Os nossos amigos

terça-feira, 6 de agosto de 2013

(Trolling) Corvinas e robalos ao trolling no Rio Tejo

Boas,

Pois é, voltámos ao Tejo com um objectivo comum... Atacar as corvinas, procurar em 2 ou 3 spots alguma que andasse perdida...



Como estava a trabalhar e só saía as 13h, combinei com o Palma às duas, e assim que cheguei ao pé dele já ele estava a meter o barco na água.

Ao entrar comecei logo a montar a cana e a pensar que amostra ia usar... E escolhi uma FT pois o objectivo era simples, encontrar covinas em zonas mais profundas do Tejo.

Assim que chegámos ao local, demos com um barco na zona, que fazia também um trolling, e tal como nós nem nada vimos sair durante as primeiras duas horas... E eu sem almoçar comecei logo a tratar de encher a pança, com uns bolos e um Moscatel que o Palma levou... Soube mesmo bem.

Estávamos a percorrer o longo canal, quando o tal companheiro de barco fica parado a meio e mesmo ao longe percebemos que se tratava de peixe, e fomos fazendo o percurso, e perto dele, afastámos a embarcação para o deixar trabalhar a vontade, ainda por mais notando que seria algo de grande envergadura, pois a luta durou minutos... Para um lado e outro o peixe, que seria uma bela corvina lutou muito e nós a observar com a ânsia de ver o que era, mas o senhor cometeu 2 erros, e eu disse ao Palma, ele perde o peixe assim... E perdeu.

Para que percebam, quando se ferra um grande peixe, não se deve jamais trazer o peixe para perto do barco, mas sim trabalhá-lo ao longe, com calma, estamos de barco, em zonas fundas, é muito melhor o cansar e trazer o peixe sem energia do que lhe deixar fôlego para arrancar junto ao barco...
Assim o senhor fez, e para piorar, com a energia que o peixe tinha a dar voltas ao barco, eu vi a linha duas vezes frouxa e caída, e sempre que ele a esticava eram safanões enormes, e eu só pensava " vais perder o peixe, ele vai te rebentar com tudo"... E infelizmente aconteceu, e o peixe, levou a amostra, o que é uma pena. Nem se capturou o que seria o peixe do dia, e ainda fica a amostra na boca do peixe, que não sei até que ponto, ela solta ou não... Espero que sim.

Bem, aquele peixe entusiasmou-me e fiquei a cada passagem a espera de ver arranques do drag...
E passados minutos, o primeiro ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, pequeno, e desferrou... Um arranque muito ao de leve, mas que me deixou muito atento e com ganas de continuar...

Tornámos ao início e ali tentámos mas a actividade era nula... E o Palma estava a desanimar, eu cá estava num dia de fé. Tinha uma sensação que se ia dar...

Como ele estava meio apagado, disse-lhe como sempre fazemos a picar um com o outro, que ele não percebia nada daquilo e que eu ia para o Leme, ensinar-lhe como era... E ele riu-se... E eu ri-me, mas por dentro estava convicto. Pode parecer por vezes estúpido, mas o conhecimento produz intuições, intuições essas que em certos dias podem surgir, e fazer a diferença...
Agora perguntam, mas ele estava a navegar mal? Fora da zona? Epa não, mas eu achei que ele estava a fazer o percurso muito por fora, e eu queria procurar mais a zona do declive, e para isso teria que ir um pouco mais para dentro. São poucos metros, mas era daquele lado que eu queria estar...

E posicionei o barco, e quando passo, vejo actividade... E disse Palma, está preparado, vai arrancar... E que gozo( imaginem o quanto gozamos um com o outro no barco)... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um grande arranque, grande grande grande................ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e enquanto ele trabalhava o peixe, calmamente, eu dei-lhe cabo da cabeça... É para veres como é... aprende, etc, lololol ( como se ele não dominasse mais aquilo...)... e lá trabalhou com calma o peixe, que vi logo ser uma corvina, pois fez vários zigue zagues, e dava luta mais para um robalo... Ele aguentou, aguentou, e quando veio ao de cima pela 1ª vez confirmamos ser uma boa corvina, e ao chegar perto fez mais dois fortes arranques até que o Palma a trouxe até perto e eu facilmente a trouxe para dentro do barco. Bom peixe!


Claro que ficámos entusiasmados, e acreditámos que podia ser dia delas, visto que já era a 2ª do dia a atacar as amostras ali na zona...

Mais uma volta e exactamente no mesmo local, a sonda dá sinal e eu avisei o Palma para ter atenção e foi aí que ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ  um arranque forte, mas curto, e que se revelou ser um robalo com 38 cm.( na dúvida foi medido), mas que resolvemos soltar( quem nos acompanha sabe que não somos facciosos com as medidas, pois existindo uma lei, desde que se cumpra, a nosso ver ninguém deve reclamar), pois achamos que estava demasiado magro.

Bem, lá seguimos, de volta ao início, e eu pedi para pararmos de forma a trocar de amostra. Não valia a pena insistir, já tinha feito a experiência e só aquela é que deu peixe, era mudar para a mesma... E assim fiz e demos início ao percurso, desta dando alguns toques na amostra para provocar mais os predadores, ainda por cima, via-se tainha ao de cima um pouco desorientadas , e isso não falha, é sinal que algo por baixo as inquieta.



