capaz, é a adrenalina do momento. Dá vontade de ver, mas quero sempre ver o peixe a vir, é a parte mais prazeirosa do momento.

Bem mais um lançamento e mais uma iscadela com dois caranguejos e Trumbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, e mais outro sargo acima de quilo... Mas que grande sacana. Eu entretanto tirei mais 2 alcorrazes. 11-3 para mim certo? eheheh.

Ele insistia e eu teimoso também... A coisa fraquejou e resolvemos mudar de spot, andámos ali uns 50 metros  para a frente. Logo assim que se lançou novamente o Palma a olhar para sabe Deus onde e a cana dele Trumbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,e eu novamente " Palmaaaaaaaaaaaaaaaaaaa", e ele lá andou com ele às voltas um bocado e eu andei por cima do barco a ver se o metia no xalavar. Finalmente consegui e lá continuou o gozo... Lá tive que o ouvir.



De seguida bate a minha cana e lá tirei um bom sargo... E a coisa deixou de dar... Esperámos mas nem mais um toque de jeito, e acabámos por mudar pela última vez de local. Resolvemos ir para uma zona mais funda uns metros mais à frente. Ali nos 7 metros, e fundeámos.

Canas lá para baixo e tempo para comer e apreciar o horizonte, o dia estava muito bom, perfeito para pescar em paz e sossego.

Os primeiros lançamentos revelaram uma alteração enorme... Toques pequenos nada... Até deu para relaxar e deitar um pouco, até que... Sinto o 1º toque, uma cabeçada boa, mas sem continuidade... Ganso ratado, caranguejo nem cheiravam... Isto houve aqui alteração de peixe pensei logo... Bem vamos lá fazer uma mega iscada, a ver se eles se revelam.... E lanço a cana para a zona mais funda e pouso-a como gosto, numa posição onde se precisar de fazer a ferragem a efectividade é enorme.



Demorou pouco até ver a cana a dar uma pequena picada, seguida de outra, e segurei na cana e fiz a ferragem. Assim que o senti, comecei a recuperar e pela luta tive esperança de ser algo que procurávamos, e ao vê-la chegar ao barco confirmei ser uma dourada jeitosa. O trevo da sorte tinha me dado novamente um bom peixe. Motivado, isquei bem, e no lançamento seguido, tudo igual, toque pequeno, ferragem, peixe no xalavar... Mais uma e agora era eu que gozava o Palma... Ele insistia no caranguejo, mas eles estavam pouco interessados e o ganso nacional foi fazendo muitos estragos, com douradas e corvinas. Tivemos ali uma hora e tal muito boa, com bastantes ferragens, com algumas que fugiram e principalmente com uma actividade altíssima. Por entre tantos toques levei uma grande porrada, seguida de outras, e quando fiz a ferragem vi que esta dourada era ainda maior, e trabalhei-a com muita calma. O Palma como sempre impecável, ajudou e a coisa correu bem.
Logo de seguida ele perde no caminho uma boa dourada, que desferrou, mas lá deu com elas com a troca de isco e ferrou duas seguidas, mais outra corvina que nos deixou a pesca mais do que feita. Peixe de muita qualidade e de bom porte. Ambos fizemos uma excelente pescaria, ambos saímos realizados desta pescaria, e novamente tornámos ao Scookie, o Trevo da sorte.

Ainda tirámos umas fotos a alguns dos peixes, só para ficar a ideia do que foi a pescaria... O cansaço já era muito e a pressa em voltar pois o sol já se tinha posto era muita.

Fica então um cheirinho do dia...







Material:
Canas: Prosargos xtra boat; Triana triton; Hiro superbass; Shimano Speedmaster AX
Carretos: Banax Mighty; Shimano Super Ultegra; Shimano Nexave; Tica Taurus; Shimano Symetre
Linhas: Asso Ultra; Maxima Fluorocarbono; Sufix 100% fluorocarbono
Iscos: Ganso nacional; Caranguejo

Até breve,

Filipepc; Palma

4 comentários:

Pedro Franco disse...

Parabéns aos 2 marinheiros pela grande pescaria realizada, sempre a insistir sembdesmoralizar e lá deram com o que desejavam, peixes dos bons e em quantidade.
Grande relato como de costume, da proxima mete o Palma a apanhar isco e fica tu no relax e a mandar uns bitaites.
Abraços e grandes fainas

Anónimo disse...

Parabéns ao team. Vocês realmente dão-lhe sempre. Um grande abraço. João.

Alexandre disse...

Os meus parabéns malta pela pescaria.
abraço

Os Pescas disse...

Bela pescaria, sim senhor.

O vídeo está muito fixe.

Filipe, mete o Palma a trabalhar que esse gajo tem bom lombo.

Grande abraço para os dois, amigos.

Nuno Fernandes