Os nossos amigos

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dois dias de jigging e o meu novo record....:-)

Boas Pessoal……




Depois de uns dias em Portugal e uma semana em Cabo Verde de férias, estava na altura de voltar para Angola…:-) 

Deixar o frio da minha terra, para regressar ao calor e às águas quentes de Angola.
Para dizer a verdade, já tinha saudades da minha casinha em Benguela e dos meus peixinhos que passeiam naquelas águas azuis e quentes…:-)...O pior é deixar a família e os meus amigos, que tanta falta me fazem, porque de resto, não sinto falta do meu país. Infelizmente eu, como muitos outros que imigraram, devem sentir o mesmo. 

Depois de passarmos dois dias arrumar tudo e a tratar de assuntos. Estava na altura de voltar a ver à pesca…:-)

Combinei com o Pedro encontrarmo-nos às 9h30 da manhã e assim foi. Carregámos o material, comes e bebes e com muita ansiedade da minha parte, lá fomos nós até ao pesqueiro..hehehe…como tinha saudades de sentir o vento quente e o cheiro daquele mar no meu rosto..humm…..:-)


Enquanto estávamos a ir para o pesqueiro, detectámos lixo na água….não era nada de especial, apenas dois círculos com 3 metros de diâmetro afastados um do outro cerca de 60 metros….LIXO!!!!!...nunca gostei tanto de ver lixo á tona de água…haahaha…pois quando aparece lixo, o mais provável é haver Dourados ou por baixo ou nas imediações….:-)

Como não tinha levado a minha cana de spinning para experimentar parar o barco perto e lançar a ver se ferrava algum à superfície. Restava apenas colocar umas lulas pequenas de superfície e corricar entre as duas circunferências de lixo. Assim foi, apenas com o material de jigging, começámos a corricar e não tardou nada para a minha levar um toque, mas não ferrar!!!.....O mais bonito é passar mesmo ao lado do lixo e os ver por debaixo com a sua cor dourada e azul ás voltas..Brutal este peixe…seja pela beleza como pela luta que dá..:-)

Mais uma passagem e finalmente o meu carreto dispara ao som de um dourado já bom…..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….como aliviámos os drags por causa dos Veleiros e dos White Marlins, assim que o Dourado atacou o drag disparou e bem….de seguida agarrei logo na cana e acertei o drag e pronto para o combate..hehehe…logo de seguida que aperto com ele, dá dois saltos no ar…LINDO…a ver ele no ar com todas as suas cores a sacudir a cabeça para soltar-se do anzol.

Mas para azar dele e sorte minha, não conseguiu e ao fim de poucos minutos já estava a bordo do barco…:-) Eu gostaria ter tirado uma foto assim que ele saiu da água por causa das cores, mas não foi possível. Pois mesmo dentro do porão, não parava de dar saltos, até parecia que ia partir tudo…hahaha. Não dava mesmo para agarrar nele, mas tenho a certeza que oportunidades não irão faltar..:-)

Ainda demos mais umas voltas e eu tirei mais um e o Pedro também, até que deixaram de dar sinal!!1..Pois bem, estava na hora de ir ao jigging..:-)


                                                           Os dois Rivais......:-)

Eu estava cheio de vontade para experimentar umas zagaias que eu levei ao meu amigo Paulo Costa para pintar e envernizar com as cores que eu queria…:-) Cores essas com provas mais que dadas ao jigging tanto para os Piazeites como para os Pargos e afins….Infalivél…hehehe. 

Infelizmente, não existe as cores no mercado que eu pedi ao Paulo, por isso não à nada como fazer de raíz…hehehe…e pessoal, o resultado como previsto…Brutal!!!...:-)

Chegámos ao Ponto e o Pedro escolheu uma Abyss fluorescente de 200 gramas, que funciona muito bem, principalmente para os Piazeites. Mas ao lado da minha…hehehe..Só posso dizer que assim que as nossas zagaias chegaram ao fundo a sonda apita, eu olho para trás e temos um cardume por baixo…mesmo em cheio Pedro…hahaha…digo eu…assim que eu arranco com a minha zagaia, levo uma porrada e ferro-o, cana vergada e após duas cabeçadas ele arranca em direcção ao fundo…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….Este ficou chateado..hahaha…O Pedro nada..nem um toque!!!.

