Os nossos amigos

segunda-feira, 29 de abril de 2013

( Spinning ) Baía Azul........



     
        Boas Pessoal…..

      Mais uma aventura em África…hehehehe…desta vez eu e a minha esposa rumámos à Baía AzulJ..para mais um dia de muito sol e muita praia, como é obvio o material tinha que ir comigo, pois ir para ao pé do mar sem pescar, mais vale não ir…hahaha
     Como ainda não temos carro, fomos de táxi…Para terem uma noção, a Baía Azul fica a 30 minutos de viagem de Benguela indo para Sul de onde moramos. A viagem correu dentro da normalidade ao som de Kizomba e R&B, com direito a cantorias, pois o nosso taxista fartou-se de cantar…devia achar que nós fazíamos parte de algum júri de talentos…hahahaha…mas sem stress, pois quem canta seus males espanta…lol


     Uma das coisas que é de chorar a rir, é o taxímetro dos táxis, que tem um cavalo pequeno em computador e quando o táxi está parado o cavalo não mexe e quando o táxi começa a andar, também o cavalo começa a correr…hahaha.só visto..:-)


    Motas táxis são aos pontapés, parecem formigas de um lado para o outro que nem doidos, sim, porque aqui o código da estrada de nada vale. Aqui o que vale é quem se coloca à frente do outro primeiro e não quem tem prioridade..hahaha…até agora já vimos 2 pessoas atropeladas, o que é muito triste, pois assim que anoitece, praticamente não existem luzes de candeeiros o que impossibilita ver os passantes atravessar a rua, principalmente quando, além de eles serem negros, ainda se vestem de preto…fdx…depois dá nisso…pum..direitos para o céu sem passar pela casa da partida…é triste mas pelos vistos por aqui é normal


    Bem, vamos ao que interessa, quer dizer, isto também é giro, não os atropelamentos mas sim o resto, pois isto tudo faz parte de viver aqui…:-)…..voltamos à nossa viagem…Baía Azul…enquanto íamos no caminho, sempre deu para ver algumas aves, bois, vacas atravessar a estrada, casas abandonadas e montanhas até chegarmos à Baía…:-)

   Enfim chegámos…:-)..Posso dizer que o sítio é lindo, uma bela baía de água azul e calma até perdermos de vista, como podem ver nas fotografias….


   Assim que chegámos por volta das 11h30, estendemos as toalhas, fomos ao banho, pois estava um calor brutal…:-)..e de seguida comecei a observar aonde é que eu iria pescar…hum?????...Para a direita é só praia e para a esquerda tem bom aspecto, pois era só pedra, excelente……pelo menos até perceber que era impossível passar por aquela zona, pois além de ter que ir a nadar para o outro lado, também existia o perigo de cair alguma pedra lá de cima, pois a falésia estava escavada da erosão do mar e a probabilidade de algum azar acontecer, não era do meu interesse…lolol.



   Bem………..acho que estou f……ai…ai…..deixa estar, vou montar o material e depois já vejo…….assim foi, não é que quando estou a montar o material, de repente olho para o meu lado direito e vejo um ataque em massa á tona de água…….fdx…..fdx…isto a 6 metros de distancia da borda de água……não há tempo a perder, montei rapidamente o material, escolhi dois passeantes, sendo que um deles, uma LC sammy 115 de cor White cherry Berry se não estou em erro e uma Super Spook 130.

   A primeira que armei foi a sammy branca de barriga avermelhada, pois na minha cabeça o peixe não era grande e os peixes que estavam a ser caçados eram pequenos, por outro lado, achei que aquela cor, naquela água para os predadores funciona muito bem…


