Os nossos amigos

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

( Trolling ) Um belo dia de Inverno em África...:-)





Boas Pessoal…..

Mais um dia em grande, na companhia da Sra. Isabel e do Seu filho, o Pedro..:-). Como não podia deixar de ser, a vontade de voltar ao sitio dos Pungos e das Corvinas, era enorme…quem sabe se não tirávamos lá de baixo o exemplar das nossas vidas, onde só aqui é possível, com peixes que atingem os 120 quilos e fazem o sonho de qualquer pescador..:-)
Pois bem, para isso não há nada como voltar ao sitio, desta vez mais conscientes sobre o pesqueiro e como trabalhá-lo…hehehe…claro que na minha cabeça ainda existem duvidas, pois os segredos de cada pesqueiro e os elementos que o rodeiam, não é em dois dias que se descobrem, por isso é preciso repensar em todos os pormenores em pescarias anteriores e melhorá-los, para que o futuro seja brilhante, neste caso, com brilhos de bronze..hahahaha

Vamos ao dia de pesca e como correu…:-)…como é obvio, para eu estar a sorrir, não foi porque correu mal..hahaha…não foi de outro mundo, mas soube muito bem..:-)
Encontrámo-nos no Porto do Lobito, às 8h da manhã. Carregámos o barco, abastecemos, preparámos as canas e as amostras e arrancámos a fundo, e quando eu digo a fundo, é porque este barco cabinado com 6 metros e meio, atinge os 28 nós, o que é fantástico…:-)

A viagem ainda demorou, talvez tenha sido rápida, mas tal era a nossa vontade de começar a pescar, que parecia que nunca mais lá chegávamos..hahaha…mas quando demos conta, estávamos no sitio, prontos para colocarmos as nossas rapalas dentro de água, para começar a corricar..:-)
Como nós somos uma equipa, a Sra. Isabel comanda a embarcação e controla a sonda, eu e o Pedro controlamos as canas..:-) mas o combinado é, cada um tirar um peixe à vez, ou seja, independentemente em que cana for, ou que peixe for, é a vez de um de nós trabalhar o peixe, mesmo que eu ou o Pedro cheguemos à cana primeiro.

O primeiro escolhido a tirar o peixe à sorte fui eu, depois era o Pedro e por ultimo a Sra. Isabel..:-). Pois bem, andávamos nós ao Trolling, com 5 linhas na água, 3 na ré e eu e o Pedro, cada um com uma cana na mão, um a estibordo e o outro a bombordo. Ambas as nossas amostras eram colocadas bem distantes do barco, e as outras 3 linhas da ré, uma a meia distancia e as outras duas mais perto, para o caso dos pelágicos, que geralmente se fazem às amostras na esteira do barco.
Andávamos nós a navegar, quando passado duas horas, levo uma cabeçada forte na cana que eu tinha nas mãos, e logo de seguida uma corrida, disparando o drag…..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZ
ZZZZZZZZZZ….Lindo..hahaha..a Sra. Isabel parou logo de imediato o barco, e tanto ela como o Pedro recolheram de imediato, as outras linhas para não haver azares..:-)….e eu agarrado à cana a trabalhar o peixe…hehehehe…mas para mal dos meus pecados, o peixe dispara na nossa direcção, o que me obrigou a recolher a linha feito maluco, pois já quase deitava os pulmões cá para fora..hahaha…até parecia que o peixe se tinha desferrado..hahaha…mas quando faltava 6 metros para chegar ao barco ela deu logo sinal, vergando a cana às cabeçadas e metendo-se por debaixo do barco, em busca da sombra….eu sabia que não era nenhum monstro, nem nada que se parecesse, mas era um bom peixe…:-)
Passado pouco tempo, lá sucumbiu ao esforço e veio até à tona de água, mostrando o esplendor da sua linda cor..:-). Bicheiro no peixe e em menos de nada estava a bordo do barco..hehehe….a primeira já está…fizemos a festa e tirámos as fotos, guardando-a logo de seguida no porão do barco, para continuar à descoberta de mais..:-)


O próximo seria o Pedro a tirar o peixe..:-).
Foi passado meia hora, que a segunda cana que se encontrava a meia distancia, verga às cabeçadas…hehehe..o Pedro de imediato, agarra na cana e começa a trabalhar o peixe, enquanto nós tirávamos as restantes canas da água para o Pedro poder trabalhar à vontade. Rápidamente verificámos que se tratava de um exemplar pequeno, mas que fez exactamente o mesmo que fez a minha, nadou sempre em direcção ao barco até que perto do barco se deixou ver, pois não tinha força para lutar contra a cana que o Pedro tinha nas mãos..:-)

