Os nossos amigos

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Jigging Powerrrrrrrrrrr...........:-)


Boas Pessoal….

Era 9h quando eu e o Pedro chegámos ao Porto…:-) Prontos para mais um dia de pesca, este sim, dedicado apenas ao jigging e nada mais…hahahaha. Mas só conseguimos colocar o barco dentro de água por volta das 11h30 da manhã, pois estivemos a fazer a revisão ao motor com a ajuda do Sr. Ilídio, pois de outra forma tinha sido mais demorado e complicado…hahahaha…se é que me entendem…hahahaha
Com o barco já na água, arrancámos a todo o gás em direção ao ponto….hehehehe…a viagem demorou cerca de 40 minutos, pois ao sairmos da baía, verificámos que estava vento e ondulação, sem vaga certa, o que fez com que demorássemos mais tempo a chegar lá…mesmo assim levámos porrada do mar…hahaha

Finalmente chegámos…hãããããaa…..enquando eu ia escolhendo a zagaia, o Pedro inspecionava o fundo, até que ele me diz: OLHA SÓ PARA ISTO!!!!!...ESTÁ CARREGADO LÀ EMBAIXO…hahahaha….eu olhei e de facto, pela primeira vez consegui ver alguns desníveis no fundo relevantes, com comedia em cima da pedra e entre os 10 até aos 30 metros do fundo via-se peixe maior!!!!!...agora o que seria, só experimentando…hahahaha.

O pedro marcou dois pontos, onde seria o inicio da deriva e o outro o fim da mesma, verificámos a ré do barco à vaga, para que fosse mais fácil rectificar a posição do barco.

Vamos passar a acção…:-)….As águas estavam escuras e a temperatura da água também não ajudava, com os seus 21.7 graus, para dizer a verdade, com aquela cor da água e com aquela temperatura, a esperança de dar com os Peixes Azeite não era muita, e mesmo que dessemos com eles, podiam não estar activos para atacar as zagaias!!!!..mas como a esperança é a ultima a morrer, o melhor é pescar e já se vê isso…hahahahaha.

Eu optei por uma zagaia toda prata, e o Pedro optou por uma que brilha parcialmente no escuro…:-). Nós começávamos a deriva nos 95 metros e acabávamos nos 99 a passar para os 100 metros, mas a zona de maior actividade encontrava-se nos 96 e 98 metros…:-)

Com as zagaias no fundo, vai de trabalhar….vai de dar ao braço e moer o corpinho….hahahaha….até que de repente, num movimento ascendente de speed jigging, sinto um toque na zagaia e imediatamente, faço a ferragem com toda a força 3 vezes, para que o anzol trespassa-se bem…:-). Para logo de seguida……ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….ZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZ:.zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ:………zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..deves estar a brincar comigo peixinho…hahahaha….foi só dar uns clics à embraiagem do saltiga que acabou a corrida….ahahahahaha…..Ó Pedro, este já não foge…hahahaha….ainda demorou a subir, mas passado pouco tempo já estava o Pedro agarrar no leader e a dar-lhe com o bicheiro…hahahaha…e peixe a bordo, um LINDO PEIXE AZEITE…:-)

Entretanto o Pedro lá ia trabalhando a zagaia dele, mas ainda não tinha sentido nada!!!!...assim que coloquei o peixe no porão, zagaia lá para baixo e assim que toca no fundo e começo a recuperar uns metros, levo uma porrada, mas não ferra…MERDA….reposicionámos o barco e nova passagem.

Zagaias lá para baixo e assim que começamos a recuperar eu levo uma porrada e ferro-o com toda a força e …ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZ…zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..cabeçadas forte e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ……até que passado pouco tempo lá deu de si e começou a vir para cima…hehehehe…assim que chegou, bicheiro e porão com ele…hahahaha…grande festa a bordo entre os dois….:-)
Terceira deriva e assim que assinala peixe no fundo…Pimba….porrada na minha zagaia e peixe ferrado….hahahaha…Brutal….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..este era mais bruto…..entretanto o Pedro troca de zagaia, pois era o terceiro peixe que eu ferrava e ele nem um toque!!!!!......entre cabeçadas e poucas corridas lá veio para cima e já nem era com o bicheiro, era agarrar no leader de 130 libras e levanta-lo para dentro do barco…hahahaha….Grande dia, pois mesmo que não apanha-se mais nenhum, estava mais que satisfeito…ahahaha….:-)

