Os nossos amigos

segunda-feira, 22 de abril de 2013

( Spinning ) África..um novo mundo.


      Boas Pessoal……..

     Antes de começar este relato, não podia deixar de expressar um pensamento que permaneceu dentro de mim após o dia de pesca…..Isto porque, eu acho que nesta vida acontecem situações que nos fazem pensar…..Situações essas que nos levam a crer que nada acontece por acaso……será destino???....Coincidência???....Sorte???...A verdade é que continuo sem saber…lol….mas também não faço muita questão em saber, pois a verdade é que as minhas aventuras de Spinning em África começaram hoje e contra todas as probabilidades, este já ninguém me tira….:-)


     O meu dia começou comigo ansioso e com um espumar de boca interno…lol..por ainda não ter ido à pesca desde que cheguei a África..hehehe….A minha alegria neste dia devia-se ao facto de finalmente poder fazer o que eu tanto amo….Spinning

   Um dia antes, preparei o primeiro material escolhido por mim, a cana que iria levar seria a Ultrega da Shimano, que uso para pescar com os passeantes e poppers, mais o carreto da Shimano, o Ultrega, leve e carregado com multi da Sufix o 832, verde e de espessura 0.20…hehehe. De amostras preparei 3 jerkbaits,3 passeantes, 3 poppers, e dois vinis da Savage, tamanho de 12cm, com cabeçote de 40 gramas e de 25 gramas, azul com purpurinas prateadas. Para juntar a isto fiz uma pequena ponteira com 15 cm de estralho de aço, que iria usar de ligação da amostra à ponteira de fluor 0.50 em caso de ser preciso…J

   

   Estavam feitos os preparativos para o dia seguinte…..:-)


     Posso dizer que no dia anterior à pesca, não houve ninguém que não me disse-se que para onde íamos, apenas saiam sarguetas ou choupas pequenas, pois nunca ninguém tinha tirado um peixe de jeito naquela praia que fica localizada na restinga virada ao mar. Como devem calcular, eu nunca pesquei aqui na minha vida…e ter pessoas que já pescam aqui à 10 anos a dizerem-me aquilo, de facto não era muito animador…lol…..Mas por em cima de tudo, acredito em mim e no que aprendi até hoje, e de uma forma ou outra, a única pesca com amostras que este pessoal faz é ao Trolling, ainda não vi nem ouvi falar de ninguém que faça Spinning, mesmo aquelas que já estão cá há mais de 10 anos. Logo, na minha cabeça, nada me tira que, na grande maioria dos casos, estes predadores nunca viram um jerkbait, passeante, popper ou até vinis, o que é sem sombra de dúvida uma mais-valia para quem pratica esta pesca. Deve ser a mesma situação que há 60 anos em Portugal na pesca ao Robalo, em que os apanhavam com algodão ou papel de prata…lol…parece ridículo mas é verdade…J

     Mesmo contra todas as probabilidades, lá fui eu para a praia mais a minha esposa e um amigo nosso de táxi, pois nem eu nem ela temos carro e o nosso amigo ficou sem carro nesse fim-de-semana. Mas sem stress..:-)…eu queria era chegar ao pesqueiro, deixar a mulher na toalha e focar-me no que interessa…lol….ai se ela se desse ao trabalho de ler os meus relatos…hahaha…mas Deus é grande…hahaha.

     Para variar, pelos visto não é só em Portugal que isto acontece, não é por mal, apenas desconhecimento puro, isto porque, os primeiros comentários que ouvi de duas pessoas amigas foi…essa canita é tão pequenina…..vais pescar com isso!!!!...ao que eu respondi…vou, sabem…..é que eu trouxe esta para os peixes pequenitos, visto que não há maiores….:-)…ao que eles responderam, sim…..essa para aqui serve…:-)

 Finalmente….Paz…:-)…Já posso começar a pescar….
Para terem uma noção, esta zona parece a costa da Caparica com um areal extenso, pois é uma língua de areia à qual se chama restinga, que pertence ao Lobito. Esta extensão de areia é dividida por muitos pontões de pedra pequenos e a praia onde estávamos tinha um de cada lado. Pelo que me apercebi as praias aqui tem uns fundões brutais mesmo á beira da praia, o que faz, pelo menos na minha cabeça, um local perfeito de pesca…lol…de qualquer forma optei por escolher um pontão à minha direita, o que me permitia mais alguns metros dentro de água.

