Os nossos amigos

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Chocos no Sado, uma tarde daquelas...

Boas,

Este ano o corro pio dos chocos tem sido uma coisa por demais... O Sado tem sido palco de muitas investidas por parte de centenas de pescadores.



Talvez fruto do ano chuvoso que foi, o choco não desceu, e pelos lados do Tejo, pouco ou nada se tem visto... Comparado com os últimos anos para estes lados tem sido uma miséria.

Talvez por isso tenhamos que nos deslocar ao Sado mais vezes para umas quantas investidas...

Como tem sido costume este ano, ao chegarmos a Setúbal o trânsito apertou e já perto do local de embarque, estavam mais de 20 carros parados a espera da sua vez... Uma perfeita loucura! Pessoas fora dos carros, tudo a rir, uns a discutirem com os colegas a dizerem que deviam ter ido mais cedo e tal... Muito bom...

Apesar daquele stress inicial, foi tudo feito rapidamente e nem 30 minutos se demorou a pôr tudo o que era barcos e Kayak´s na água.

Após aquela demora, fomos rumo aos nossos amigos chocos, e rapidamente demos com uma zona em que capturámos alguns chocos. O dia estava maravilhoso, com muito sol, e o mar bastante limpo o que facilita as capturas.

Começamos por experimentar no spot que costuma dar melhores resultados e rapidamente tivemos resultados, os chocos estavam por lá e num instante capturou-se cerca de 10 chocos, o que alegrou logo a pescaria.

Não parámos e durante meia hora em meia dúzia de mergulhos o Palma conseguiu capturar uns 30 chocos, e rapidamente a coisa foi se compondo.

A coisa fraquejou e o Palma pediu para mudar de sítio e procurar zonas mais fundas onde pudesse andar chocos de maior porte, visto que muitos já tínhamos. Assim o fiz, e dei umas voltas até encontrar uma zona a 6 metros, mas com alguma visibilidade, e ele lá foi procurar a sorte...

Logo no 1º mergulho, chamou-me e veio ao de cima com uma bela Raia, que está na arca para fazer uma caldeirada, eh eh eh.

Continuámos a tentar dar com os chocos, e fomos a uma zona muito efectiva e durante meia hora compusemos a pescaria, e a caixa foi ficando cada vez mais bonita...

Ao olhar para caixa achámos que estava na altura de parar e voltar para casa pois era mais do que suficiente... Este ano, foi muito bom para o choco até agora, com grandes capturas, muitos chocos grandes, de porte...

Num ano muito instável em termos de clima, foi mais uma jornada gloriosa, mais uma pescaria de luxo...

O Palma como sempre esteve brilhante...

Os chocos esses estão a dar os últimos sinais...

Fica um cheirinho do dia...



Já em casa no terraço...


Filipepc, Ricardo Palma

4 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

oO que granda chocalhada...

Parabéns pela pesca, deve de ter sido acção no stop hehehee

Os Pescas disse...



Grande dupla de amigos e isto só é possivel com trabalho de equipa..:-)
Parabéns aos dois pela sacada de chocos em pleno Sado e que saudades sinto desses dias com voçês..:-)
Um grande abraço

Luís Malabar

Inácio disse...

Mas que grande pescaria de chocos :)
Já deu para ter um dia animado e cheio de acção! Parabéns ;)

Abraço!

Dani disse...

grande pesca de chocos.. parabéns! :)
um dia tb gostava de fazer essa pesca, n tenhu é ng conhecido c barco prá ir fazer..
abraço e continua ai.