Após um tempo carrego o Peixe para bordo e o Pedro continuava sem um toque!!...Segunda deriva, zagaias para o fundo e passado 3 segundos levo uma porrada mas não fica, mas logo depois, um novo ataque e desta vez ferrado…..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…como eu tinha saudades disto…hahaha…o Pedro nada e eu ao fim de algum tempo coloco o segundo a bordo..:-)


Como pelos vistos já não sentíamos nada, decidimos ir até outro ponto, para ver se eles lá andavam e ainda bem que o fizemos..:-)

Pois assim que chegámos lá e lançamos as zagaias, sendo que a do Pedro era outra de cor Orange gold, pois não estava a ter bons resultados com a primeira opção. A sonda dava sinal, com bola de comedia e peixe entre o fundo e os 20 metros do fundo..hehehe..isto não engana nada….:-)

Assim que começo a trabalhar a zagaia, já a 10 ou 15 metros do fundo levo o primeiro ataque e ferro-o….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…já acalmaste..hahaha…vamos embora para cima, e vai de puxar com o peixe sempre a dar luta até ao fim.

O Pedro ia tentando mas nem sinal….assim que coloquei o meu peixe no porão, lanço novamente a zagaia para o fundo apesar de já estarmos fora da zona de peixe. O Pedro entretanto poisa a cana dele no caneiro e fica à espera de mim.

Não demorou até ter outro ataque, mas desta vez diferente..com cabeçadas constantes, mas sem aquele arranque do Piazeite…Hummm…acho que é um pargo Pedro…:-) E pelos vistos era mesmo, pois nos últimos 30 ou 40 metros deixou de dar luta e tinha se tornado apenas um peso morto!!

Como as águas estavam claras, já dava para ver a sua cor nos últimos 15 metros….bem vermelhinho..:-) e com um anzol da shout 7/0 na boca…incrível como tinha conseguido abocanhar…hahaha..:-)

Bem, depois de guardado o pargo, estava na hora para mais uma deriva, o Pedro acertou o barco e voltámos a lançar as zagaias, mas desta vez dei uma das minhas zagaias, com a cor igual à minha em parte, mas mais leve que a minha, pois o Pedro já se estava a passar…hahaha

Uma vez mais zagaias para o fundo e o melhor estava para vir…hehehehe….quando já ia com a zagaia a dez metros do fundo levo um ataque e logo de seguida a cana vergou toda e o drag disparou feito maluco…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…nem conseguia levantar a cana…ai mãe o que é isto…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….enrolava 10 metros ele levava 20 ou 30….apertei ainda mais o drag e consegui virar a cabeça do peixe, nisto o Pedro ferra um mal a zagaia saiu do fundo…hehehe…1º double strike..hahaha…o Pedro só olhava para a minha cana enquanto combatia com o dele…Esse é bruto Luís..dizia ele…À pois é amigo, não sai do sitio!!!!!

Eu não conseguia puxar por ele…o peixe não subia e só dava cabeçadas..pum..pum…pum…ao fim de algum tempo e muitas corridas, lá começou a ficar cansado…então eu já me benzia!!...Entretanto o Pedro tirou o dele e eu ainda lá andava com o meu…pum..pum….ZZZZZZZZZZZ…zZZZZZZZZZZZZZZ…anda para cima dizia eu..hahaha…O Pedro entretanto voltou a largar a zagaia para o fundo e ferra outro peixe…mas desta vez dava para ver que era um atum pequeno que sem dificuldade o embarcou.