   

    Vamos começar a pescar…..primeiro com um passeante da Heddon, o Superspook, carregar cartucho e siga……as minhas emoções estavam ao rubro, um misto de suspense e adrenalina, pois eu estou em África e a esperança de ver algo a rebentar a água em plena acção de caça atrás do meu passeante não me saia da minha cabeça……nada….nada….nada….ok…vamos mudar para um popper, pode ser que atrai algum predador que se encontre mais distante do pesqueiro!!!!....carregar e lançar…..nada…nop….nop…..ok…nada activo…..vou passar para o jerkbait..carregar e lançar….nop….mudanças de velocidades….twitching lentos, rápidos e nada…nada…nada…apesar de ainda não ter acontecido nada…estava adorar…mar…paz..o som do mar…aves a voar que nunca tinha visto antes, tal como vários tipos de caranguejos os quais apenas reconheci um, o caranguejo moura…J..Um já não está mal…hehehehe….mas estes caranguejos mouras, eram do tamanho das nossas navalheiras…..fdx….aqui é tudo em grande, até o raio dos caranguejos…hahahaha….também vi uns de cor avermelhado vivo, raiados..lindos…tenho que tirar umas fotos para verem.

    Voltando à pesca, nem com jerkbait…hum….vamos passar para os vinis e explorar a camada de água toda..carreguei o vinil com o cabeçote de 40 gramas e siga….ora para a direita, ora em frente até que lancei para a esquerda, com um recuperar médio com toques constantes durante toda a recuperação até que o vinil ao chegar perto das pedras….é agarrado por algo bem bruto..ao que á velocidade da luz eu efectuo a ferragem e a cana verga e o carreto dispara….Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz……..Zzzzzzzzzzzzzzzzzz……..Eu só pensava…O que é??????…o que será????…que peixe????….regulei o drag e o peixe teimava em não arrancar para fora, tentava sim, ganhar profundidade, ao que eu não lhe permiti…..espectáculo…brutal..ainda por cima com esta vara….Hahahaha…estava na altura de o cansar, tentá-lo subir e coloca-lo numa boa pedra para depois o agarrar, só não sabia o que seria…lolol

    A luta não demorou muito mas, parecia uma eternidade…lol…até que consigo ver pela primeira vez, ele dentro de água, a rasgar a água de lado, fez-me lembrar os serrajões, que cortavam a água de lado…hehehe…com todo o seu brilho e força vital…e ELE na verdade era uma ELA……Uma LINDA MACOAJ
    A minha primeira e logo por sinal o primeiro peixe que eu queria apanhar…hahaha….melhor era impossível…entretanto assim que consegui colocar o peixe em cima da pedra e o agarrei pelo rabo, visto ser rijo, quando olhei para trás tinha 5 pessoas, parvas a olhar para mim e para o peixe, a dizerem….apanhou a macoa com aquela canita!!!!!.........mas aqui á macoas!!!!.......:-)…..eu respondi apenas com um sorriso….:-)

     Para mim o dia estava ganho, não queria mais nenhuma….aquela valeu por mil, pois o primeiro peixe é sempre especial e nunca mais nos esquecemos pois guardamos dentro de nós até ao fim dos nossos dias..:-) Não pesquei mais, arrumei a tralha e fui para ao pé da minha esposa e do nosso amigo feliz da vida…..ai…ai..que bem que se está…hahaha.

    Adorei…pois apanhei o primeiro peixe Africano e logo por sinal o que eu queria como primeiro para a estreia….:-) e pelos vistos também eles gostam de vinis…hehehe.

    Dentro em breve chega a altura da cacimba, o Inverno por aqui e já me disseram que é a altura em que os Pungos e os Dourados encostam ás praias para comer…hehehehe…com Dourados a chegar aos 10 kilos de peso….:-) nem vejo a hora….

     Espero que gostem, pois enquanto tiver saúde, histórias não vão faltar para todos os nossos amigos de OS PESCAS em Portugal.
                       Um grande abraço e até breve pessoal....:-)
                                        Luis Malabar

16 comentários:

José Pedro Cruz disse...

Grande Luís! Tão longe, mas nestes relatos tão perto, perto do coração! ;)
Já pesquei desses peixes lutadores em São Tomé, mas com jerkbaits - lembro-me que pegavam melhor nas bakubas amarelas com pintas pretas... mas parece que o vinil também engana bem!
Fico sobretudo feliz por constatar que estás bem como desejo e que continues a ter muita saúde e tempo para pescar e te divertires com a tua esposa (que nunca leia o blogue, para teu bem!).

Por momentos imaginei-me de novo em S. Tomé e Príncipe, com o meu Pai, a minha Esposa, sem carro (também), sem um único veículo a motor no Ilhéu das Rolas, mas cheio do que mais precisamos na vida - Amor e Paz!

Sê feliz Amigo!
Torço por Ti! ;)

João Santana disse...

Seja em qualquer parte no mundo, tu com as amostras brilhas:):):), muita força e sorte na tua aventura profissional, e ainda não conheces o local, imagino o que virá ai em breve:):) um grande abraço.

Pedro Nunes disse...