O Pedro que tinha acabado de trocar de cana e carreto, que era um Stella 10000 SW, para um outro, muito mais fraco 18000, ao qual já está habituado e é mais lento que o stella, e desgasta menos o corpo, assim que a zagaia dele chega ao fundo, e começa a trabalhar, a linha rebenta sem mais nem menos, pois já estava tocada, e zagaia para o galheiro…hahahaha..por acaso também era minha, mas sem stress, pois não estava a ser o dia dele….acontece a todos..Entretanto eu Pimba…..outro e este já me custou, pois dava para sentir pela luta que este era maior que os anteriores, acabando por ser o maior do dia, com 13 quilos e pouco…:-)
A luta ainda demorou um pouco, mas passado uns minutos, já ele estava dentro do barco….hahahaha…e nós fazíamos a pesca a bordo os dois…hehehehe…

Entretanto o Pedro volta para a cana dele com o Stella, mas antes de começar a pescar, disse a ele para experimentar outra zagaia, e fiz-lhe uma ponteira igual à minha, com tudo igual ao que eu tinha montado….pois das duas uma, ou era pela cor da zagaia, ou era por não ter ponteira de nylon, o que eu não acredito, pois como a água estava escura e não azul, acho que não era da ponteira, mas sim da maneira de ele trabalhar a zagaia e da cor da mesma.
Depois de tudo feito, fizemos a 5 deriva e desta vez o Pedro sente um toque pela primeira vez e eu também, ambos não conseguimos ferrar, mas assim que eu largo a zagaia novamente para o fundo e volto a recuperar….levo outra porrada mas desta vez consigo ferrar….hahahahaha….Este tiras tu Pedro..:-)…passei-lhe a cana para ele se divertir e fiquei com a dele para recuperar e ajudá-lo com o peixe…:-) O que não foi preciso, pois ele também agarrou no leader e puxou-o para dentro….hahahaha….5…Peixes mano….ahahahahaha…..vamos dar a volta e fazer outra deriva…:-)

Mais uma deriva, e sem a sonda marcar peixe, o Pedro Ferra um peixe…hahahaha…Puxa mano, dizia eu para ele….mas facilmente percebemos que não era um azeite, mas sim um atum pequeno..:-). Não era um Azeite, mas já deu para divertir que é o que importa…hahahaha
Outra deriva e Pimba…volto a ferrar o meu 6 peixe e que seria o nosso ultimo peixe…:-)…….entre cabeçadas e corridas, também este sucumbiu e juntou-se aos outros 5…ahahaha….Grande dia de pesca….haahahaha.


Ainda fizemos mais algumas passagens, mas só sentimos dois toques que não deram em ferragem, até que acabou por não dar mais nada!!!!...o mar estava a levantar, tal como o vento, o que se tornava desagradável. Por isso arrumámos a tralha toda e rumámos a terra todos satisfeitos, acredito que mais eu do que o Pedro, mas para mim somos sempre NÓS e nunca EU….por isso para mim, nós fizemos uma bela pesca, com 6 azeites e um atum….:-)

Assim que chegámos ao Porto, a malta nem queria acreditar, pois além de termos sido os primeiros a tirar um Marlim este ano, também fomos os primeiros a tirar os Peixes Azeite….hehehehehe…até ficam malucos…hahaha…já dizem que o barco foi abençoado….hahahahaha…é isso…haahahahaha….:-)


Embalados e prontos para irmos para casa descansar e com a esperança de voltar  lá e encontrar estes magníficos  Peixes Azeites que dão uma bela luta...:-)


                Um grande abraço e até breve amigos...:-)

                                   Luís Malabar

23 comentários:

ntyper disse...

Grandes capturas amigo tas no Paraíso um grande abraço.

João Santana disse...

Mais uns peixes a valer, isso é que é curtir, se eu não dormo com os sargos, imagino os teus sonhos Luís,eheheheh, grande abraço.

Sergio Fernandes disse...

Estás nas nuvens amigo
Da- lhe com força , que maravilhas aqui o pessoal da Metrópole
Grande abraço

Pedro Franco disse...

Em grande Luis, hoje foi sem duvida o teu dia, desta feita numa pesca que é mais a tua praia, muito embora tu sejas um artista em todas as artes do mar.
Amanhã será o dia do Pedro he he he...
Um grande abraço de Portugal para os dois

André Matos disse...

