Os nossos amigos

segunda-feira, 17 de junho de 2013

( Chocos) A loucura total...

Foi mesmo...

Boas,

Nunca tinha visto tanto pescador ao choco na minha vida... Os carros faziam fila em Setúbal para chegar aos pesqueiros... Eram umas 6.00 da matina... Meu deus, o caos...

O tempo de espera para podermos somente chegar ao pesqueiro foi uma loucura, fartei-me de rir com aquela confusão toda... Parecia que estavam a dar notas de 500 euros em Setúbal.

Numa altura em que meio mundo anda às corvinas nós vamos dividindo as forças... E como esta pesca está perto do fim, vamos fazendo mais algumas investidas... Com grandes resultados felizmente!



Bem, após a espera, até fomos rápidos a entrar na água e fomos cheios de fé para o pesqueiro...

O rio tinha barco por todo o lado e restava procurar algum buraquito para poder tentar a nossa sorte.
Assim que escolhemos um spot, percebemos que as águas estavam muito escuras, e tivemos que tentar safar a pesca na mesma... O Palma como sempre esteve ao seu nível, e nesta pesca ele é realmente muito bom, mesmo em condições adversas ele safa a coisa... E embora me tenha dito logo que as águas estavam tapadas, e com a a maré a vazar não ia ser fácil, ele logo que mergulhou apanhou meia dúzia de chocos.

Durante a primeira hora as coisas não estavam famosas, mas é um regalo ver este tipo de pesca de uma forma um pouco diferente... Pode parecer chato, mas não é, e estou sempre activo e com coisas para fazer, enquanto dou o auxílio devido a quem percebe do assunto... Acho que fazer o que ele faz de forma tão efectiva não deve ser fácil, requer muita prática. O Palma deve ser familiar de algum choco, lololol. Eu diria que ele fala com eles...

Bem, tornemos ao momento... Como a corrente estava muito forte e com a maré a vazar, resolvemos parar um pouco e aguardar para mais perto da baixa mar fazer a pesca, quando a maré normalmente limpa e permite melhores e maiores capturas...

Aproveitamos para comer e procurar uma zona com menos corrente e melhor visibilidade, pois as águas estavam tão tapadas e cheias de limos...



Encontrámos uma zona mais limpa, pese embora tivesse mais profundidade o que dificulta um pouco o processo, mas mais uma vez, o Palma Nemo, lá afundou e fez um brilharete... Comecei a ver tinta por todo lado, e fui me aproximando para partilhar do manjar que vinha aí... Um a seguir ao outro ele partiu a loiça toda, lol, e foi sempre a bombar... Aliás todos os pescadores da zona estavam a fazer uma grande pesca.


O pessoal interagia todo entre si, com uma magia contagiante, própria de quando se está a fazer o que se gosta e tudo corre bem... Julgo que não tinha ainda visto um dia com tanta gente a capturar chocos... Tudo sempre na maior das calmas, sem aquele stress próprio do ser humano quando começa a dar muito peixe... É a ganância... Felizmente aqui não se deu essas situações.



Continuei sempre por perto do Palma, e este foi dando um festival de pesca, lindos chocos que foram capturados, grandes machos, que chegavam a estar mais de 5 minutos a deitar tinta sem parar...

É muito bom ver animais deste porte, por vezes alguns chocos chegam a pesar entre 4 e 5 kg´o que é um manjar para os olhos e para a barriga, lol.

Ás vezes dou por mim a olhar para eles na caixa e pensar nas dentadas que lhes vou dar, lol, como se estivesse a criar um frango e a imaginar o final que este iria ter...

Quem não gosta de um choco frito??? Hmmmmm....
Só de pensar dá água na boca...
O sol já ia alto e o Palma dava sinais de cansaço, e resolvemos que ele faria uma última tentativa antes de darmos por finda a pesca...
Neste último spot, ele ainda deu com mais uns 5 ou 6 chocos que nos deram o suficiente para este dia de pesca maravilhoso onde prevaleceu o bem estar e a amizade entre os pescadores presentes em Setúbal.



Não foi fácil decidir parar, mas por vezes há que o fazer e perceber que esse é o melhor caminho. Já perto da hora de almoço, fomos embora, e mais uma vez era o corro pio total, com dezenas de barcos e kayak´s a saírem do mar e sempre a tentarem ajudar-se mutuamente. 
Assim vale a pena ir a pesca, tudo corre bem quando termina bem...


Filipepc e Ricardo Palma

3 comentários:

Os Pescas disse...



Os meus parabéns aos meus dois grandes amigos, e que saudades de poder estar convosco em mais uma aventura..:-)

Luís Malabar

Bruno (Lostsoul) disse...

Filipe tu nao paras !! ou de terra, ou de barco ou a dar apoio logistico como é caso mas sempre com um pé junto ao mar :)

Sao pescas assim que nos fazem voltar mesmo que os resultado nao sejam o esperado voltamos porque sabemos que podemos ter aquela pesca.
Pesca ao choco nunca fiz mas na altura dela vejo a fazerem nos sitios menos provaveis penso eu mas o vicio manda :), continua assim com esses relatos pescatorios .
Um abraço

Guillermo Maseda disse...

Enhorabuena por la jibias, buenos ejemplares. Un saludo.