Os nossos amigos

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

( Trolling ) África minha....:-)


Boas Pessoal…:-)

 

Desta vez fui só eu e o Pedro à pesca, agarrámos no barco preparados para fazer um pouco de Trolling e mais tarde iriamos explorar uns sítios novos, para pescar um pouco com zagaias e vinis…:-) É que o Trolling pode dar muito peixe, mas para mim, estar sem fazer nenhum à espera que o peixe se ferre, não tem nada a ver comigo…hahaha…pois eu estou habituado a percorrer para caçar, ao contrário de estar à espera que a presa passe…hahaha.
Eram 8h da manhã quando arrancámos direito a um dos 3 pesqueiros que nós conhecemos em busca dos Pungos ou de outro predador desperto e pronto a comer a essa hora do dia…hahaha.

Chegando ao pesqueiro, amostras para dentro de água e com uma velocidade entre 2.7 e os 3 nós lá fomos navegando, o Pedro ao comando da embarcação e eu de olho nas canas…hehehe…anda peixinho, anda que o pai já te conta uma história..hehehe..:-)
O tempo foi passando até que finalmente uma das canas dá sinal, vergando ao som do drag…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZzz…agarrei logo na cana enquanto o Pedro parava o barco e começava a tirar as restantes amostras dentro de água.

 
Já era um bom peixe, mas nenhum monstro..hehehe..com calma lá veio até que o Pedro agarra no leader e com o bicheiro ferra-o e peixe para dentro do barco..:-)..hehehe..grade já não é…hehehe…e vai de amostras para dentro de água e continuar a nossa viagem..:-)..mas desta vez comigo a comandar a embarcação, pois era a vez do Pedro tirar o próximo peixe, que por sinal, nem dez minutos demorou até dar sinal….drag dispara e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzZZZZZZZZZZ
ZZZZZZZ…Novamente, a mesma operação, com o Pedro agarrar na cana e a trabalhar o peixe, eu parei o barco e recolhi as restantes amostras para deixar o Pedro à vontade…:-) Uma vez mais, não era o monstro que esperávamos, mas apenas mais um belo pungo….e vão 2 dentro do barco…claro que para um dia de pesca, estes dois peixes já saciava qualquer um, mas nós queríamos o avô destes..hahahaha.
Depois de arrumarmos o peixe, voltámos a colocar as amostras dentro de água para continuar à procura do tal..hehehe….o Pedro voltou para o comando do barco e eu para as canas..:-)

 
Entretanto o tempo foi passando e íamos falando daqueles pargos gigantes que nos fugiram, até que entre conversa, uma das canas verga e dispara o drag uma vez mais…eu agarrei logo na cana e assim que sinto o peixe, a luta era diferente, não sei explicar, mas o que era, não era pungo, Pargo?, mas não tem a força dele!!!...apesar de ter bastante força, até que de repente fico com a noção que alguma coisa ficou presa, ou a amostra ou o peixe!!!!...Pedro, disse eu: isto está preso!!!!!!....já com o barco parado e com as amostras de fora, lá comecei a tentar puxar e de vez em quando sentia umas cabeçadas!!!!...Ó Pedro, ele está lá mas conseguiu enfiar-se num buraco..grande merda, e agora?...Hum!!!!...lá andámos nós a mexer com o barco de um lado para o outro durante meia hora sempre a fazer força, até que o que quer que fosse que estivesse do outro lado da linha começou a fraquejar e de repente, senti que consegui arrancá-lo do fundo..hehehe…o peixe ainda deu bastantes cabeçadas e uns arranques, mas ao fim de meia hora a fazer força lá em baixo as forças já não eram muitas..:-) Por isso, com mais algum esforço lá veio ao de cima de papo para o ar….Um belo MERO…:-) Infelizmente, só tirei uma foto quando estávamos a pesar o peixe, mas dá para ter uma ideia...hehehe
 
Feita a festa, estava na hora de continuar o percurso..:-) desta vez comigo ao comando do barco e com o Pedro de olho nas canas…hehehe….pois não demorou muito tempo e pela 4 vez, uma das canas vergar ao som do drag…..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.ZZZZZZZZZZZZZ
ZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…O Pedro agarrou de imediato na vara e fizemos o mesmo sistema, comigo a parar o barco e a recolher as restantes varas, para deixar o Pedro à vontade…:-)

Desta vez, apesar do peixe ter corrido um bom bocado, não conseguiu se safar, pois o Pedro começou por dar vários esticões com a cana para conseguir virar a cabeça do peixe no sentido do barco..hehehe…bem dito bem feito, o peixe virou, e mal virou o Pedro começou a recolher linha e a força-lo a vir em direcção ao barco…:-) Depois de vários metros recolhidos, o peixe ficou a pique à sombra do barco..hehehe…mas assim que o Pedro começou a puxar por ele para o trazer para a tona, o peixe não resistiu e deixou-se vir, até que ao chegar á tona conseguimos ver que era uma bela GAROUPA CHUMBO..hehehe.
 
