Os nossos amigos

quarta-feira, 19 de junho de 2013

( Spinning ) Debaixo dos meus Pés.....


          Boas Pessoal……





Às vezes nem sei por onde começar…..todas as vezes que vou ao mar, vejo peixes novos, com várias cores, com diversos  movimentos, com métodos de comer diferentes uns dos outros, enfim…..é um novo mundo por debaixo dos meus pés…….
Eu sinto que, cada vez que olho para o mar, que existe uma força tão grande por debaixo daquelas águas, como se chamasse por mim…..Anda…..Vem à nossa procura…o que viste até agora é apenas um deslumbre do que nós somos…..A força dos oceanos…aquela força que queres sentir e respirar….

É como eu sentisse as pancadas dos peixes por debaixo daquela água…nadando…procurando por comida em plena caça….talvez seja da minha cabeça, que é o mais provável..lol…ou quem sabe…. Apenas o meu desejo.
De qualquer das formas….tenho a certeza que um dia vamo-nos encontrar



Felizmente eu e a minha esposa já temos carro..:-), o que possibilita e em muito, poder ir à descoberta deste país e das maravilhas que esta terra tem.
O dia de pesca que vos vou contar agora, foi um dia em que a minha esposa teve que ficar a trabalhar, deixando-me por minha conta e vontade..hehehehehe….vontade essa…Spinning, nem mais.

Acordei por volta das 5h30 da manhã, agarrei no material e fiz-me à estrada, com cuidado, pois aqui ninguém respeita, nem a sinalização nem as regras de transito, o que torna a condução, um cãos..lol….6h da manhã começa a nascer o dia e já eu me encontrava a caminho da restinga, onde eu iria passar o dia todo a explorar sítios que ainda não conhecia, principalmente a ponta da restinga, no lobito.

A viagem são sensivelmente 35 quilómetros se não estou em erro, mas de dia, faz-se bem. Cheguei perto das 7h e fui directo à ponta da restinga, assim que cheguei, estacionei, agarrei no material e fui até ao pontão que divide o mar da baía, é como o Pontão grande da cova, que divide a costa do rio, tal e qual..:-)
Na minha ideia, o peixe ou entra ou sai encostado ao molhe…assim foi, a baixa-mar era às 8h45, o que queria dizer que tinha pouco tempo para testar o que quer que fosse…lol…não se via viva alma, eu estava completamente sozinho..lol..este sitio em Portugal era impensável não haver ninguém..hahaha..primeiro cartucho..passeante….nada…nada…entretanto ia observando à minha volta e verifiquei que este sitio já era bastante mais fundo, mesmo apesar do canal dos barcos ser no meio da baía.

Passeantes nada…..vinil…nada..nada..até que surgiram vários peixes agulhas, e meus amigos, os F.D.P destes peixes não podem ver nada na água, nem a linha do multi, pois abocanham e só vos digo que é uma bela merda, pois quase que cortavam a linha!!!!!....agora voçes estão a pensar….Mas o peixe agulha também não deve fazer mal com o bico!!!!!...errado..hahaha…até não fazia se fossem pequenos, mas com um metro já não é bem assim..hahaha..aquele bico parece uma serra!!!!!!..para terem a noção, foi por pouco que ele não me cortou o multi, resumindo e concluindo…o corte foi tal que tive que mandar quase 25 metros para o lixo!!!!!desgraçados de peixes!!!!...bem, visto que eles não se vão embora, vou eu e volto mais tarde, fazer da praia-mar para a vazante…:-)
Assim foi, arrumei o material e fui beber um café numa bela esplanada para fazer tempo. Estava eu no café já algum tempo quando me lembrei de ir até ao porto náutico da restinga para ver o que por lá andava, mesmo sabendo que eu não podia pescar lá, eu gosto sempre de ver, e se soubermos ver, aprendemos…:-)

