Os nossos amigos

quinta-feira, 3 de abril de 2014

( Surfcasting ) Noitaça ao Surfcasting!

    Finalmente dois dias de folga seguidos... YESSSSS! :-D ! Noitaça ao Surfcasting!! Era mesmo disto que eu estava a precisar!!

    Ainda pela manhã, desafiei o Slava a irmos mandar umas varadas até um quintal perto da minha casa. Sabia que tinham lá tirado uns peixes durante a semana anterior, por isso era de experimentar. Não foi preciso muita conversa, 1,2,3 e estava a pescaria combinada!

    O mar estava a cair... A ondulação era de 1,8mt a entrar de Noroeste, com período da vaga de 13. O vento era quase nenhum, pareciam estar reunidas as condições mínimas para se apanhar uns peixitos!

    Antes da pescaria, passamos ainda pela casa de pesca para comprar o isco. Conversa para aqui, conversa para ali e quando demos conta já eram quase 18:30h... Heheh! Estava na hora de nos pormos a andar que a maré não esperava por nós.

    Até ao pesqueiro, foram ainda uns 30 minutos de caminho. Sendo que pelo caminho ainda fizemos uma paragem para abastecer as lancheiras! O peixe podia faltar, a comida é que não! Heheheh :-D ! Lá nos aviamos, e bem aviados! Uma coisa tinha a certeza, comida e bebida não faltavam de certeza! Hehehe :-D !

    Com todas estas paragens, quando chegamos ao pesqueiro já era de noite. Tralha às costas e vai de caminhar pelo areal até encontrarmos um poiso que nos agradasse... Ainda andamos uns 15 minutos, talvez mais, não sei. Até que... Era ali! Para nós, estava encontrado o sítio com melhores condições.

    Tínhamos como isco, 4 pacotes de casulo e 10 caranguejos grandes de dois cascos. Na primeira cana que montei, coloquei uma chumbada de 130gr que me foi dada pelo meu amigo Emanuel e apenas um anzol com um estralho comprido.

    Iscada de caranguejo mesmo à maneira e zunga lá para dentro! Os caranguejos mais pareciam sapateiras e como tínhamos poucos, optamos por corta-los ao meio, e assim fazer duas iscadas com apenas um caranguejo.

    O Slava na primeira cana que montou, colocou também o mesmo sistema que eu. Estralho comprido, com apenas um anzol e iscada de caranguejo como manda a lei.

   Já com as linhas da primeira cana dentro de água, fomos montar cada um, a sua segunda cana... Estou eu a tirar o carreto da mala e diz-me o Slava: -"Olha pá, a tua cana bateu! E bateu bem!" ; Assim que me virei e olhei para a cana, via a bater novamente! Desatei a correr na direcção da cana, e assim que a agarrei, não senti nada. Pensei para mim: -"Ora bolas... Que este foi mais rápido que eu...!" ; Pois, pensei... Mas pensei mal. Ele devia era estar a nadar em direcção a terra... Assim que a chumbada está a chegar à zona da escoa, sinto umas cabeças, mas nada de mais... Aproveitando o enchio, coloco o peixe a seco.. Era um robalo quileiro!! Nada mau para o primeiro lançamento! Já tinha livrado o chibo. Hehehe :-D !


    As expectativas estavam altas, primeiro lançamento e um robalo fora de água! Hehehe :-D ! A noite prometia!!

    Rapidamente fiz uma nova iscada de caranguejo e pumba lá para dentro novamente. Estávamos nós a acabar de montar a segunda cana, quando a cana que o Slava dá uma valente porrada! "Elááááh que este já parece maior!!" disse eu! Lá vai o Slava a correr direitinho à cana e assim que lhe pega, disse logo que era um peixe bom. Pelo bater, parecia ser um robalo. Á medida que o Slava ia recolhendo linha, o menino ia ficando mais chateado, e aumentava a violência das arrancadas... Mas com toda a calma do mundo e aproveitando um onda, lá foi rebocado e colocado em zona de segurança... Aos pés do Slava! Este era maior, peixe certamente que rondava os 2Kg.


    Todos contentes os dois, íamos fazendo a festa! Dois lançamentos, dois bons peixes! Hehehe :-D !

