Os nossos amigos

segunda-feira, 25 de março de 2013

O segredo estava no Mestre...

Ai estava, estava...

Boas,

Quinta feira de manhã, madrugada fria e chuvosa, e mais uma vez a caminho do Scookie!
Deviam ser 6 e pouco, já estávamos na bomba a beber um café, e a ultimar os preparativos para partir em mais uma aventura...

Apesar da chuva que se fazia sentir, o pouco vento, fazia-me prever um dia bom de pesca, com grandes capturas... Estava deveras entusiasmado, estava mesmo com um forte feeling!

Assim que chegámos ao local, preparámos as canas, e cada qual escolheu a sua amostra. Eu preferi as cores garridas, ele optou por uma amostra amarela mais transparente.

Volta após volta, não sentíamos nada... A escolha foi errada, e nada nos foi presenteado...
Mais uma volta, mais uma tentativa, mais uma amostras, e mais... Nada!
A dificuldade do dia estava bem patente no facto dos 4 barcos que lá andavam, terem todos desistido já a maré ia a meio da vazante. Nem um peixe, nem um toque, nada!
Quanto mais pensava mais chegava à conclusão que mais valia voltar à primeira escolha, pois tudo o que tentávamos corria ao contrário. Tornámos às primeiras escolhas e às amostras que mais peixe nos têm dado, mas neste dia nem um peixito.
Bem, estava na hora de parar e de ir como sempre beber um café para desanuviar.
Enquanto comia um croissant de chocolate e o tal café da ordem pus-me a pensar e perante a desmotivação que o Palma denotava, fui tentando brincar com a coisa e tal, mas ele só me dizia que estava muito cansado e que não entendia porque não dava nada... Mas enfim... Todos sabemos que a pesca é assim. Independentemente de sabermos bem as linhas com que nos cosemos neste tipo de pesca, isso não quer dizer que tenhamos a poção mágica. As coisas por vezes não dão e ponto final.
Mas uma coisa é certa, nós nesta equipa temos sempre em mente melhorar e aprender mais, e até ao último lançamento não temos por norma desistir. Já vi coisas incríveis na pesca. Acreditem que sim... Vi pescas do outro mundo serem feitas em minutos, vi N vezes todas as melhores teorias dos melhores pescadores cairem por terra quando um "americano" acabado de chegar os deixa de boca aberta com uma captura que eles procuravam à horas... A pesca tem segredos, sim tem. Mas não tem certezas absolutas... Porque se tivesse, neste dia, a gente tinha ido embora por esta altura, mas...

Bem, já de novo em acção de pesca, agarrei na minha menina e pumba lá para dentro...
E assim que ela cai lá dentro Zumbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que grande porrada que levei... Eheheh! Bem, para mal dos nossos pecados, lá foi uma amostra à vida... É que estava era presa, e foi um stressss para tirá-la, usámos a artilharia, demos mil voltas e nada... E quando foi à bruta, mesmo para partir a amostra soltou...lololol.

Bem... Após mais umas 350 voltas, o Palma em stress com um ar desalentado, diz: " Já chega? Não anda aqui nada! E eu que estava com energia e sem vontade nenhuma de me ir embora, neguei e pedi para continuar... E com a apatia que ele estava eu olhei para ele em tom de gozo e como passamos o tempo todo a "marrar" um com o outro, disse para ele: Sai mas é daí, não percebes nada disto. Não sabes conduzir o barco, nem nos dar peixe, vou eu fazer o que tem que ser feito"... E trocámos...
Ele ria... E eu concentradíssimo, tal qual o Paulo Futre, mas por dentro a "rezar" aos céus para algo bater, comecei a procurar os meus spots favoritos. Todos temos os nossos locais por vezes pequenos buracos em que confiamos e temos aquela estrelinha sempre que lá passamos.

E foi assim que tudo mudou...

Palhaçada para aqui e palhaçada para ali, gozo entre os dois, ele a dar-me cabo da tola, e eu sempre concentradíssimo... E numa das passagens disse-lhe que ia passar no tal spot que tanto peixe nos deu, e ele... " Já passei lá montes de vezes hoje"... Mas o que ele não sabia é que tinha passado sempre a 3,5 nós e tinha que passar a 3,51 nós... Daaaa...