Cheguei ao porto e fui até ao passadiço onde os barcos estão atracados para ver se via algum peixe..hehehe…fui à procura de um sitio onde estivesse sombra sobre a água, pois ainda o sol não tinha subido muito e descobri um espaço onde estava atracado um barco, que mais parecia o Oceanário..lol..Agora pergunto.. .quem é que gosta de sargos????..:-) E que tal 200 sargos!!!! Chega????..hahahaha…talvez o mais pequeno tivesse 300 ou 400 gramas..lolol…sendo que os maiores, mais pareciam dinossauros..lolol….todos a nadar em bola, descansados da vida..lol…até se davam ao luxo que vir quase à tona de água, virarem para ver o que era eu..lol….BRUTAL!!! ..uma visão do outro mundo..calma, mas não havia só sargos..lol..apareceram 3 peixes balão gigantes!!!! Peixes para pesarem 2 a 3 quilos..lol…nunca tinha visto…eu estava noutro mundo, podia cair o mundo que eu nem me apercebia..lol….e ainda tem mais..lol…de um momento para o outro apareceu um cardume de Pargos lucianos, 3 deles com cerca de 3 quilos cada, a meia água…Lindos…e com aqueles caninos enormes que têm na boca que até assusta..hahaha…para terem uma noção estes peixes, chegam a pesar 70 quilos, e segundo dizem, são uma mistura entre um Pargo e um Mero, de todos os peixes de fundo que existem no mundo, o pargo Luciano é O TOURO…lol…ainda vi passar a todo o gás 3 macoas, palombetas, um peixe papagaio grande e diversos peixes coloridos..:-)
A vossa sorte é que eu não posso pescar aqui..hahahaha..entretanto estava um barco atracar e eu decidi ir ver se traziam peixe, aproximei-me para ver, e estava um senhor ao lado da bomba de combustível no cais que eu cumprimentei assim que cheguei, olhei para o barco mas eles apenas queriam abastecer.

Entretanto comecei a falar com o senhor e conversa vai e vem e descobri que este senhor era o responsável pelo cais..:-), o Senhor Cunha, muito simpático e cheio de historias incríveis para contar..:-)..foi durante essa conversa que eu lhe pergunto se era possível pescar ali, ao que ele respondeu….Bem não se deve…lol, mas pode pescar….O que ele me foi dizer..hahahaha…passado pouco tempo despedi-me dele e fui buscar o material feliz da vida e já a pensar no vinil..lolol….pois bem amigos assim que cheguei aonde estava o peixe??????, adivinhem..hahaha…aonde é que estava aquele peixe todo!!!!!!!!....desapareceram todos…hahahahaha…pelos vistos o sol já chegava a todo o lado, deixando de haver sombra para os peixes..:-(
Bem, venho noutro dia..hehehehe..entretanto fui almoçar e quando acabei de almoçar, estava na altura de voltar à ponta da restinga, pois a maré estava no ponto, para experimentar..:-)

Assim que lá cheguei, vinil e vamos a isso, peixe agulha nem vê-los..boa…nada…nada e de repente…um ataque e ferro, o carreto dispara….zzzzzzzzzzzzzzzzzz……zzzzzzzzzz………….boa…logo de seguida, vejo o que era pois ele dá dois saltos  e desferra-se….M…tiro o vinil e reparo que o tarpon simplesmente arrancou-me o vinil todo do cabeçote e entortou um pouco o anzol!!!!...Desgraçado, um vinil novinho!!!!!...bem, fui buscar outro igual e siga….nada…nada…nada..e…uma prisão estranha, seguida de uns puxões lentos!!!!.mas o que é isto????...puxei…até que se desferrou…mau…lancei novamente e mais uma prisão, novamente a mesma sensação…sempre a mesma tensão com puxões lentos…não desferres!!!!...quase a meio do caminho, desferra-se….mas o que é isto!!!!!!...o vinil veio com duas dentadas cirúrgicas pequenas, uma na barriga e outra na cauda..ainda não sei o que é e já estão a comer-me o vinil..GRRRRRRRRrrrrrrr….hahahaha…novo lançamento e passado pouco tempo a mesma prisão…mas desta vez consegui puxá-lo até mim e consegui o colocar a seco….HAAAAAA…só podia..lololol…era um pequeno CHOCO..hahahaha…atacou o vinil e consegui ferrá-lo na cabeça..lol…era só esta que me faltava..lol…um choco.

Ainda tirei mais um do mesmo tamanho e perdi uns 6..lol…de resto peixe que é bom, nem sinal, ainda fui ver outro sitio mais virado para o mar, mas já o vento tinha levantado e a cor da água tinha se tornado verde escura!!!!!..muito má mesmo, e pelos vistos, aqui quanto mais lusa tiver a água, mais peixe existe..:-), mas se formos a ver sempre, o mesmo acontece em Portugal.