    Vai de apressar a meter a segunda cana a trabalhar e verdascada lá para dentro! Hehehe :-D!

    Entretanto, passou-se uma hora, duas, e nada... Queres ver que foi sol de pouca dura??

    À falta de peixe, como tinha dito anteriormente, havia comida com fartura! Hehehe :-D ! Vai de se comer umas sandes com presunto, acompanhadas com umas jolas bem fresquinhas!! Souberam que nem mel :-D ! Hehehe!

    Quer dizer, praticamente, dividimos a comida... Eu fiquei com as sandes e o presunto e o Slava pelas fresquinhas, Hehehe :-D !

    Após então algum tempo sem vermos qualquer toque, ao recolher a minha cana, vejo que trazia um peso extra. Peso esse que não dava qualquer sinal de vida, mas que vinha lá qualquer coisa vinha...
    Era mais um robalo, vinha era já morto e completamente embuchado. O sacana já lá devia estar à algum tempo...

    As expectativas que tinham caído, após umas duas ou três horas, sem qualquer atividade. Voltavam agora a ganhar tamanho.

    O Slava tira as duas canas que tinha dentro de água já à algum tempo e refaz as iscadas com mais caranguejo. Era hora de apostar tudo! Podia ser que eles tivessem entrado novamente no pesqueiro!

    Não passou muito tempo até que a cana do Slava dar sinal. Mais uma valente marretada, avizinhava-se peixe de bom calibre! O Slava dizia: -"Epáh ó Miguel, este é maior que o outro! Dá grandes arrancadas!!" ; Eu só dizia: -"Bora Slava!! Mais um tarolo! Bora bora :-D !" . Mas não era nenhum tarolo, era sim uma valente raquete! Uma grande Safia! Pesada já em casa, acusou 900 e muitas gramas! Um valente troféu :-D !

    Entretanto, eu saco mais dois robalos seguidos da mesma medida do anterior que tinha embuchado. E sabem uma coisa??? O caranguejo acabou! Pois foi...

    Todos os peixes tinham saído com caranguejo, no casulo nem tocavam... Era grandes iscadas, com três e quatro casulos, e como ia, era como vinha... Não deviam estar para ai virados...

    Mesmo sem esperança de apanhar alguma coisa com casulo, como era o único isco que ainda tínhamos, fiz duas valentes iscadas e fui-me sentar...

    O Slava, com a única cana que ainda tinha uma iscada de caranguejo, consegue fazer mais um sargo jeitoso e depois disso acabou...


    Fazíamos grandes iscadas, eu ainda alterei a montagem de uma cana e meti-a a pescar com dois anzóis, com os estralhos mais curtos, mas nada... O Peixe como se costuma dizer "Tava nem ai para o casulo...".

    Em consenso os dois, achamos que estava na hora de arrumar e assim foi...

    Chegamos ao carro cansados mas muito contentes! Foi uma noite muito porreira, onde a boa disposição e alegria reinaram!!




Material:
Canas: Hiro Super Balistica; Daiwa Scorpion; NBS Team Power; Casini Surfcasting
Carretos: Shimano Ultegra 10000 XSB (2); Banax Terminator; Shimano Super Ultegra 5500 XSC
Linhas: Asso 100% Fluorcarbono; Máxima Fluorocarbono; Yuki Invisline
Anzóis: Sasame Chinu 2/0
Iscos: Caranguejo de dois cascos; Casulo


Miguel Candeias, Slava

5 comentários:

Alexandre disse...

Boas Miguel,ainda deu um peixes bem bons,abraço.

Os Pescas disse...

Boas Alexandre!

Pois foi! Já deu para estármos entretidos, heheh :-D !

Um Abraço!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

É uma bela pesca, o surfcasting este ano tem dado frutos. Um abraço aos dois, e continuem.
Filipe.

Os Pescas disse...


Grande Miguel..:-) Parabéns aos dois pela pescaria..:-) Aproveita agora que o tempo já deu tréguas amigo para te divertires junto ao mar..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Anónimo disse...

Bela pescaria, parabéns. O surf este ano está em grande. David.