Isso é que deve ter sido cravar neles :D Lindos peixes de facto , devem ser muito bons de pescar , e comer também :) forte abraço e zagaia para baixo peixe para cima !! hehe sempre ouvi , embora ainda nao tenha experimentado !

José Pedro Cruz disse...

Isso sim é pesca! :))))))
Grande Malabar, sempre a dar neles em todas as artes! No jigging sai-te mais do corpo, mas dá com certeza outro prazer! Ainda te vou vou a rebocar um lírio com uns 50 Kilitos e depois quero ver-te a fechar a embraiagem do Saltiga e a reboca-lo! :))))

Grande abraço campeão!

Os Pescas disse...

Amigo,
Material brutal
Local brutal
Peixes brutais
Pescador que lhe dá como o caraças.
Estás em grande meu amigo, fico muito contente em saber que tens vivido todas essas alegrias.
Grande abraço,
Nuno

Os Pescas disse...



Boas Rafa, Obrigado amigo e é sem sombra de duvida um paraíso para qualquer pescador desportivo.

Um abraço grande

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas João..:-) obrigado amigo, não vou dizer que ás vezes não é difícil de adormecer...hahahaha.

Um grande abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Comé Sergio..:-) Fico feliz por gostares das nossas pescas amigo..:-)
Agora fico à espera dos teus teus relatos amigo, pois a época já começou...:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Pedro..:-)Esta pesca é sem sombra de duvida mais a minha pesca, pois é o mais parecido com o spinning..hehehe
O Pedro recuperou no dia a seguir..hahahaha
Grande abraço e vê lá se deixas alguns troféus para o resto da malta..hehehe

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Pedro..:-)Esta pesca é sem sombra de duvida mais a minha pesca, pois é o mais parecido com o spinning..hehehe
O Pedro recuperou no dia a seguir..hahahaha
Grande abraço e vê lá se deixas alguns troféus para o resto da malta..hehehe

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas André..:-) Obrigado amigo e tenho a certeza que tu ias gostar, apesar de ser muito cansativa, é um espectáculo!!
Era bom que a zagaia sempre que fosse para baixo, viesse peixe para cima...hehehehe.
O sabor do peixe é bom, mas um bocado seco..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Zé...:-) Eu já ando a rezar para aparecer um desses...hahahaha...mas não te preocupes que eu não sou doido..hahaha....:-)
Esta pesca é o mais parecida com o spinning, de todas...Brutal..hehehehe...:-)
Só faltas cá tu amigo, mas espero um dia ter-te cá a malhar neles..:-)

Aquele abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Grande Nuno, Obrigado amigo pelas tuas palavras...:-)
Fico muito feliz por gostares, e espero que deus me dê saúde para poder partilhar convosco as minhas aventuras..:-)

Um grande abração amigo

Luís Malabar

Francisco Belo disse...

Cada pesca melhor que a outra...
Que peixes brutais e esses ZZZZZZZ,ZZZZZZZ,ZZZZZZZZ, devem ser uma loucura...
Estás fora do 'nosso' Portugal mas a aproveitar muito bem :)
Força aí e forte abraço

Os Pescas disse...



Grande Francisco..:-)Já que estou fora do meu país mais vale aproveitar...hahaha..além disso eu sempre quis conhecer África e apanhar estes peixe..:-)
Estes peixes são brutais, agora é tentar ferrar uma besta daquelas...hehehe.
Obrigado amigo e ainda bem que gostas destas pescas..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Ernesto Lima disse...

Parabéns aos pescadores por terras de Além Mar.

Forte abraço

Ernesto

Rui Urubu disse...

Boas amigo Malabar,

Andas consoladinho de apanhar peixes malígnos, isso sim é que é pescar :).

Abração e continua a divertir.
Rui

Os Pescas disse...

Ja faltam adjectivos para e uma pesca soberba, a um nível que só so de top lá chegam... Imagino a dureza de apanhar esses peixes todos em poucas horas. Um forte abraço Luis.
Filipe.

Os Pescas disse...


Boas Ernesto, Obrigado amigo e espero que esteja tudo bem contigo..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Rui..:-) Graças a deus as coisas têm corrido bem...hehehe..isto é sem duvida nenhuma, um paraíso..:-)

Um grande abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Grande Filipe..:-). Obrigado meu grande amigo pelas tuas palavras.
Estes peixes, são de facto muito brutos, aliado ao facto desta pesca ser muito desgastante para o corpo, mas também, muito gratificante..:-)

Aquele abração mano

Luís Malabar