Bem estava na hora de ir embora, pois já não valia apena ficar por ali e dei por terminado mais um dia de pesca e desta vez com outra espécie já nossa conhecida animar o dia..hehehe.


                                     Um grande abraço e até breve

                                              Luís Malabar

16 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Bem Luís, isso agora com o carro, é sempre abrir... Mal pudeste foi logo...:)
Isso de facto é um paraiso, olha vai aproveitando que para estes lados isto cada vez está pior...

Forte Abraço

José Cunha disse...

Olá Luís,

Pelos vistos, grandes pescarias irás fazer no futuro e consequentemente excelentes relatos desse país magnifico.:)

Abraço,

Unknown disse...

O gajo está com cara de poucos amigos :D

Os Pescas disse...

Deve ser giro apanhar os gajos com os vinis... Não há é vinil que resista aqueles bicos que eles têm... É só investir...
Abraço. Filipe.

Pedro Franco disse...

Grande Luis,
A fazer inveja à malta, sargos aos montes, e ainda por cima pequeninos, grrrrr..., e eu que os procuro e não os encontro!!!
Desta vez um dia inteiro dedicado só à pesca, agora com o carro por tua conta vais poder pesquisar bem toda a restinga.
Desta vez foram os chocos a safar o dia, mas não os vinis.
Um abraço companheiro

Os Pescas disse...



Boas Manuel, já estava a ficar maluco por não ter carro, mas agora é outra coisa, graças a deus..hehehe
Eu tenho visto pela malta ai, que o peixe anda escasso, mas com calma ele volta amigo e nessa altura o pessoal cai em cima deles..hahaha
Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Boas José..:-) tudo bem amigo, tenho a certeza que com o tempo, os grandes peixes vão começar aparecer para mostrar e contar à malta..:-)
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas Joaquim, de facto eu acho que ele não ficou muito contente com a comida que eu lhe dei...hahahaha
Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Filipe, é giro amigo, mas a taxa de sucesso com vinil é mesmo reduzida..hahaha..e não vale apena o investimento, pois por milagre lá ferras um em 6, e nesse espaço o vinil fica numa desgraça..lolol
Aquele abraço meu amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas amigo Franco..:-) se eu tivesse uma camera de filmar para colocar na àgua a malta ia curtir...hehehe..pelos vistos eles aqui não ligam aos sargos, e ainda por cima como pescam com linhas grossas, nem vê-los..lol
Eu até já andei a pensar como é que os hei-de apanhar ao spinning..lolol
Se fosses tu à boia, ias precissar de uma caixa bem grande amigo..lol..
Em relação ao carro, agora é um descanso, já não preciso de taxistas e poupo muito mais dinheiro.
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Inácio disse...

Boas Luís ;)

Cada jornada há surpresas!Bem, agora com carro já não corres o risco de ficar á espera do taxista durante um bom tempo e consegues chegar a horas!ahah
A única desvantagem daí é que pelos vistos tens de ir artilhado de material pois cada jornada há sempre uns peixinhos que gostam de desfazer material ;)

Abraço!

Unknown disse...

Desconfio que a coisa tá combinada entre o gajo do Porto e os peixes: "Eu digo aos gajos que podem pescar e, entretanto, vocês piram-se" :)

Pedro Franco disse...

Já pensaste em apanha-los como se apanha tainhas no tejo, com fateixas a farpar-los por onde calhar, é capaz de resultar.
A caixa arranja-se os sargos é que é mais difícil, se for aqui a caixa vem sempre vazia!!!
Abraços

Os Pescas disse...

Grande Inácio..:-)É verdade amigo, agora já não preciso de estar à espera por causa dos taxistas..hehehehe
Por agora já deixei de dar vinis como alimentação às piranhas dos chocos...lol..não ganhava para vinis...hahahaha
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas amigo Joaquim..:-) Eu também pensei no mesmo...hahaha...o truque para a próxima é falar com o responsável depois de pescar...hahaha

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Pedro..:-) tudo bem amigo, passou-me pela cabeça farpá-los como se faz às tainhas...hahaha, mas vou tentar ferrá-los de outra maneira..deixa lá ver..:-)
Eu sei que o peixe não tem estado fácil por ai amigo, pode demorar mas ele hà-de aparecer..:-)

Um grande abraço amigo

Luís Malabar