O meu lá ao fim de bastante tempo veio ao de cima de água…até que enfim..Ufaaa..lindo Piazeite..com os dois anzóis 7/0 na boca bem ferrados e que grande que era, o meu novo recorde…hahahaha…feito a festa entre os dois, um cigarrinho pelo meio e um bebida energética...hahaha…voltámos à carga..:-)


Mais uma passagem e eu ferro outro e que luta que este deu, menos que o anterior, mas brutal..hahaha…pois só quando chegou cá em cima é que percebi o porquê, tinha o ferrado com os dois anzóis pela barriga, junto às barbatanas peitorais. Ou seja, vinha todo de lado a fazer atrito na água!!..Grrrrr…

Entretanto o Pedro ferra um quando estava a guardar o peixe e eu só ouvia o stella a cantar…hahaha…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..e o Pedro agarrado à cana com as duas mãos…hahaha….mais um touro daqueles amigo!!!!...agora vais sofrer…hahaha…e sofreu…hahaha…já suava por todos os lados..hahahaha…nós só nos riamos…hahaha..para terem a noção, ainda deu para eu fumar, comer e beber descansado…hahaha..até que o peixe apareceu e sem stress agarrei nele para dentro do barco…Haaaaa….FDX só dizia o Pedro…hahaha..com a respiração ofegante, ainda por cima com o calor que estava. O que torna esta pesca muito dura, e nada aconselhável a pessoas que sofram do coração..hehehe. 

Assim que o peixe chegou à tona de água, agarrei nele e coloquei-o dentro do porão...hehehe...festa a bordo e pelos vistos, também o Pedro tinha conseguido bater o seu recorde. O meu e o dele eram os dois do mesmo tamanho e peso...hehehe...deviam ser irmãos...:-) 


                            O Pargo com 3 quilos até parece um Parguete....hehehe

Estava feita a pesca. O corpo já pedia descanso e após mais 3 passagens o peixe tinha desaparecido em busca de outras zonas de comida..:-)


Ainda voltámos lá no dia a seguir, mas as condições do mar estavam piores para a prática do jigging. Mesmo assim ainda tirámos 5 até que decidimos voltar para o Porto e dar algum descanso aos peixes e a nós…hahahahahaha..:-) Infelizmente desta vez não houve filmagens, pois não foi possível, mas prometo que vou tentar para a próxima..:-)


                           Um grande abraço e até breve

                                      Luís Malabar

20 comentários:

Francisco Belo disse...

Boas Luis!
Acredito que seja dificil voltar a largar tudo e todos na nossa terra.
Mas... tens o consolo de ir para outra terra fantástica, com uns peixes maravilhosos!
Realmente o pargo, mais parece um parguete no meio de tantos matulões...
Muitos parabéns pelo record. Agora é voltar a insistir para o tentar bater hehehe
Forte abraço

Unknown disse...

Já estavas a sentir-lhe a faltinha, não era? :) Um grande abraço

Os Pescas disse...

Grande Luiss!! :-D
Tu realmente não dás mesmo descanso aos bichinhos... Hehehe!
Mais uma boa pescaria em excelente companhia! Parabéns pelo record batido :-D !! Venham mais!!

Um grande Abraço amigão!

Miguel Candeias

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Isso é sempre a bombar...
Vieste ao tamboril do Tejo e passaste logo para a pesca grossa na tua nova Casa!:)
Ainda bem que te adaptaste bem a isso, pois é claro que tens muita coisa cá em Portugal, mas pelo menos sempre arranjas algo que te possa distrair e não te fazer pensar tanto...
Parabéns pelas capturas!

Forte Abraço dos Algarves

Ernesto Lima disse...

Viva Pessoal

Muito bom

Excelentes pescarias.

Forte abraço

André Matos disse...

Os teus relatossao sempre 5* , estou a roer de inveja , um temporal destes aqui em Portugal e voçes aí de canas vergadas :P

João Santana disse...

