quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Robalos para a Maria

Boas,

Após alguma pescarias no Meco, resolvemos ir fazer uns lances à Lagoa de Albufeira.
O mar bruto a semana toda, dava uma queda enorme na 3 feira passada, descendo dos 5 metros para os 2, e vindo a ondulação de Noroeste, era de tentar fazer uns lances a ver se apanhávamos algum bom sargo ou algum robalo, tradicional nesta altura pela zona.

Consegui despachar na parte da manhã o que tinha para fazer e estava pronto para de tarde ir fazer uns lances com o Guilherme, Filipe e Santos. Ainda tivemos a companhia do José Pinto que já lá estava quando chegámos. Eram cerca das 4 horas quando chegámos à Lagoa, e o mar, estava de feição, não estava aquele mar lindíssimo, mas estava ordenado, com pouca escoa, e a rebentar a uma distância que permitia meter a chumbada fora, para quem lance bem.

Estava a precisar daquele ar, daquela brisa. O dia estava fabuloso, pouco vento, não estava muito frio e a maré ia a meio da enchente. Estava na hora de montar rapidamente as canas...

Antes das 4,30 já tinha tudo montado, pronto para fazer a última hora com luz e preparar o início da noite com tempo...

Comecei com uma cana de apenas um estralho a trabalhar com uma urfe e um estralho 0,40mm iscado com casulo... A outra com dois estralhos, ambos 0,35mm e com 50 cm. de comprimento.
Mais uma vez veio a verificar-se algo que este ano é um facto! A cana com estralho único, não apanha nada.

Logo nos primeiros lançamentos começaram os toques... O Guilherme foi o 1º a estrear-se na pescaria... Uma baila... Passado um bocado a minha cana bate, agarro na cana... Uns toques ligeiros, sinto-o ferrado... Era um sarguito... Tirei-lhe o anzol e fiquei a olhar para ele... O Guilherme concordou comigo. Embora tivesse mais que medida, era pequeno, e ele atirou-o para a água...
Estávamos nisto, e o Filipe corre para a cana e tira um robalo... A coisa prometia... Logo de seguida a minha cana bate, era mais uma baila, esta muito pequena, foi devolvida com vida ao mar...

A noite estava a chegar e a maré aproximava-se da praia-mar... O momento da viragem da maré era o que eu aguardava... A maré virou e para meu desespero e dos restantes apenas deu dois peixes, devolvidos com vida... Estava frustrado, e não fosse o cafézinho do Guilherme e do Santos e com o frio que de repente se pôs, tinha perdido a fé...

A saca ia ganhando côr...

Cerca das 9 horas, o Guilherme tira finalmente outro peixe e fiquei mais entusiasmado, mais um robalo.
Isco bem as canas... e tento lançar o mais longe possível...

Apesar de algum mar dava para lançar para trás da rebentação, e lá continuei a tentar passar para o lado de fora. Curiosamente a Millenium do Guilherme, cana que nenhum de nós gosta, pimba, mais dois, um robalo e uma baila, um belo doblete.

A saca foi enchendo...

Logo de seguida pimba, mais um robalo... Nós só nos riamos... Enfim, tanta coisa a lançar longe com canas XPTO, e depois aquela é que estava a dar...

Por esta altura o Santos começou a arrumar a tralha, e foi andando com o Filipe João para o carro...
Não me apetecia nada arrumar a tralha, pois o peixe andava lá, os toques tinham aumentado, e a perspectiva de sair um bom exemplar, e lá continuei a tentar. Icadas generosas, e lançamento, mais perto desta vez, a cair em cima do cabeço. O nevoeiro intenso que caiu fez com que fossemos buscar os sacos para o pé de nós pois a raposa residente na Lagoa lá andou de volta... Tivemos que correr com ela.

Volto para o pé da minha cana, e vejo-a a dar um safanão... Fiquei desconfiado, mas deixei estar.
Passados uns segundo torno a olhar e pimba... Outro toque, desta fui lá, e assim que agarro senti que tinha peixe ferrado, e lá trouxe mais um robalo para a Maria...

Estava eu a tirar o meu, e vejo o Guilherme a agarrar na cana, e a puxar, vi logo que era peixe, e assim foi...
Outro robalo... Olhámos um para o outro e o sentimento era recíproco... O peixe estava a brandos e tínhamos que ir embora pois o pessoal estava no carro à espera... Fiquei com a sensação de que tínhamos feito uma pesca muito forte, se temos lá ficado... No dia seguinte confirmei isso ao falar com um conhecido que ficou lá...
Bem, mas o mais importante e que tanta vez bato na tecla... estava conseguido. Sou pescador lúdico, fui fazer o que adoro, e portanto vim feliz, em paz e realizado.

Por mais bem que corra uma pescaria, nada pode ser mais especial do que 3 aspectos que me marcam sempre:
- Pescar junto a grandes amigos, especiais, amigos do peito.
- Presenciar mais um pôr do sol.
- Poder ver as fotos que se seguem... Isso vale por tudo, enche-nos a alma!

Material:
Canas: Vega Potenza; Vega Millenium; NBS/Banax Steel Power; Yuki Taylor X6; Shimano Surf Leader; Shimano Super Aero Technium
Carretos: Shimano Power Aero Spin Power; Tica Scepter; Shimano Aero Technium XT; Shimano Aero Technium XSB; Daiwa Saltiga Surf
Linhas: Asso Fluoro Casting; Sufix 100% Fluorocarbono; Awa-Shima Eclipse; Asso Ultra; Yuki Invisible