Os nossos amigos

sexta-feira, 26 de abril de 2013

( Spinning ) Encontro inesperado......



      
            Boas pessoal…..



       O tempo por aqui não varia muito, ou seja, faça chuva, vento ou esteja nublado, está sempre um calor brutal… J Hoje vou contar-vos o que se passou no meu dia de anos e como não podia deixar de ser, tinha que ir à pesca..hahaha.
      O dia de pesca, começou na praia virada ao mar na Restinga, zona essa que pertence ao Lobito. Chegámos por volta das 11h00 da manhã e para variar não havia ninguém na praia…lol..pelos vistos nem ao domingo este pessoal vai à praia, mas tudo bem, mais paz e sossego para nós… J
     Enquanto a mulher ficou deitada, lá fui eu armar o material de spinning para a pesca de superfície que tenho, para tentar uma vez mais dar conta de algum predador que por ali andasse à caça de pequenas presas… J
    Infelizmente, por aqui não existem tabelas de marés, se eu quiser tenho que ir á net ver, pois de outra forma não tenho hipótese. Assim que ficou tudo preparado, escolhi um dos pontões à direita de onde estávamos para pescar e assim que eu subi o molhe e fui até à ponta, reparei que a maré estava muito vazia e ainda por cima estava mar de enchio….FDX…ainda agora comecei e já estou lixado..lol….bem….vou entreter-me até me cansar…hahaha.
    Como é óbvio, não demorou muito tempo até voltar para ao pé da mulher, pois o pesqueiro estava sem água o que me impossibilitava de pescar o que quer que fosse, se eu quisesse ter esperança de capturar alguma coisa, ia ter que esperar que a maré subisse.
   Entretanto o tempo foi passando e com ele veio a fome…lol…bem, estava na altura de irmos até ao restaurante de um amigo nosso, que ficava do lado oposto de onde estávamos para almoçarmos, e depois do almoço, voltaríamos para a praia para terminar o dia em grande… J
   O relógio marcava 14h30 quando acabámos de almoçar e eu aproveitei para tentar pescar na zona que fica mesmo ao lado do restaurante, ou seja, pescar para dentro da Baia da restinga, pois já me tinham dito que as macoas aproveitavam os baixios para caçar a petinga.
   Nada melhor que aproveitar esta oportunidade, enquanto a mulher ficava a ler um livro à espera que o nosso amigo fechasse o restaurante para também ele ir connosco até à praia.
   Assim foi, atravessei a rua e desci até às pedras em baixo para escolher um sítio para pescar. Escolhi novamente um passeante para começar mas sem sucesso…nada…nem sinal…passei para um Popper …..nada…vários movimentos e nada…nem sinal….bem…vamos para um jerkbait da LC….nada…até que…faltava 4 metros para a amostra chegar ao pé de mim, eu levo um toque….ui…não ficou…lancei novamente e ……2 toques e quase ferrava o que quer que fosse que tinha atacado a amostra…ai…o…c…..deve ser pequeno demais para a amostra, pensei eu…bem…vai de vinil de 12cm da Savage…lancei e numa recuperação regular sinto 3 toques separados e não ferra…..mau….mas que será?????? O mais engraçado foi quando tirei o vinil para fora…hahahaha…parecia que tinha sido atacado por PIRANHAS..lol…o vinil ficou sem a cauda e com uma dentada nítida de lado de algum peixe com bons dentes…lol….podem ver pelas fotos como é que ficou… J…..Inútilizado..lol…eu sinto que cada vez que lanço qualquer que seja a amostra para dentro de água, nunca sei o que pode acontecer..hahaha..é o mesmo sentimento de quando pesquei nos açores.
    De repente começou a cair uma carga de água, mas o calor continuava, arrumei o material rapidamente e voltei até ao restaurante, para ver se o nosso amigo já estava despachado, para regressarmos todos à praia.
   Assim que cheguei ao restaurante, encontrei uns amigos nossos, todos na palheta e na galhofa, também eles escondidos debaixo do toldo do restaurante. Pelos vistos a chuva não parava, o que fez com que a ida até à praia fosse cancelada… L..logo no meu dia de anos….ai..ai….entretanto a minha esposa aproveitou para ir fazer umas compras até ao supermercado enquanto eu ficava por ali à espera que a chuva passasse para voltar para a pesca, pois a ultima coisa que eu queria fazer era enfiar-me na merda de um supermercado…lol.
   A chuva parou de repente, o tempo abriu e o calor aumentou…ufaa…que bafo…está na hora de voltar ao local do crime.. J…não para os peixes, mas crime para o meu vinil..lol..que tinha ficado todo f…..hahaha…não á problema, eu tenho mais para vocês provarem..lol
   O combinado com a mulher foi, assim que ela se despachasse voltava para me vir buscar, até lá estava por minha conta.. J. Voltando ao que interessa, repetir o processo até voltar aos vinis, pois nunca se sabe se os predadores com a subida de água e com o anoitecer, não ficavam activos para os passeantes ou poppers. Pelos vistos não…lol…de volta aos vinis, escolhi um de 12,5 cm da flashmer, de cor azul sardinha, com um cabeçote da ILLEX de 35gramas para tentar a sorte.. J.
   Vai de lançar……nada…..nada….nada….o tempo a passar e nada…fui mudando de sitio, sempre a vasculhar o fundo e as camadas de água e nada…nem um toque até que……a cerca de 4 metros de mim eu sinto uma porrada e rapidamente efectuo a ferragem, desta vez com sucesso…HÁ…HÁ…este já não foge….cabeçadas que mais parecia uma dourada….mas douradas não há???????..mas que é isto???...era pequeno mas aguerrido…lol….assim que eu o coloco em cima de água, fico de boca aberta….HAMMM….é um MERO…hahahahaha….com um metro de água…hahahaha…só mesmo aqui é que isto acontece…lol…mais uma espécie para o currículo…pelos visto cada vez que venho á pesca apanho um peixe diferente..hahaha.
    Para terem uma ideia, tal foi o ataque que o vinil rasgou a parte de cima por onde sai o anzol….!!!!!...pequeno mas agressivo, felizmente o vinil não ficou inutilizado.. J
   O mero é um peixe lindíssimo, com uma coloração acastanhada e com pintas ou manchas de cores fortes, que faz parte da sua camuflagem e protecção contra predadores. Este ainda era muito pequeno, pois não devia ter mais que um Kilo, para esta espécie, é mesmo muito pouco. Infelizmente a minha máquina fotográfica estava com a minha mulher e tive que usar o telemóvel para registar o momento… J
   Depois de registar o momento, estava na altura de soltar o peixe, não foi preciso muito, pois assim que eu o coloquei dentro de água, ele arrancou direito ao fundo para se enfiar no primeiro buraco que encontrou…lol..entretanto estavam 3 pescadores que ficaram a reclamar comigo e a espumar da boca por eu libertar o peixe…hahaha…também eles já andavam á pesca algum tempo e nada… L
   Já tinha a minha prenda de aniversario.. J..estava na altura de ir embora, pois a mulher já se encontrava de volta, não sem antes de, fotografar uma situação caricata que ela viu no caminho para cá…lol…não faço a mínima como é que eles fazem isto…lol…só existem dois comboios por dia e mesmo assim..!!!!!

