Os nossos amigos

quinta-feira, 24 de abril de 2014

( Spinning & Jigging ) O fim do Verão aproxima-se.....



Boas Pessoal.....


Em primeiro lugar, quero pedir desculpas aos nossos amigos e leitores, por demorar algum tempo a publicar um relato de pesca. Para quem não sabe, finalmente tenho um barco e essa é a razão principal por não ter publicado nada até agora.

Eu digo isto porque, tive que me habituar ao barco neste mar e a prepará-lo para a pesca, o que me levou a deixar as capturas para segundo plano se é que me entendem...:-) Claro que continuei apanhar peixe sempre que fui, mas esse não era o intuito, mas sim a marcação de pontos de peixe, conduzir e pescar ao mesmo tempo entre muitas outras coisas.

Espero a partir deste momento, voltar a partilhar convosco muitas aventuras mas desta vez a bordo do meu barco...:-)


Como o titulo diz, infelizmente o fim do Verão aproxima-se, mesmo apesar das águas continuarem entre os 24 e 26 graus, os pelágicos cada vez são menos e mais difíceis de ferrar, seja ao spinning como ao jigging. Até os dourados, peixes que habitam a superfície do nosso mar, já mal se vêem, pois com a falta de detritos à tona de água pela falta de chuva, deixa de existir o factor mais importante para a sua desova, logo, seguem o seu caminho para zonas mais atractivas.

Já se torna difícil encontrar grandes aglomerações de predadores, e mesmo quando conseguimos encontrar alguns, é um quebra cabeças para dar com a amostra, jig ou com os movimentos certos que façam com que eles ataquem.

Agora voltando à pesca..:-) posso dizer que os Black Minnow continuam a fascinar-me, seja para o spinning ou jigging. Com o seu leque de cores e de pesos, permite que seja possível explorar diversas profundidades e espécies. Principalmente aqueles que por natureza são muito lentos, mas que não deixam de ser vorazes com a sua mais valia, de não prender em obstáculos.



Vou contar-vos uma situação que aconteceu-me à dias no meu barco quando andava ao jigging...:-)

Tinha acabado de chegar a um dos pontos dos piazeites, quando deparo com duas chatas carregadas com 6 pescadores cada!!...todos eles a pescar com linha de mão de 3 milimetros e com um estralho de 3 metros!!..e por fim a iscarem com sardinha!!...até aqui tudo bem, pensei eu!!

Começo por sondar a zona à procura de um cardume de piazeites e enquanto ia olhando para a sonda, olhava também para os pescadores a ver se apanhavam alguma coisa.....e foi num desses momentos que eu vejo dois deles a puxar dois piazeites já bem grandes para dentro do barco!!....hummm.

Decidi aproximar-me de um dos barcos e a sonda começa a mostrar um cardume já jeitoso!!...boa..estão aqui...hehehe....escolhi o jig e lanço. Assim que chegou ao fundo, começo a trabalhar e nada?????....1 vez...2 vezes....3 vezes...e nada!!!!..mau!!!

Posso dizer que nas derivas que fiz, experimentei quase todos os jigs e movimentos e nada, nem um toque!!!!!...entretanto eu só via eles a carregarem de piazeites, uns atrás dos outros e eu nada!!!....dasss...tem que haver uma maneira de conseguir ferrá-los...tem que haver!!..os gajos não podem estar só feitos à sardinha!!...pensei eu.

Foi então que eu agarrei num Black Minnow laranja de 160 com um cabeçote de 120 gramas que tinha na mala e, decidi agarrar naquelas esferas furadas de silicone fluorescentes que se usa para o surfcasting e colocá-las na haste do anzol. Cerca de 6 esferas se não estou em erro, isto para que lá no fundo, a barriga do vinil se torne visível, tornando-se num ponto atractivo.

Iluminei as esferas com a lanterna de pesca que trazia comigo durante uns segundos e larguei o vinil para dentro de água....assim que o vinil chegou ao fundo, levantei-o do chão poucos metros e parei de animar ou de recolher, deixando apenas o vinil a trabalhar ao sabor do mar.

Foi nesta altura que acordei, com uma porrada seca e violenta de quem tinha fome..hahahaha...posso dizer que até me assustei, pois estava distraído a falar com um dos pescadores de uma das chatas...hahaha...e ai estava o enguiço quebrado...:-)

Ao fim de tanto tempo naquilo sem um toque, tinha conseguido dar a volta à situação e ainda bem que o fiz, pois enquanto o cardume se manteve por ali, acabei por tirar 5. Acabando por salvar-me o dia de pesca..:-)


O mesmo se passa no porto, mas com material mais leve de spinning, onde as garoupas, pargos e as macoas não perdoam os black minnow de 120..hehehe...atacam com toda a gana. Ainda por cima, mais ninguém consegue pescar ali, pois são tantos cabos submersos e pilares que impossibilitam outro vinil, cujo o anzol não esteja junto ao corpo do mesmo. Acreditem que tirar macoas com 3,5 e 4 quilos com uma cana de 2.70 pelo meio de tantos obstáculos não é fácil, mas que dá um grande gozo, sem sombra de duvida que dá...:-) E a luta....é magnífica.


A pesca para mim, não vive de grandes peixes, mas sim de grandes emoções, onde apenas os lances e os porquês permanecem e perduram na minha memória e coração para sempre.