Peixe a bordo, sem o uso do bicheiro e a festa, pois a pesar de ser pequena, a festa tem que ser feita..hehehe..e tudo me disse, que peixe deste lote vem sempre em cardumes numerosos e verificámos, quando demos a volta e passámos no mesmo sitio…a cana que eu tinha nas mãos verga novamente com cabeçadas, chamei logo de imediato a Sra. Isabel, para combater o peixe, enquanto nós tirávamos as restantes linhas da água..:-)
Mais uma a fazer o mesmo, a nadar na direcção do barco, até a Sra. Isabel pensava que se tinha desferrado, vai de enrolar linha até que perto do barco, ela dá sinal de vida…hehehe..mas sem dificuldades nenhumas, embarcamos a 3 corvina do dia, também esta do mesmo lote que a do Pedro. Vai de festa e fotos e siga para bingo..hehehe

Ainda demos mais duas voltas naquela zona, mas nada, até que decidimos continuar o nosso caminho. Foi só passado 1 hora se não estou em erro, que numa das passagens, eu levo novamente uma porrada seca na cana que eu estava a segurar, para logo de seguida começar uma corrida, disparando uma vez mais o drag….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ……zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZ.zzzzzzzzzzz….já está….hehehe..esta era a minha vez, pois já tinha dado a volta à restante equipa, esta era minha…hehehe..e logo por sinal, bem maior que as outras duas…
Enquanto eu trabalhava o peixe, eles tiravam as restantes linhas, dando espaço para trabalhar o peixe, pois desta vez ela não nado em direcção do barco, dando luta o caminho todo…assim já gosto mais..:-)…a luta demorou o seu tempo até a conseguirmos colocar à tona de água, nessa altura já estava o Pedro ao meu lado com o bicheiro, para a colocar a bordo..hehehe….PEIXE A BORDO…hahahaha..esta era a 4 e era a ultima do dia, pois ainda demos mais umas voltas, mas não sentimos mais nada…tinha que ficar para outro dia…:-)


Como não dia deixar de ser, vai de festa e alegria entre todos e as respectivas fotos para mais tarde recordar…:-)

Estava feita a pesca, 4 belos peixes a bordo, satisfação e alegria estampada nos nossos rostos bronzeados pelo sol de Inverno…:-)…e com ganas de lá voltar, mas isso ia ter que ficar para outro dia..:-)


Um grande abraço e até breve amigos...

Luís Malabar

10 comentários:

Sílvio Pinto disse...

África é outra conversa Luis...
Tenho um amigo que esteve ai como mestre de uma embarcação, diz que peixe ai não falta, não vale é o que vale aqui, diz ele...

Abraço
SP

José Cunha disse...

Olá Luis,

Parabéns pela jornada.
De pescaria em pescaria aumenta o calibre das capturas...fantástico!!!

Abraço

Manuel Oliveira disse...

Uiii, agora que já acertaste com a coisa, a bitola é sempre a subir...:)
Parabéns pela bela pescaria!

Forte Abraço dos Algarves!

Inácio disse...

Grande Malabar ;)

Sem palavras! Agora que começas a conhecer os "cantos à casa" começam a aparecer esses magnificos colossos!
Parabéns e que venham muitas mais dessas ;)

Grande Abraço!

DarkClown disse...

Parabéns, mas que grande pescaria. Lindo. Fred.

Os Pescas disse...



Boas Sílvio, de facto África é outra coisa, mas as corvinas e os Pungos sabem ao mesmo, os restantes peixes que não existem em Portugal, não é possível comparar.
Mas em principio, deve existir algumas diferenças, por exemplo nos sargos!! digo eu, pois as águas são outras, o que não quer dizer que não saibam bem..hahaha.
Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas José, obrigado amigo, sempre que possa ir ao mar vou em busca destes monstros entre outros..:-)
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Ganda Manuel, obrigado amigo, mas nem sempre conseguimos dar com eles, mas o bom é que existem sempre outros peixes grandes para nos divertirmos..hahahaha

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Inácio..:-) Com tempo, eles aparecem..hehehe, mas sem sombra de duvida que tem sido muito divertido..hahaha.
Espero que já tenhas arranjado a ponteira para a tua cana..:-)

Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Fred..:-) Obrigado e espero poder continuar a mostrar os exemplares que este país tem..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar