Os nossos amigos

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

( Bóia) Carapaus à bóia com o próximo Deputado da Assembleia

Olá,

Regresso a uma carapauzada daquelas...

Pois é, voltei a carga. Após uns dias de descanso, a vontade em aproveitar este calor era muita e lá fui fazer mais uma jornada.
Um amigo meu à dias perguntou-me o que mais gostava nesta pesca? Se era por apanhar muitos, se era pela luta? Expliquei-lhe que nenhuma das duas. Nem o número de capturas me cega, nem a luta é assim tão boa quanto isso. Como lhe disse na altura... " Amigo é uma pesca de Verão, uma pesca óptima para relaxar após um dia de trabalho. Eles não dão muita luta, mas é uma pesca gira, pela actividade, pela adrenalina que alguns têm quando ferrados. Não adoro pescar carapaus, mas adoro a pesca ao carapau.



Tinha falado com uns amigos que talvez aparecesse lá, dependendo da hora a que me despachasse, e felizmente cheguei cedo, a tempo de ir ver como estava o pesqueiro. Calmo e só com dois pescadores, resolvi ir lanchar tranquilamente e beber um café. Passada uma horita voltei e já estavam alguns dos conhecidos. Tempo para uma boa galhofa, para entre os 6 presentes contarmos histórias, dizermos uns belos duns disparates e rir com as piadas de sempre do Dorado, que consegue a proeza de falar durante horas seguintes sem se calar um minuto... Só presenciado podiam entender... Ele consegue meter um grupo louco em minutos... Mas também nos consegue fazer rir, e muito. Até a malta que não o conhecia se pôs a ouvi-lo... E a desesperar com tanta piada... O anoitecer fez-me escolher um spot, e como havia muito espaço resolvi ir para uma ponta, onde sossegado podia pescar a minha maneira.


O início da noite trouxe uns belos carapaus, maiores do que é costume. Ao ponto de alguns me darem alguma pica e de eu os deixar correr uns metros lateralmente para ter mais prazer na sua captura.
Ali no lusco fusco fiz 7 peixes, 6 carapaus e uma cavala todos de bom tamanho.
A noite caiu e chegou a altura de maior actividade, e a primeira hora foi sempre a abrir... Ferragem atrás de ferragem, lá fui enchendo a saca, sempre com o máximo de actividade e gozo. Foi uma noite em que não me preocupei muito em perder alguns peixes, resolvi abrir o drag e curtir ao máximo. E olhem que curti. Várias foram os arranques que me deixaram saciado, com linha muito finas ( usei 0.18mm), com o drag bem afinado, quer dizer, bem aberto, estive ali uns minutos só dedicado a diversão. As arrancadas das cavalas, que muitas me desferraram, tal o tempo que lhes dava para correrem, e alguns grandes carapaus, deram me o que tanto precisava... Um relaxamento total numa semana longa, de muito trabalho.

Já com a pesca bem composta, com mais de 50 capturas feitas, resolvi parar para comer. Desta não parei no caminho para encher a barriga e já estava mesmo com vontade de terminar a pesca, mas lá meti as barras de cereais a boca, as duas que tinha levado e com um golo de água, aquilo lá fez uma papa, que me encheu o buraco no estômago de forma a me permitir aguentar mais duas horitas, até a uma para fazer o resto da pescaria...

Do outro lado o Dourado, fazia a festa e apanhava as canas, não se calou um minuto... Xiça!!! Um dos tipos ao meu lado primeiro ainda soltou..." Não te dá uma trombose na língua"... Mas vencido pelo cansaço saiu-lhe a melhor da noite " Epa, se você se candidatar a deputado voto em você, que se for assim para a assembleia, os gajos pisgam-se todos, limpa a assembleia num instante"... E o do lado disse logo " Voto nisso"... E eu caladinho pensei... Afinal o gajo até serve para alguma coisa!!!

Bem passado este momento de boa disposição, a pesca... Bem, a pesca... Estava mais ou menos...

A actividade embora menos forte, continuava satisfatoriamente e num instante fiz mais uns 25 carapaus e 6 cavalas, até que deram entrada um cardume de bogas, que me cortaram vários estralhos com a sua captura. Fiz ali um monta de bogas, cada uma maior do que a outra, era só catch and release... Resolvi parar uns minutos e lá fui beber o resto da água e esperei que passasse o cardume, até porque a maré estava na reponta e começando a correr podia melhorar.

Felizmente quando tornei a pescar já o cardume tinha passado e restavam as cavalas e um ou outro carapau, e já com a pesca feita, foi aproveitar para me divertir mais um pouco, até porque a queda da temperatura levou dali os cardumes de carapaus, e deixou me mais dedicado as cavalas, e apanhei mais umas quantas até que resolvi dar por terminada a pescaria. Alguns ainda lá ficaram, mas para mim já chegava, era tempo de ir descansar...


Quando tiver mais fresco, haverá mais certamente. Até lá ficam umas fotos...






Material:
Cana: Vega Frenetika 6 mt.
Carreto: Vega LT
Linhas: Vega power zone, Trabucco XPS
Iscos: Camarão Selvagem

FilipePC

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá Filipe, belo relato e grande carapauzada. Este ano parece andar aí muito carapau. Tenho que ir um dia tentar isso mas não é a minha praia.
Um abraço, João.

Pedro Franco disse...

Boas Filipe,
ora ai está uma boa maneira de tirar o stress e apanhar uns peixes, na companhia de bons amigos que mais se pode pedir.
Um abraço e que venham mais jornadas dessas.

Anónimo disse...

Olá amigo grande teca. Estive lá no Domingo ainda apanhei vinte e tal e um monte de bogas. Se lá fores para a semana diz. Um abraço, David.

Os Pescas disse...

Olá João, foi uma bela noite sim, deu para encher a sacola... lol. Um abraço.

Os Pescas disse...

Olá Pedro, esta pesca é relaxante e isso após um dia longo de trabalho é o melhor que há. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Sr. David, és um coxo, nem nos carapaus te safas... Um abração meu amigo.

Os Pescas disse...


Parabéns pela pescaria mano e essa pesca sabe sempre bem para relaxar junto do mar..:-)

Aquele abraço mano

Luís Malabar

Anónimo disse...

Olá Filipe
boa pescaria, há algum tempo que quero pescar no mar pelo que sei os carapaus e as cavalas sao um peixe facil mas que tambem dão uma boa luta. Gostaria de saber se esta pesca só dá para fazer no verão ou se em novembro/dezembro tambem se apanha, mas menos?