E vão 4 belos peixes…hehehehe, a pesca até podia acabar aqui, mas ainda tínhamos tempo para experimentar um pesqueiro novo, parar com o Trolling e tentar capturar um peixe azeite ou outra espécie qualquer a 14 milhas da costa sobre um fundo de 90 a 110 metros….Uiiiii….hahaha.

Recolhemos as canas de Trolling e preparámos as nossas, a minha lesath com o stella 5000SW e o Pedro com o conjunto dele, cuja marca não me recordo. Ainda demorámos 40 minutos até ao pesqueiro, e pelo caminho fomos vendo as focas acasalarem e duas baleias à tona de água e aos saltos…Brutal pessoal…:-)
O plano era pescar com vinis e zagaias e esperar que déssemos com algum peixe em condições..hahaha…e vai de vinis para dentro de água….eu mais o Pedro só víamos a linha do carreto a sair e nunca mais o vinil chegava ao fundo…F…devo estar a pescar numa fenda, que esta merda nunca mais chega ao fundo…ahahahaha…ainda bem que eu tinha 275 metros de multi, pois com a aguagem e sem o barco estar fundeado pelo menos 200 metros desapareciam para dentro de água…Uiiii…espero não ferrar nada fora do normal…haahaha…eu só quero um peixito, mai nada…hahahaha.

Ainda andámos com os vinis, mas era muito complicado sentir o fundo, por isso decidimos passar para as zagaias, sendo que a minha estava artilhada com um inchiku feito por mim..hehehe…bem dita a hora, pois passado meia hora de andar a brincar com aquilo, consigo ver na sonda um cardume enorme de qualquer coisa a passar rente ao fundo..hahaha…Pedro, aproveita agora que eles chegaram para comer…hahahaha…era só rir, pois mesmo que não apanhássemos nada, a pesca já estava feita..hehehehe.
Mas deus é grande e durante a passagem do cardume, eu sinto um leve toque e automaticamente efectuo a ferragem, com sucesso..hehehehe…sinto logo as cabeçadas vindas do fundo do mar..hehehe…a lesath vergada, mas sem fazer o stella cantar um bocadinho..hahaha…como o que eu queria era que o peixe fosse pequeno, estava nas sete quintas..hahaha….e vai de bombar para cima…e fogo, só eu sei o que custou trazer o peixe até à tona de água, pois apesar do peixe ser pequeno, o stella sendo um carreto de velocidade, não é nada indicado para a pesca de fundo…hahaha..eu que o diga..lol..pois o braço já me estava a doer e não era pouco!!!!..:-)

Assim que o peixe chegou à tona já com os bofes de fora e vencido, foi só coloca-lo para dentro do barco e admirar mais uma espécie nova capturada por mim..hehehe…eu acho que se chama RONCADOR!!!!....aos meus olhos, faz-me lembrar uma mistura entre um pargo mulato com algumas cores do peixe papagaio, principalmente na barbatana dorsal!!!...podem achar que eu sou maluco, mas é o que me vem à cabeça…hahaha.

Ainda tivemos mais alguns toques, mas nada de interessante até que demos por terminada a nossa jornada de pesca…:-) Felizes por mais um dia de união com o mar de Angola e agradecidos por estes momentos..:-)

 
Um grande abraço e até breve meus amigos
 
Luís Malabar

22 comentários:

Inácio disse...

Bem, que lindos peixes amigo!

Não me canso de dizer , mas isso é mesmo um paraíso . E a cada semana que passa com melhores resultados , os meus sinceros parabéns aos dois pois as pescarias que tem feito são magnificas!

Grande Abraço ;)

José Cunha disse...

Boas Luís,
Parabéns, mais um excelente relato de uma jornada com capturas variadas e de belo tamanho. Esse mar é verdadeiramente magnifico!
Abraço.

Pedro Nunes disse...

Boas Luis!
Andas aí em altas por terras Africanas já vi :)
Há peixes que nem imaginamos por vezes...
Continua a dar lhe forte...
Um abraço e parabéns.

João Santana disse...

Poucos mas com cada um :):):) muito fixe o relato Luís, e mais uma espécie nova para o teu cirriculum, muitos parabéns, força ai , um abraço.

Os Pescas disse...

Obrigado pela oportunidade que nos tens dado de poder ver outros peixes, alguns que eu nunca tinha visto na vida. Continuação de boas pescarias amigo e toma lá um grande abraço.

Nuno Fernandes

José Pedro Cruz disse...

Eh campeão, tu sim és um pescador eclético, nas modalidades de pesca mas sobretudo nas espécies capturadas!
Tens é de te equipar como deve ser para o jigging, que aí deve ser brutal! Meter um inchiku na lesath é um crime! Ahahahah!
Estou ansioso por te ver com um dourado ao popper! ;)

Grande abraço!

PS - só te arranjo o editor de vídeo quando coneçares a filmar essas capturas e as foquinhas a acasalar com bolinha vermelha! Loooool

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Mais uma vez continuas a dar com os ET´s... :)
Além de não ser a tua modalidade preferida, concerteza que te deve dar grandes emooções!
Olha partilho da mesma opinião que o José, experimenta o jigging, assim pelo menos malhas mais... :) :)

Forte Abraço dos Algarves

Francisco Belo disse...

Boas Luís,
Lindos peixes que tens apanhado por essas paragens.
Quer em beleza, quer em tamanho!!
Enquanto andares por esses lados, acho que fazes MUITO BEM em aproveitares.
Um abraço

Os Pescas disse...

Grande Luis!
Andas sempre a malhar neles :-D ! Esses peixes são brutais, têm umas cores...

Um Grande Abraço amigo!

Miguel Candeias

Unknown disse...

É cada um melhor que o outro :)
Abraço

Armando Sousa disse...

Grande Luís,

Mais um belo relato com uns peixes exóticos dessas bandas, muito bom.

Também não sou grande fã do troll, ficar sem fazer nada nem parece que estamos a pescar.

Mas nunca me acontecer pelo caminho ver um filme hardcore com focas lol

Grande abraço,

Os Pescas disse...



Grande Inácio..:-) De facto é uma maravilha amigo, acho que esta malta não sabia que existiam tantos Pungos entre outros peixes nesta zona..hahaha.
A malta aqui ainda tem muito para aprender, sejam pescadores " profissionais" como os de lazer, pois eles estão tão virados para o big game, que não sabem como capturar as outras espécies.
Obrigado amigo e um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas José..:-) Posso dizer que tem sido uma experiencia enriquecedora a todos os níveis amigo..:-)
Este mar sem sombra de duvida é muito rico em diversas espécies e deixa chegar o verão para a malta curtir com os dourados..:-)
Um grande abraço..:-)

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Lobo..:-) Obrigado amigo e enquanto eu tiver saúde o peixe que se cuide..hahahaha.
Existem espécies que eu também desconhecia amigo, felizmente estamos sempre aprender e estes peixes são uma experiencia unica..hehehe.
Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Grande João.:-) Obrigado amigo, e fico feliz por a malta gostar dos relatos..:-)
Estes já cá cantam, agora falta os restantes..hahaha.
Força na sargalhada amigo, que eu gosto sempre de ver as mariquitas, como eles chamam aqui..:-)
Aquele abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Nuno, comé mano..:-) Fico feliz por gostares amigo, e não tenho duvidas que ias gostar muito disto..:-)

Um grande abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Grandeee Zé..hehehe...o jigging vai ser nesta terça..hehehe..eu até tive medo quando estava com a lesath..hahaha...mas graças a deus não se ferrou nada de muito grande..hahaha.
Obrigado mano e aquele abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Manuel..:-) o Jigging vai ser já esta terça feira..hehehe..é que o Trolling é uma bela seca apesar de tirarmos só tarolões..hahaha.
Um grande abração amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas amigo Francisco, acredita que em quanto eu puder, e tiver saúde os peixes não vão ter descanso amigo..hahaha

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Miguel..:-) O mais giro é que nos habituámos a ver os peixes prateados, e desde que eu estou aqui, fico deslumbrado com as diversas cores dos peixes...:-)
Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Joaquim..:-) Obrigado amigo, fico feliz por gostares das minhas aventuras..hehehe

Um abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Armando..:-)Então já somos dois que não são fãns do Trolling..hahaha...mas a verdade é que em certas alturas, esta pesca se torna mais produtiva do que a minha.

Um grande abraço

Luís Malabar