Alô Luis!
Quer dizer que andas pelas Africas, espero que corra tudo bem...
Em relação à pesca, acho que vais ser aí o terror das Macoas :) e com certeza deve ter sido uma experiência bastante agradável... Imagino a adrenalina já a subir a pensar nos Dourados aí nessas praias e ainda por cima com esses molhes para ajudar a entrar no mar....
Era de uns molhes desses que aqui a minha praia de Faro precisava.
Um abraço e parabéns.

Cláudio Morais disse...

Novos mundos, novos peixes, novos mares mas sempre a mesma vontade e alegria de pescar ;)

Gostei de ler, parabéns Luis, espero que venham mais relatos!

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Luís, Parabéns pela tuas novas aventuras em terras Africanas!
Isso é que foi, estreaste logo muito bem e com o peixe que querias...
Imagino a luta que a malandra deu...

Não te ponhas a pau, que agora os prós ai da zona vão começar a mandar peixinhos...:) Com que então a praia não dá peixe de jeito...:)

Quando chegarem os dourados... Uiiii... Ai é que vai ser... Até assobia...

Muita Força, para ti e a tua Família, aqui dos Algarves!

Abraço

rui fragoso disse...

grande luis , primeiro um grande abraço, depois esse peixe que capturas te e com grande mérito cá pela lusitania chama se enxareu.
um brutal lutador por mim ja um velho conhecido como podes ver pela minha foto de mural, embora os meu fossem capturados no nosso arquipelago do Açores e utilizando varis tecnicas de pesca .
um grande abraço e espero em breve te poder dar um abraço . Rui Fragoso

ntyper disse...

O grande pescador,é aquele que acima de tudo e de todos acredita,e tu amigo és um grande believer,força ai por novas terras,e um grande abraço.

Os Pescas disse...

Olá amigo, como é obvio eu já tinha lido o relato algumas vezes... As saudades são muitas, mas a vida é assim, e os amigos verdadeiros, são os que perduram. Já estou a marcar os dias até te ter aqui.
Até já.
Filipe.

Rui Urubu disse...

Olá Luis,

Fico feliz por ti que esteja tudo bem por ai.
De calçãozinho e tronco nu a pescar é de patrão.
Espero que antes do Inverno tenhas muitos relatos por contar, fico à espera.
Valeu o relato, está muito bom.

Abraço

Os Pescas disse...

Pois é gradeiro pelos vistos já arranjaste por aí uma "tia" para te fornecer o peixe!!!
Bom agora mais a sério, vindo de ti não esperava outra coisa...como te disse muitas vezes considero-te uma das pessoas com mais conhecimento e paixão por esta modalidade, não te digo isto por seres meu amigo mas porque sinto, vejo e já o comprovei inloco.
Por isso não estranho que irás por em pratica todos esses conhecimentos o que te levará a realizar a captura dos tais exemplares que tanto procuras.
Já tinha lido este relato vezes sem conta e cada vez que o lia sentia uma misto de felicidade e nostalgia, felicidade por ver que estás bem e feliz e uma nostalgia por não estares perto de nós, pois as saudades são muitas.
Sei que em breve estaremos juntos e até lá desejo-te mais umas vez muita sorte, felicidade e que continues a proporcionar a todos nós o prazer de ler estas tuas aventuras pelos mares africanos...
Um grande abraço,
Pedro PJPescador

Anónimo disse...

Parabéns,
De certo vais inaugurar uma nova forma de pescar por esses lados pelos vistos.

Mutia sorte em tudo menos na pesca, na pesca não precisas de sorte o saber chega.

João

Anónimo disse...

Olé!

PedroA

Luis Ramos disse...



A todos voçês, a maior das gratidões pela vossa amizade e pelas vossas palavras, pois esta é a maneira que eu tenho de estar mais perto de voçês.
Posso estar longe, mas ao mesmo tempo estão muito perto do meu coração.
Já tenho mais hístorias para vos contar e com elas espero poder partilhar pelo menos um pouco do que eu sinto cada vez que estou sozinho à pesca..:-)
Um grande abraço amigos e se deus quiser, dentro em breve estarei ai para passar uns dias e nos rirmos uns dos outros..:-)
Para todos, Más pescas..:-)

Luis Malabar

emilio disse...

preciosa entrada, muy trabajado tu blog, enhorabuena por esa pesca y felicitarte tambien por el
continuare siguiendote en el futuro
un fuerte abrazo

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Boas Malabar. Bonito peixe. Não perdoas, mesmo quando não conheces os spots.

Tenho a certeza que de hora em diante as capturas se vão suceder e com exemplares cada vez maiores!

Pelas fotos percebo que estás óptimo e isso é bom (como sabes a minha esposa é africana e ela diz que os ares de Africa fazem bem à pele... aproveita).

Grande abraço

Tudo de bom.

Sergio Fernandes disse...

Ola Luis
Foi agradavel saber que já estás a desfrutar da pesca e a partilhar conosco essa tua nova aventura grande abraço e fica bem