Um grande abraço e até breve amigos

Luis Malabar

10 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Mais um para o curriculo...:) O mero é um peixe lindo!
Não tarda nada, apanhas um daqueles no buraco, uiii...:)

Bom lá vais ter que dar umas formações, a esses colegas da faina...

Isso cá para mim foi o homem que ia a conduzir o comboio, olhou para ti a libertar o peixe e descarrilou de vez...:)

Abraço

Armando Sousa disse...

Boas Luis,

Belo Mero, imagino o que teria sido se fosse o pai a aparecer :)))

Esses mares têm muito para oferecer, há que os explorar bem, por isso aproveita o tempo livre por ai com umas boas capturas e vai nos enviando estes bons relatos.

Um abraço.

João Santana disse...

Um mero a amostra de terra não é fácil:):):), isso ai deve ser com cada aventura, um grande abraço e parabéns pelo post, muito engraçado... :):)

Os Pescas disse...

Um mero, bem, isto é cada um... Um abraço e continua a malhar neles. Um abraço amigo.

José Pedro Cruz disse...

Grande Malabar!
Cada pesca cada vez que o currículo aumenta! Maravilha!
Essa sensação de esperar por qualquer peixe bruto rebentar o nosso artificial é espetacular! Depois da ferragem eficaz a ansiedade de ver o que enganamos é ainda maior!

Estou tão ansioso como tu por ver desses animais em tamanho XXL e sei que nao vai demorar muito... ;)

Grande abraço Amigo e boas pescas!

Pedro Franco disse...

Grande Luis,
Desde já os meus parabéns, que contes muitos mais por essa viada fora.
Sempre a aproveitar todos os bocadinhos para lançar uma amostras, e lá conseguiste uma bonita prenda de anos, não é todos os dias que se apanha um mero, mesmo pequeno é um mero, grande atitude na libertação, continua assim companheiro.
Uma boa estadia e boas fainas

ntyper disse...

Boas grande amigo em primeiro lugar os meus parabéns por mais um aniversario e que contes muitos mais quanto a captura....bem quando se é bom esse bom em qualquer parte do mundo grande abraco amigo ..........isso são os treinos para os GT s!!!

Sérgio Silva (Cuco) disse...

Boas Malabar.
Antes de mais, parabéns atrasados!

Grande relato, com peripécias que o tornam engraçado! Por aí vais ter muito material para nos poderes contar.

Captura merecida nesse teu dia especial. Deve realmente ser emocionante ferrar um peixe e não saber o que se reboca! Novos mundos e novas experiências. Aproveita bem isso que como diz o Zé Pedro, não tarda e relatas as capturas dos XXL.

Abraço.

Os Pescas disse...



Boas pessoal, mto obrigado a todos os meus amigos pelos comentários..:-)
de facto o Mero é um peixe dos mais nobres que existem e o sonho para qualquer pescador, claro que este era apenas um filhote..hehehe..mas o que mais me surpreendeu, foi apanhá-lo com um metro de água!!!! com isto dá para ver o quanto esta terra é rica em peixe...:-)
Tenho muitas aventuras para vos contar..hehehe e todos juntos vamos elevar esta familia de amigos e pescadores pelo mundo fora, pois nós se somos bons em alguma coisa, sem sombra de duvida é na pesca..:-)
Um grande abraço para todos e até breve pessoal..hehehe

Luis Malabar

Anónimo disse...

Parabéns, a variedade de peixes aí deve ser espantosa.
Vais mesmo inaugurar uma nova moda porque o assunto irá espalhar-se como fogo na savana.
Agora aguardemos por outro diferente.