E claro... Assim que estou a passar na zona, olho para trás e a cana do Palma leva uma cacetada... Zumbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, e ele rindo-se foi vendo o seu 1º robalo a dar uma granda luta e saca um belo robalo. Grande animal. Gordo... Parecia uma carpa.

Sorte... Dizia ele... Claro que eu sei que foi sorte, mas epa, lá torno eu ao mesmo. O feeling vale o que vale, não é algo que seja possível de provar. É algo que se sente... Por vezes funciona, por vezes não.

Amostras na água, ele parecia outro, e assim que passamos na mesma zona... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, Uma bela arrancada, uma luta muito boa, com um grande robalo, mais um, e ao final de uns minutos, peixe a seco. Mais um para o Team Ospescas.

Mais uma voltinha e mais um arranque desta na minha cana... Barco parado, e foi só domar o animal, que estava rabino, e me fez um monte de arrancadas.
Assim que ele chega perto do barco o Palma encesta-o e lá veio outro bom robalo...

Estava todo satisfeito... A troca correu mesmo bem, e imaginem o gozo que não estava a ser no barco... Ele só se ria... E que diferença que faz um peixe bom...
Que diferença a cara do menino Palma, que antes de virmos, em mais uma voltinha... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, mais uma boa arrancada... e mais um robalo de bom porte.

Estava eu muito entusiasmado... E o maluco do Palmeta, diz para eu sair do leme... E lá foi ele...
E sabem que mais! Nem mais um toque, ahahah. Foi o regabofe total. A paródia a bordo do barco...

Bem, como todos sabem o que interessa é a equipa, foi assim que sonhámos em viver neste blogue, nesta equipa e na pesca lúdica em geral. Pescar para nós é uma terapia, uma forma de diversão, é estar com a natureza e com os amigos, e pouco me importa quem apanha. Importa sim, uma dia, vermos, mais tarde, mais para a frente, as aventuras que tivermos. Somos Ospescas, um grupo de míudos, de homens sei lá... Que adoram o que fazem. O resto, bem, o resto sempre me foi indiferente, e enquanto pensarmos assim, sei que estamos no bom caminho...
O Palma com os 4 meninos do dia.

Esperamos que gostem...

Até breve,

Material:
Canas: Shimano Biomaster spin; Shimano Kabura
Carretos: Shimano Biomaster Hg 4000; Banax Mighty 2000
Amostras: X-RAP Magnum; Yo-Zuri Crystal Minnow; Cormoura Deep trembling; Storm

Filipepc, Ricardo Palma, Ospescas.

10 comentários:

Salah surfcasting disse...

Buenos robalos amigos, la insistencia dio sus frutos, mereció la pena aguantar el mal tiempo, enhorabuena por las capturas y el disfrute de la jornada.
Un abrazo desde Cadiz

Anónimo disse...

Grandes tarolos que vocês estão sempre a apanhar. Um dia tenho que apanhar um assim.
Um abraço Filipe.
David.

Pedro Franco disse...

Mais um grade dia, parabéns e ontinuem assim com grade capturas.
Um abraço

popof disse...

Eu contínuo a dizer que não és o número1 (Filipe) se não fosses com o palma andavas era a carregar grades. Um abraço para os dois e mais desses é que é preciso

Os Pescas disse...

Pois é... , o cagão teve sorte eles estavão a passar na altura.
Uma coisa é verdade , já estava saturado e o Candinho sempre com esperança, foi merecido.
Abraços
PALMA

Alexandre disse...

Grande pescaria Palma,meus parabéns.
abraço

Anónimo disse...

Grandes peixes. Muitos parabéns à dupla.
Paulo.

Os Pescas disse...



Os meus parabens para os meus dois grandes amigos, fico sempre mto feliz quando o pessoal o pessoal apanha peixe..:-)
Um grande abraço para os dois com mtas saudades..:-)

Luis Malabar

Os Pescas disse...

Obrigado a todos pelos comentários. O importante é irmos bem e voltarmos e imperar a boa disposição, o resto logo se vê.
Filipe.

Os Pescas disse...

E dar na cabeça ao filipe lol lol lol
Obrigado a todos
Palma