Boas amigo Luís, sempre a ripar neles, como é que ades ter saudades de Portugal????? bem te percebo... mais um lindo relato com os valentes peixões,ahahhahahahah, grande abraço.

Os Pescas disse...



Boas Francisco..:-) Não é fácil amigo, mas este mar e as suas surpresas ajudam..:-)
Obrigado e agora vou tentar apanhar um de 40..hehehe.

Um abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Joaquim..:-) Já tinha saudades sim, mas só dos peixes...hahaha

Um grande abraço e quero ver esse barco a voar no tejo..hahaha

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Grande Miguel. Enquanto eu puder e tiver saúde eles não escapam...hahaha
Obrigado mano e um grande abração


Luís Malabar

Os Pescas disse...


Comé amigo Manuel..:-) Apesar de ser difícil estar longe de todos e de tudo, sempre o mar daqui ajuda a aliviar as saudades da minha terra..:-)
Foi uma passagem breve por Portugal mas ainda deu para ensinar o Filipe e o Palma como se apanha peixe...hahaha

Um grande abração

Luís malabar

Os Pescas disse...



Boas Ernesto, obrigado amigo, fico feliz por gostares e espero ajudar a esquecer um pouco o Inverno duro em Portugal.

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas amigo André..:-) Ainda bem gostaste e espero que o Inverno finalmente dê tréguas à malta, para poder se divertir um pouco e apanhar uns belos peixes..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé grande João..:-) Já sabes que sempre que eu possa, não perdoo..hahaha...o mesmo que tu aos sargos...hahaha
Apesar das saudades da família e amigos, o mar daqui sempre ajuda..hehehe

Um grande abraço

Luís Malabar

Pedro Franco disse...

Boas mestre Luis e Pedro,
Mais uma grade azeiteirada, desta feita com direito a recordes batidos e tudo, o regresso ai com o trabalho de casa bem feito sortiu bons resultados.
É sempre difícil deixar a família longe mas sempre tens o consolo do bom tempo e muito peixe para apanhar.
Aquele abraço e continuação de boas fainas para os 2

Os Pescas disse...

Parabéns pelo record, lindos peixes... Isso é outro campeonato, diverte-te nessa liga, que a daqui como sabes é diferente...
Filipe.

Os Pescas disse...



Boas grande Pedro..:-) Tudo bem amigo..:-)
É verdade, apesar das saudades da família e amigos, sempre me vou distraindo com estes lindos peixes que por aqui andam..:-)
Em relação à cor da zagaia a malta que pesca comigo já anda maluca...hahaha...já dizem que eu sou a sonda do peixe. Se a minha zagaia for para baixo e não ferrar nada é porque não anda lá mesmo nada...hahaha. E pensar que tudo começou por um colete laranja, felizmente hoje com a ajuda do Paulo Costa que pintou a cor que eu queria, está aperfeiçoada e pensar que nenhuma marca do mercado tem!!!.

Um grande abraço amigo e obrigado pelo teu apoio..:-)

Desejo que o Neptuno dê um descanso à malta para poder ir ao mar divertir-se sem correr risco de vida..:-)

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Filipe..:-) Apesar da liga ser diferente, o mais importante está ai..a minha família e amigos..:-)

Um grande abraço e toma bem conta das duas meninas..:-)

Luís Malabar

Sergio Fernandes disse...

Quem sabe se não tens ai um produto
milionário.
olha as black minows
Dá lhe um nome e põe isso ai no circuito das casas de pesca.......
Se resulta é uma ideia todos ai à volta vão querer
grande abraço Luis

Os Pescas disse...



Boas Sérgio..:-) Podia ser, mas eu prefiro ajudar do que cobrar..:-)
De qualquer forma a ver se tiro umas fotos, para quem quiser fazer o mesmo e ver a diferença que faz..:-)

Um grande abraço amigo

Luís Malabar