Os nossos amigos

terça-feira, 16 de julho de 2013

( Chocos) O Mundo ao contrário c/ vídeos

Boas,

Cést fini! Até para o ano...

O maravilhoso ano que tivemos em termos de chocos, vai deixar água na boca, e boas recordações para o resto do ano. Grandes capturas, grandes, e muitas. Durante a época dos chocos fizemos pescarias magníficas, passámos bons momentos, alguns ainda na companhia do Luís Malabar, antes de ele ir para Angola. A entreajuda, e a boa disposição entre todos, foi por acaso, algo que me surpreendeu ao longo da época. Vi pescadores a ajudarem outros, barcos a encostarem e a conversarem, Kayaks numa romaria cheia de alegria... É verdade que com espaço e peixe, tudo corre bem, mas não deixa de ser um sinal mais para o pessoal que esta época se dedicou a esta pesca. Foi óptimo ver este tipo de ambiente.

Já à algum tempo que andávamos a marcar a última ida da época aos chocos, pois eles já são menos e de menor porte, e como o tempo é curto, ele tem sido dividido por outro tipo de pescarias...




Marcámos portanto a despedida para a última tarde de Sábado, só para ver como andavam as coisas, e pelo sim pelo não levámos umas canas com amostras podia a coisa estar tão má que não tivéssemos outra solução!

Desta feita, fui eu o primeiro a chegar e vou vos dar a minha visão desta pescaria...


Chegámos ao pesqueiro eram cerca das 2 e tal da tarde, estava um pouco de vento... A maré vazia dificultou um pouco o meter o barco na água, mas eu empurrei muito, muito, muito e o Palma não tinha força para meter o barco na água, mas cheguei eu, e só com um toque aquilo foi ao lugar... Rápido e eficiente!

Chegados ao Pesqueiro, as águas estavam demasiado tapadas e tivemos que escolher um spot de baixa profundidade e com pouca corrente...

Mergulhei, fui lá bem fundo, e vi o quanto as águas não ajudavam em nada, não fosse a pouca corrente, devido à baixa-mar e tinha saído logo da água... No primeiro spot só 4 ou 5 chocos, foi fraco...

Voltei ao barco e o Palma a o volante só comia, e brincava com o telefone... Não fazia nada! Só o via deitado no sofá do barco de óculos Ray-ban, e eu a bulir forte feio...



Quando fui ver do lanche o gajo já me tinha marfado quase a comida toda... Que guloso! Eu desgraçado ali a sofrer, e ele só a dar ao dente... Estava a ver que lhe dava uma mocada...

Bem, lá consegui comer uma sandes, e fomos ver de outro spot mais fundo mas com menos limo, e aí melhoraram as capturas, dei com uns 10 chocos, e apenas um me fugiu. Foi melhor, mesmo não sendo chocos grandes, alguns eram jeitosos. Quando subi ao barco, lá estava o Palma deitado de perna esticada, a jogar um jogo no Smartphone e eu ali gelado, e cheio de dores no corpo... Não se faz, lololol.

Bem aqui aconteceu uma cena tramada, o gajo, depois de já ter comido tudo, estava eu na água agarrado ao barco na conversa com ele, sem eu dar por isso lança a arma, e eu não vi, ela caiu a 7 metros de fundura... Fiquei histérico... E agora como ia recuperar a arma? Já estava a pesca lixada! Ele pedia-me calma, para tentar mergulhar e procurar, mas eu não a encontrava... Andei ali uns 5 minutos, até que por milagre, a vejo ao longe a ir com a corrente e consegui apanhá-la... Que susto... Lá se ia a minha arma de estimação!

Fiquei tão stressado que tive que ir ao barco fumar um cigarrinho para me acalmar. Passado este momento tornei a mergulhar e naquele spot dei com mais uns 6 ou 7 chocos, o que já compunha a pescaria, mas não me deixava satisfeito... Voltei ao barco, e o vento que de repente levantou deu-me vontade de ir embora. Falei com o Palma, e ele insistia para eu tentar mais uma vez, e tal, mas não me apetecia, doía-me o corpo todo, e só pensava em voltar para o meu sofá, que já nem sentia o corpo. Claro que para o Palma estava tudo bem, ali ao sol, deitado no sofá... E ainda me diz ele que dá muito trabalho e que os chocos sujam o barco e que se está sempre a limpar, e tal e tal e tal...

Resolvemos ir embora, mas por acaso o Palma escolheu um trajecto diferente, e numa zona bastante distante, demos com águas limpas, e com apenas 3 metros de fundo, e decidi ir fazer uma última investida. Era o tudo ou nada, e eu que já nem pensava em mergulhar mais, mesmo com a insistência do chato do Palma, lá me decidi a ir...

E ainda bem que o fiz...

Assim que mergulhei dei com dois lindos linguados... e Puf puf puf, já está... Belo jantar... Logo de seguida, umas quantas santolas... Maravilha, e durante uma meia hora, regalei-me com os chocos, e cheguei a chamar o Palma, para lhe entregar alguns... Ao menos isso, para ele se entreter, pois não dei por ele capturar nenhum de cima do barco... Granda coxo... Só visto...



Continuei pela zona, e fui dando com bastantes chocos, parecia que estavam em festa, lololol, foi um fartote, sempre a jardar neles... Cansado e com a saca composta voltei ao cimo de água para dar o resto ao Palma...

Ele finalmente deu-me os parabéns pela pescaria e lá fomos pelo caminho na galhofa... Fumei mais um cigarrinho pelo caminho e ao chegar a terra, maravilha, a maré já perto da praia-mar facilitou a saída do barco... Estava estafado, e o Palma aos salticos, a dizer que estava cheio de energia, cheio de pica... Pois não! Eu a nadar horas e ele deitado, claro que eu não tinha pica nenhuma... E no final ainda tive que estar a ouvir o cromo a gozar comigo, que tinha apanhado um monte de chocos e que eu não tinha apanhado nada, isto enquanto ele lavava os chocos e eu a caixa...

Ainda lhe mandei um banho para ele aprender... Não há paciência!

Agora, no meio deste relato, totalmente verdadeiro, onde tudo correu bem, viemos com uma boa caixa de chocos... Para isto ser mesmo, mas mesmo aquilo que se passou, assim tipo, exactamente...

Estão a ver isto tudo... Mas mesmo isto tudo, tipo eu fartei-me de bulir e ele não fez népias??? 

 ( Uma amizade que vale milhões)


A amizade tem destas coisas...



Agora...Invertam os nomes, e foi mesmoooo assim que passou... ahahah...

Isto foi uma forma de ver o mundo ao contrário...
Na pele do outro por vezes percebemos melhor o que cada um passa!



Até para o ano, esta pesca terminou por agora...

Ricardo Palma, Filipepc

2 comentários:

Guilhas disse...

EHEHEHEH!
Ao ler o relato bem me parecia que algo estava errado. Mas quando cheguei à parte do " fumar um cigarrinho" percebi logo o titulo da pescaria!
Parabéns aos dois e para o ano há mais!
Grande abraço
Guilherme

Os Pescas disse...



Grande relato amigo,muito criativo,hehehe sobre dois grandes amigos..:-)
Mais uma grande pesca dos dois mergulhões...:-)
Um grande abraço amigos

Luís Malabar