   Infelizmente perdi muito tempo a armar o material e quando desloquei-me para o sítio, já tinha parado aquele fervilhar brutal….tal como tinham aparecido, da mesma forma desapareceram…..sem stress….se eles andarem por ai, rapidamente ouvem o passeante……assim foi…lancei a sammy e comecei com um twitching rápido durante dois metros…pausei….e arranquei com o walking the dog….d..d..d..d…d…d..d…d……até que de repente surge uma sombra que rapidamente se transforma num predador a rasgar a água com apenas um intuito……agarrar a minha sammy…ao mesmo tempo eu não consegui perceber que peixe é que seria…..na minha cabeça seriam as Macoas….. eu estava convicto que eram as macoas que tinham feito aqueles ataques à superfície…….apenas sei que o que eu fiz a seguir, a meu ver foi brutal…..isto porque, o que quer que me tivesse atacado o passeante, simplesmente falhou com a boca e ao mesmo tempo que o peixe falha e eu vejo, foi por um milésimo de segundo que eu puxo o passeante, agarrando o peixe por outro lado que não pela boca…….fdx já estás….cana verga e zzzzzzzzzzzzzzzzz….zzzzzzzzzzzzzzz……lindo……brutal….não era grande, mas dá um grande gozo…..hahahaha
    Por momentos apenas me veio á ideia……….e se for uma anchova???????....fdx…deus queira que ela não lhe toque com os dentes…..erro meu…..pois a pensar nas macoas, esqueci-me que existem outros peixes…hahaha…e esses têm muitos dentes….ai a ponteira…lol….agora só resta rezar.... lol  

    A verdade é que assim que eu vejo o peixe pela primeira vez e mal, disse para comigo….e não é que é uma anchova….bonito..hahaha….ao menos ferrei-a pelo dorso..hehehe…..lindo, ela sempre a cortar a água para fora já quase em seco, com arranques agressivos depois de pequenas pausas… :-)…que mais é que eu podia pedir, pescar de calções de praia, com calor, peixe e a utilizar uma das técnicas que eu aprecio mais, a pesca de superfície… :-)
    Calma…….mas que peixe é este??????...isto não é uma anchova!!!!!!....é uma PALOMBETA…..hahahahaha….linda…mais uma espécie para o meu currículo..hehehehe….pode ser pequena para o tamanho que elas atingem, mas é a minha primeira e visto ser a primeira, esta vale por uma de 30 Kilos…



    Nesta altura, já eu tinha 3 rapazes á minha volta também eles entusiasmados com a minha captura, essa, que acabei por oferecer a um deles com todo o gosto, não sem antes, fotografar aquele momento mágico para mim, pois até hoje, eu sempre sonhei combater estes peixes pelágicos e hoje eu estou a concretizar esse sonho…. :-)

   Entretanto, ainda estive á conversa com eles, pois eles tinham estado a andar de barco, por essa razão é que eles aparecem de coletes vestidos nas fotos…lolol..até apostava que não sabiam nadar..hehehe….foi durante essa curta conversa, que eles me disseram que havia garoupas enormes nas pedras para o meu lado esquerdo, mas só fazendo caça submarina seria possível capturá-las…. :-)



   Deixa estar, fica para uma outra altura… :-)…a minha vontade era, pedir-lhes uma boleia até aquelas pedras para tentar apanhar peixe maior, mas achei melhor que não, fica para outra oportunidade…hehehe..de qualquer forma eu ofereci-lhes a Palombeta com todo o gosto, a qual aceitaram e agradeceram..:-)

   Entretanto, ainda fiz mais alguns lances, mas não deram em nada, o que me fez tirar uma pausa e sentar-me ao pé da mulher para descansar um pouco e beber alguma água, pois o calor apertava e todo o cuidado é pouco.

   Ainda fiz mais algumas tentativas, mas os dois ataques que surgiram durante essa altura, um deles ficava para o meu lado esquerdo á frente das pedras, as quais eu não chegava lá e o outro ataque, aconteceu á frente dos banhistas……isso mesmo…À FRENTE DOS BANHISTAS….lol…e comigo a olhar parvo e a espumar da boca, pois não podia lançar para a frente deles…..poder podia, mas não devia….hahahaha…….que remédio se não ficar a olhar para aquele espectáculo sem igual, sim….porque é uma espectáculo lindo de se ver, a água ferve e só se vê peixe a saltar.
   Estava feito a pesca e o dia… :-)..Feliz da vida com a minha 1º PALOMBETA pescada nas águas de África...:-)

               Um grande abraço amigos e até breve

                                Luis Malabar

14 comentários:

Rei João disse...

