Os nossos amigos

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cormoura Deep Trembling, a surpresa do trolling

Uma das grandes surpresas que tive com amostras afundantes, senão a maior foi com estas amostras.
Já as tinha visto há muito tempo, mas nunca as comprei por aquele estigma de que o barato sai caro e ( e quase sempre isso é uma realidade), mas desta vez, sinto que não é bem assim.



Há uns meses andava eu à procura de umas amostras da cor FIRE TIGER, e dei com estas amostras novamente. Ao saber o preço resolvi encomendar e experimentar, pelo menos não perderia muito.

No dia seguinte estávamos a trollitar, quando em desespero de causa, resolvi ir a mala e pôr uma destas amostras. Assim que a pus o seu atrito na água foi enorme, e a cana ficou em grande tensão...
Estávamos numa zona funda, supostamente... Quando sinto a amostra a dar grandes cabeçadas no fundo, e questionei o Palma pelos metros a que estávamos? Ele responde: "12", e eu fiquei desconfiado, julgando que a sonda estava errada. Ele então resolveu sair da zona para se confirmar se a sonda estava a marcar bem, e ela certinha foi baixando até aos 4/5 metros em zonas menos profundas. Afinal estava tudo bem, e nesse dia chegámos a estar a 12,7 metros sempre com ela a bater no fundo.

Uma das características que me chama a atenção nesta amostra é claramente o facto de ser pequena e leve, e conseguir atingir grandes profundidades, o que normalmente só está ao alcance das amostras maiores.
Fiquei a partir desse momento fã destas amostras low cost, com muito, mas muito mais coisas positivas do que o contrário como vão entender através da análise detalhada que lhes vou fazer.


Características:

Tamanho: 15 cm.
Peso: 23 gramas
Tipo: Afundante
Profundidade máx.: Não refere ( já nos atingiu os 12,7 metros a 3/4 nós)
Fateixas: VMC
Preço: Cerca de 6 euros.

A grande vantagem nestas amostras é sem dúvida a profundidade que atingem para um tamanho tão pequeno. Se analisarmos bem, este é provavelmente um dos maiores problemas que a maioria tem. Manter um alcance em metros considerável sem aumentar o tamanho das amostras. 
Muitos dos canais ultrapassam os 12 metros e por vezes com amostras que apenas atingem 4 a 7 metros estamos apenas a meio caminho e em muitos dias longe do local onde os robalos andam a "caçar". Aconselho a terem sempre alguma amostra que vos possa fazer uma análise detalhada dos fundos, e sirva de sonda do local. 
Considero que este é um dos erros de muitos pescadores neste tipo de pesca( trolling), ficam limitados às amostras que têm, não pensam em alternativas e não pensam que muitos dos dias não apanham nada porque estão a pescar "longe" do peixe.
Da mesma forma que nem sempre concordo que um grande peixe queira uma grande amostra( presa).
Pergunto se isso faz sempre sentido? Talvez por sonhar muito com a pesca, dou por mim várias vezes a pensar nos mais estúpidos detalhes, e se pensarmos no reino animal, lembro-me dos grandes predadores das savanas e lembro-me sempre das grandes caçadas das chitas ou dos leões e fico sempre com a mesma ideia. Normalmente as presas escolhidas são pequenas, não por eles não quererem as grandes, mas porque pensando no desgaste enrgético vs sucesso da investida, quase sempre é escolhida uma presa pequena, que normalmente é garantia de sucesso e de alimentação.



Por estes motivos passei algum tempo a procurar soluções acessíveis, dentro de profundidades consideráveis e quase sempre esbarrei no mesmo: Amostras que afundam muito são por norma, enormes, o que alguns dias faz falta, mas na maioria nem por isso...
Gostava muito de ver as minhas preferidas enquanto qualidade( x-rap magnum) a afundarem tanto como estas deep trembling para ter uma amostra ideal para as profundidades que pretendo.
Até esse dia chegar fica esta alternativa, a meu ver bem viável, e que pode ser produtiva em muitos dias...



Pontos fracos: A tinta desgasta com facilidade( 3 a 5 pescas e ficam em mau estado); A pouca ou nenhuma informação que a marca nos fornece é inaceitável. Têm um produto bom, e não o trabalham bem??? Quem olha para a caixa o que vai pensar? Afundam 1 metro? 3? 5? 10???...

Pontos fortes: Uma amostra pequena e leve a afundar tanto é fantástico; O seu preço; As fateixas muito boas para a gama low cost a que pertencem. Têm uma paleta de cores bastante atractiva.

Ospescas

Sem comentários: