Os nossos amigos

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Uma rapidinha ao Surf

Boas malta,

Com o tempo muito incerto e a chuva a dar os seus primeiros sinais para o Inverno que se aproxima, resta-nos esperar por abertas ou dias em que de para se meter a linha na água.
Depois de uma semana de mau tempo eis que o mar estava a estabilizar, embora ainda grande e eu resolvi dar um salto ao Meco para mais uma pescaria.

Não dispunha de muito tempo, e já ia chegar de noite ao pesqueiro pois não dava para sair antes.
Por isso o pessoal arrancou mais cedo, sem mim, e quando me despachei fui lá ter.

Antes de irem embora disse ao Guilherme que quando chegasse, lançava e apanha um robalo no 1 lançamento. Ele riu-se e claro que isto era mais para brincar e picar, até porque de vez em quando estas cenas batem certo e nesse momento é um fartote de rir.

Pois bem cheguei mesmo já de noite, cerca das 20.30H, e o parque estava a abarrotar. Pensei logo que ia andar até ao rio da prata, pobre de mim, após o dia todo a bulir, não me faltava mais nada...
Ao mesmo tempo chegava um grupo aqui da Torre, malta fixe que está a começar a entender as dificuldades do surfcasting!
Fui andando pela praia, meio desgovernado em busca do Guilherme e do Filipe. No local onde disse para ficarem não estava e fiquei logo desanimado... Dei com eles uns 100 metros à frente, e felizmente já tinham as minhas canas montadas, eh eh eh! Olhei para o saco e já lá moravam 4 sargos. Bom sinal... Cumprimentei rapidamente o Guilherme e lá fui lançar a Taylor X6 à minha maneira... Nisto olho para a super aero tecnhium que dá uma valente cabeçada... Vou logo agarrar nela, e sinto o peixe. Faço a ferragem e vejo que o peixe está lá, tendo durante o caminho dado alguns pequenos arranques... Sempre com a linha tensa lá o fui puxando e muito cuidado principalmente na escoa zona onde se perde muito peixe alguns dias.

Ao chegar perto onde já consegui vê-lo desatei-me logo a rir..." Ó Guilherme o que é que disse? ahahah", um robalo. Como entendem bateu certo, o Guilherme olhou abanou a cabeça, disse " fo....." e depois em tom de brincadeira, diz " eu vou-me embora, assim não dá"... Muito me ri. Este fascínio que a pesca tem, é que me encanta tanto. Nem imaginam, estou a escrever o texto a rir-me deste momento.
Tem mesmo piada quando estas cenas acontecem... Por isso gosto sempre de brincar e lançar um desafio para o ar! Às vezes corre mal, outras corre bem, e quando assim é, lololol, a pesca fica mais bonita!





Bem confesso que fiquei animado, até porque por esta altura o Filipe João tirava outro sargo palmeirudo. Fixe! A maré essa vazava com toda a força, o que coincidia com a última boa pesca que fizemos.



Após termos todas as canas na água foi tempo de meter a conversa em dia com o Guilherme. É óptimo poder na vida ter momentos em que de uma forma despreocupada falamos e revivemos momentos, contamos o dia-a-dia, enfim partilhamos vivências pessoais e não só.
Não sei se todos conseguem sentir o mesmo, mas na vida assim como na pesca temos pessoas com quem sentimos paz, sentimos bem-estar e só o facto de estarem presentes altera todo o processo, e torna-o especial. Julgo que eles entendem o que quero dizer. Felizmente considero-me um privilegiado nesse aspecto, tenho alguns colegas com quem sinto uma empatia total.



A noite estava frio, porém sem vento, e há muito que não via o Meco tão cheio. Muita fé por aqueles areais fora, muita gente a tentar a sua sorte!
Aproveitei para ir jantar quando vejo a cana do Filipe João e dar um safanão e assim que me aproximo, a linha afrouxa. Peixe ferrado pois claro, foi só agarrar e trazer até terra, uma baila bonita.

Nisto vejo a Taylor X6 a bater e lá dei uma corrida, e embora não sentisse grandes toques, acabei por ferrar um sargo palmeirudo. A pesca estava a correr bem. O Guilherme fruto do lado onde se encontrava e a corrente ali ser algumas e lateral estava com mais dificuldades em manter as pescas quietas e pescáveis.

Toca de iscar tudo e lançar. Estava como sempre com o mesmo tipo de montagem. Urfe numa e estralho comprido, e dois anzois na outra com estralhos curtos.

Lá me sentei a saborear o resto do jantar, e perguntei pelo café, mas o Guilherme não trouxe grrrrrrrrrrrrr! Bem paciência, estava mesmo a apetecer. A actividade continuou embora com toques pequenos e foram saindo alguns sarguitos, tendo ao mesmo tempo todos tirado, o que animou a coisa. A maré essa chegava perto da vazante, e eu estava com alguma fé na viragem. O Guilherme tinha que ir embora e o Filipe João também, e eu apesar de tudo resolvi ficar, pois desse ou não, tinha que fazer a viragem.

O frio é que aumentou muito, e pela primeira noite senti desconforto. Felizmente as botinhas da Lemigo garante que o meu estado cerebral se mantém a funcionar, pois desde que os pés estejam quentes o corpo parece que aguenta. Lá fui vestindo a roupa, mas o frio apertou mesmo e não batia nada. O isco vinha sempre ratado...



Estava eu sentado a comer uma sandes, já a maré virava quando me batem as duas ao mesmo tempo, a Taylor X6 um toque pequeno, mas a super aero até saltou do espeto. Corri, mas ao chegar o peixe não tinha ferrado... Puxei e verifiquei que a Tita tinha ido toda. Era um bom peixe.

Bem resolvi iscar bem e fazer o último lançamento, pois o dia a seguir era de trabalho. Fui puxar então a Taylor que me deu mais um sargo palmeirudo. Era o que andava lá.
Isquei e fiz nela também o último lançamento. Entretanto fui meter conversa com o pessoal do secto mais à esquerda, uns senhores muito simpáticos, que nem um peixito tinham apanhado. Lá deu para aquecer um pouco a noite em conjunto pois sozinho é muito complicado estar ao frio no surfcasting.

Despedi-me dos senhores e fui tirar as canas, tendo a Taylor mais um sargo. Estava feito. Não aguentava mais o cansaço e principalmente o frio.
Rapidamente arrumei tudo e fui para casa. A aposta na viragem não deu grandes resultados, os tarolos não apareceram. Fica para uma próxima, espero.







Material:
Canas: Yuki Taylor X6; Shimano Super Aero Tecnhium; Banax Steel Power; Vega Potenza Hybrid
Carretos: Shimano Aero Technium; Shimano Power Aero Spin Power; Shimano Ultegra XSA; Daiwa Emcast Advanced
Linhas: NBS F-117; Asso Ultra; Asso Fluorocasting
Iscos: Casulo, Ganso, Titas, Americano, Choco

Filipepc, Filipe João, Guilherme

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amigo, com estás? Vê se me ligas para irmos um dia destes à pesca lá aquele sitio da outra vez. Parabéns pela pesca. Um abraço. Luís.