Ao passar na zona, a sonda curiosamente nada marcou, e achei estranho, e já perto do final do percurso, a minha cana ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um forte arranque, e o peixe veio logo ao cima, vendo ao longe logo ser um robalo, nada de especial, pareceu-me logo ser peixe de quilo, e trabalhei descontraído e trouxe até ao Barco onde foi encestado com facilidade.

Estava na altura de voltar ao início e fazer mais uma tentativa, ambos com a mesma amostra, e ambos a distâncias semelhantes, visto termos detectado onde eles estavam... Na água via-se um corropio de tainhas em movimentos constantes, e na passagem pela zona, ambas as canas ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, a minha ferrou, e a dele, acabou por desferrar, pensei logo em peixe quileiro a atacar as amostras, pois curiosamente para alguns, mas acreditem que é assim. O peixe grande pode é rebentar com a linha, mas desferra menos, os pequenos, soltam muito devido aos lábios serem mais finos e porque muitas vezes atacam a amostra de uma forma menos "autoritária".
Com mais um robalo, tornamos a tentar passar na mesma zona, e desta vez, a minha cana fez ZZZZZZ, e parou, duas cabeçadas, arrancou uns 2/3 metros e parou... Os rapazes andavam na zona, mas a comer mal...

Voltamos ao inicio e preparámos para fazer tudo certo, no que foi a última captura do dia, por motivos parvos, como vão entender, e sinceramente que a mim me fazem confusão...

Ao passar na zona, a sonda disparou e avisei o Palma que estava cheio de peixe, e exactamente onde e como os queria... Era certo que ia haver arranque e assim que passo lá ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, a minha ferra, e o Palma ao agarrar na dele para tentar me dar espaço, leva com um ataque já na subida... E ambos com peixe ferrado, eu tiro o meu e de repente quando olho, o tal senhor do barco, a cortar na diagonal o canal, passa onde tinhamos as linhas e eu disse logo ao Palma, que ia haver confusão... E pimba, eu safei o meu robalo, enleou-se 4 canas, o robalo do Palma foi à vida... Perdi 20 minutos a desenlear as 4 canas, e a pesca no melhor momento com peixe com bastante actividade terminou... Que cena mais parva, que atitude que eu vi... Só quem observasse a velocidade com que a pessoa ao ver que tínhamos dado com peixe, cortou o canal, e passou a varrer tudo o que estava na água... Veio-me logo à ideia o peixe que horas antes ele ferrara e que nós tínhamos saído do canal para o deixar trabalhar com calma... Que diferença de atitude, que forma tão distinta que alguns temos de estar na pesca... Enfim, mais vale não pensar mais... Bem, as linhas foram desenleadas, tornámos ao ínicio do percurso, mas só tivemos mais um pequeno arranque, sem sucesso, e a actividade baixou entretanto, a sonda, nada marcava... e com o aumento do vento, decidimos voltar para terra, e que mar que apanhámos... Parecia o Cabo... estava uma ondulação no rio enorme, e bem perigosa...


Com muita calma, fizemos o longo percurso até casa, e chegámos bem... O dia até correu bem, mesmo num dia complicado demos com alguns peixes, e divertimos-nos muito... como sempre.




A matulona do dia, um grande troféu...


As corvinas andem aí... e vocês acham que já não lololol.


Material:
Canas: Shimano Biomaster Spin; Hiro Bellona
Carretos: Shimano Biomaster HG; Banax Mighty 2000
Linhas: Power pro 8 Slick; NBS Super Dyneema
Snaps: Owner Cultiva; Molix
Amostras: Rapala X-RAP MAGNUM; Storm; Yo-Zuri Crystal Minnow;


Filipepc e Ricardo Palma

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Apenas uma questão que pouco percebo desta pesca mas estou a iniciar-me:
Quando coloca a amostra, coloca também isco ou apenas a amostra?
Cumprimentos e obrigado.
Pedro Santos

Os Pescas disse...



Boas Pedro, coloca-se apenas a amostra ok..:-)
A amostra é o isco amigo
Um abraço

Luís Malabar

Anónimo disse...

Pois, já desconfiava :)!

Obrigado Luís!

Pedro Santos

Anónimo disse...

Boa noite Luis...sou um grande seguidor do blog os pescas e à pouco tempo comecei a pescar ao trolling aqui em vila real de santo António.sabemos que quando há peixe fica com quase todas as amostras que colocamos dentro de agua mas quando não há.....existem amostras que descobrem o peixe e gostei desta amostra fire Tiger que aqui dás o exemplo.a que velocidade,nós,trabalhas esta amostra já que como dizes ela vai bem fundo e funciona bem se o peixe estiver mais embaixo?um abraço e boas pescarias.Paulo Matos.

Anónimo disse...

Boa noite Luis...sou um grande seguidor do blog os pescas e à pouco tempo comecei a pescar ao trolling aqui em vila real de santo António.sabemos que quando há peixe fica com quase todas as amostras que colocamos dentro de agua mas quando não há.....existem amostras que descobrem o peixe e gostei desta amostra fire Tiger que aqui dás o exemplo.a que velocidade,nós,trabalhas esta amostra já que como dizes ela vai bem fundo e funciona bem se o peixe estiver mais embaixo?um abraço e boas pescarias.Paulo Matos.