Os nossos amigos

quarta-feira, 27 de março de 2013

Shimano Symetre FL 4000

Boas,

Um dos míticos carretos da Shimano regressa finalmente num novo modelo com muitas alterações sobre o seu antecessor...



Quando se pensa na economia nacional, percebe-se que nem todos podem chegar a carretos como os Stella SW ou os Twin Power SW, ou até a um Certate, Exist, ou Morethan Branzino.
Sejamos pragmáticos, num país como o nosso, onde o ordenado médio é baixo, para satisfazer um pescador não basta ter qualidade no material, há que ter preço.
Olhando para o preço, e para a qualidade que apresenta, não é difícil de prever que será um carreto de sucesso no mercado nacional, tal qual os seus antecessores.

À primeira vista, reparamos em N alterações, principalmente em termos de design, mas começo por referir a diminuição gradual do peso... O antigo Symetre, o FJ, pesava 400 gramas, sendo que o actual pesa 335 gramas. É uma diminuição significativa.


- Também a asa de cesto tem uma alteração, passando esta a ser semelhante aos modelos de 2013, como o Aero Spin. A mim não me encanta. Visualmente é atractiva, mas não tem a mesma robustez do antigo, que era de peça única e de muito melhor qualidade.



- Tal como o antigo, este modelo tem uma suavidade impressionante para um carreto destes valores.
Quem puder experimentar verá a realidade deste facto. Cheguei a estar minutos a dar apenas ao braço sem tocar na manivela com ele sempre a rolar sozinho. Fantástico.

- Também na cor tivemos alterações, sendo que foi escolhida uma cor que não sendo chamativa, a meu ver tem muito glamour. Um verde escuro lindíssimo a fazer lembrar uma esmeralda...


- A manivela e pega são de excelente qualidade e ergonómicas, sendo que a pega não estando embutida permite a introdução de uma bola como a que vem no Stella  SW, o que lhe permitirá ficar mais ao agrado de alguns dos amantes de carretos com pegas maiores.

 -A sua construção foi pensada para spinning, sendo que o seu ratio de 5.8:1, e o enrolamento de 92cm./volta, lhe dão as características ideais para a prática desta modalidade. Mais uma vez, tudo leva a crer( o tempo vai confirmar), que a Shimano lançou mais uma bomba para o mercado, a preço bastante convidativo, e que vai com toda a certeza conquistar os pescadores.


Características:

Modelo: 4000 FL
Ratio: 5.8:1
Rolamentos: 4+1
Drag: Frontal/ 6,8 Kg.
Enrolamento: 92cm./volta
Material: XGT7 Grafite 
Peso: 335 gramas



Pontos Fortes: Características "perfeitas" para spinning; Preço muito competitivo para qualidade que apresenta; Suavidade e enrolamento fenomenais; Design arrojado e cheio de glamour; Pega não embutida, o que permite a alteração e introdução de uma bola como a dos Stellas.

Pontos Fracos: Ainda é cedo, mas a sua asa de cesto não me parece tão forte e fiável como a anterior, aqui pode ser a fraqueza do "forte"; O facto de não ser screw in.


Ospescas

3 comentários:

carlos crisostomo disse...

Para quem não pode investir mais de cem euros num carreto trata-se efetivamente de uma excelente aposta.
Em relação qualidade preço e dentro desta gama de carretos é sem dúvida um dos melhores.Este modelo ao longo do tempo tem apresentado melhorias significativas entre as quais a redução do peso.
Em minha opinião em relação ao seu irmão Symetre FI 4000 só perde por não trazer duas bobines.

Os Pescas disse...

O último Symetre, já só trazia uma bobine, falo do FJ.
Infelizmente para nós as marcas andam a retirar em muitos casos as bobines suplentes de forma a poupar, e de certa forma manter preços.
Isto obriga-nos em muitos casos a comprar uma bobine a parte o que sai bastante caro.
No caso do spinning acaba por se rum mal menor, visto a maioria já pescar somente com multifilamento.
Abraço Carlos.

julia disse...

O que significa 4000FL, sou novo em pescaria.