Excelente relato com uma paisagem única!
É realmente muito bonito, antes trabalhar aí com esses deleites, do que aqui com o Vitor Gaspar em cima de ti. eheheh
Felicidades , "má" pesca e Bom Trabalho.
Abraço

Jota disse...

Boas Luís !!

Mais um relato Brutal !!! belas Paisagens, belas praias e belos peixes!!!

Boas sorte por ai !!! Quero continuar a ler estes relatos empolgantes !!!


PS: A boa sorte não é para a pesca !! Lol :D

Cumprimentos

Pedro Franco disse...

Mais uma captura para o diário de registos, num verdadeiro paraiso.
Abraços e que venham mais relatos

Rui Urubu disse...

Muito bom Luis, essas paisagens dizem tudo.
São momentos únicos com certeza, aproveita ao máximo, claro sem cansar muito :).

Abração e tudo de bom para ti e esposa.

Anónimo disse...

eheheh, a malta que segue o blog pensava que tinhas ido para aí trabalhar!

Olha que esses rapazes podem não saber nadar mas são mais conscientes que muita malta por aqui que não tem cuidado nenhum e ainda esta semana lá foi outro ao mar!

Parabéns por mais um peixe diferente, é incrivel.

Manuel Oliveira disse...

Mais um para o currículo!:)

As fotos, estão 5 estrelas! Obrigado pela partilha destes teus relatos... Defacto, isso ai é outro Mundo!

Aqui além de andarmos todos os dias fds... Com o Estado na Nação, quando tentamos ir à pesca, quase já vamos sem pica... Pois cada vez é menos o peixe de qualidade que se abeira à Costa! Vai se lá saber pq...

Bom continua com força e um Forte Abraço!

Inácio disse...

Boas Grande Luís ;)

Que vasto curriculo!Peixes magnificos nos tens apresentado , cada relato teu parece que estou a abrir um ovo kinder em que nunca sabemos o qual será a surpresa =D eheh
Além do peixe , essas praias ... que aspecto!
Relato e fotos 5* Luís !
Grande Abraço!

Os Pescas disse...



Boas Pessoal, Obrigado amigos, de facto é um previlégio poder pescar nestas condições e com tanta variedade de peixe..:-) Cada vez que vejo as noticias em Portugal fico deprimido, só piora..
Isto é mesmo um paraíso, principalmente porque eu nunca gostei do frio..lol, e mesmo as noites são quentes e sem vento, pode ser que lá mais para a frente faça umas pescas nocturnas..hehehe
Assim até parece que eu não trabalho..lol, mas há sempre tempo para tudo..:-)
Obrigado a todos pelas vossas palavras amigos e até breve..:-)

Luis Malabar

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Olá Luís. Continuas a presentear-nos com excelentes relatos e fotos!

Africa é sem dúvida única e é por isso que toda a gente que aí esteve guarda saudades, mesmo que aconteçam coisas muito más como contas dos atropelamentos.

O teu curriculum "engrossa" todos os dias que pescas. Força amigo, é dar neles! Parabéns.

Grande abraço.

Os Pescas disse...



Boas Sergio, obrigado amigo, este país é sem sombra de duvida um paraíso para o nosso desporto, seja pelo mar como pelas paisagens deslumbrantes, claro que existem sempre aspectos negativos e este não é expecção..lol
Um grande abraço e fico à espera do teu novo recorde..hehehe

Luis Malabar

Anónimo disse...

Your method of telling all in this article is truly pleasant, every one can simply be
aware of it, Thanks a lot.

Also visit my web-site ... maquillage

Anónimo disse...

I quіtе likе rеading an aгticle that сan make people thinκ.

Also, thanks for pеrmitting me to commеnt!


Feel fгee to surf to my wеb page Devis Travaux

Anónimo disse...

Amazing things here. I'm very satisfied to peer your article. Thank you so much and I'm having
a look ahead to touch you. Will you please drop me a e-mail?


Feel free to surf to my web site :: maquillage yeux

Anónimo disse...

Thanks for finally writing about > "( Spinning ) Ba�a Azul........" < Liked it!

Also visit my blog; voyance en direct