Para terminar, deixo-vos uma pequena filmagem de uma bela manhã com os Black minnow..:-)


                              Um grande abraço e até breve

                                        Luís Malabar



20 comentários:

José Cunha disse...

Boas Luís,
Os BM também já estão a dar cartas nas águas Angolanas… ;)
Mais um excelente relato em que não posso deixar de referir a minha concordância com a tua afirmação, “A pesca para mim, não vive de grandes peixes, mas sim de grandes emoções…”.
Forte abraço e boas fainas no teu barco

Matos disse...

Boas Luís,

boa sorte amigo ;)

Agora é outro campeonato.

Grd abr

Pedro Nunes disse...

Comé Luisão!!
Épa os Portugueses normalmente emigram e não fazem mais nada que é trabalhar dia e noite, mas agora tu meu amigo isso é que foi emigrar à boss, e ainda por cima vais apanhar os peixes dos locais :))

Se quando não tinhas barco já carregavas agora então... daqui por uns dias vais é trocar o barco por um maior e com arca congeladora e tudo hehehehe

Abraço e força aí Luisão.

João Santana disse...

Grande Luís, muitos parabéns e grandes fainas no teu novo barco, essa foto principal esta brutal, linda mesmo, agora os piazeites que se cuidem , ahahahhahahahaha, grande abraço e tudo de bom para ti, em relação as tuas capturas, o que que se pode dizer???? lindas , grande abraço amigo.

Francisco Belo disse...

Boas Luis!!
Mesmo sem estares habituado ao barco continuas a faturar em grande. O que será quando estiveres bem feito a ele.... Hehehehe
Continuas forte nas capturas, seja que calibre for :)
Força aí com as BM
Forte abraço

Pedro Franco disse...

Boas Luis,
agora com uma barcaça nova é que vai ser, os peixes que se cuidem mais ainda pois não lhes vais dar descanso he he...
Mais um bom relato com bonitos peixes, e um pensamento que fica sempre bem, sem duvida que a pesca é feita principalmente de emoções!!!
Um grande abraço aqui de Portugal, e desejo-te boas navegações e boas lutas, seja com BM ou com qualquer outro artificial.

José Pedro Cruz disse...

Antes de mais nada Luís, deixa-me dar-te os parabéns por teres atingido mais um objectivo pessoal - a aquisição do teu próprio barco.
Tudo o resto virá por acréscimo e terá com certeza muito mais sabor, sendo fruto do teu trabalho e dedicação! ;)
Que a pesca seja só a ponta do icebergue do teu sucesso! ;)

Abração!

Os Pescas disse...


Boas José..:-)É sem sombra de duvida um grande vinil..:-)Obrigado amigo e desejo que tenhas um Verão repleto de grandes emoções..:-)

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé Matos..:-)Obrigado amigo e que os robalos encostem em força na tua zona, para que se possam divertir com eles..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Lobão..:-) Comé amigo..:-) deus te oiça..hahahaha...mas vou fazer por isso..:-)
Épa alguém tem que fazer frente aos locais, senão eles pensam que os Portugueses não sabem pescar e isso é que não..hahaha.

UM grande abração amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Comé grande João dos grandes sargos..:-) Obrigado amigo e desejo que tenhas um Verão carregado de grandes e gordos sargos..hehehe

Um grande abração amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas Francisco..:-) Obrigado amigo e se Deus quiser, vou ter muita historia para contar à malta..hehehe

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Grande amigo Pedro..:-) Obrigado pelo apoio e apenas desejo tudo de bom para ti e toda a família amigo..:-)
Que o Verão seja em grande e recheado de grandes emoções..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Grande Zé e grande amigo..:-) Obrigado pelo teu apoio e amizade. Os melhores desejos de muita saúde e de grandes dias de faina meu amigo..:-)

Aquele abraço grande

Luís Malabar

Os Pescas disse...

pARABÉNS AMIGO, ESPERO QUE TE HABITUES AO BARCO E QUE FAÇAS ESTRAGOS, MAS ACIMA DE TUDO E PORQUE SINTO A PESCA COMO TU, QUE DISFRUTES MUITO E TE DIVIRTAS. Um grande abraço, Filipe.

Alexandre disse...

Boas Luís,grandes felicidades a bordo do teu novo companheiro,os peixes que se cuidem:)))grande abraço

Manuel Oliveira disse...

Grande Luís,
Parabéns por alcançares um dos teus sonhos!
Isso agora é que vai ser uma labuta, pois mal tenhas um tempinho... Uiiii...
Vais logo à procura deles! :)
Desconfio que virão ai emoções fortes, pelo menos é assim o meu Desejo!
Já agora como se chama o "navio" :)

Forte Abraço e que tudo corra do melhor!

Os Pescas disse...



Grande Filipe. Obrigado amigo e eu desejo tudo de bom para ti e as meninas...:-)
Espero que este Verão te divirtas e muito à pesca..:-)

Aquele grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé amigo alexandre..:-) Obrigado pelo apoio e espero que te divirtas muito por sines a malhar nesses lindos peixes..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Nuno Sousa disse...

Boas Luís,

parabéns e boa sorte amigo,

agora quer e continuar. SAUDE.